quinta-feira, 2 de junho de 2016

Minas Gerais - Pedra da Boca

Pedra da Boca ou Pedra da Baleia
A Pedra da Boca mineira é um morro situado no município de Teófilo Otoni, Mesorregião do Vale do Mucuri, no Estado de Minas Gerais. Está distante cerca de 450 quilômetros de Belo Horizonte, capital do Estado, no limite com Carlos Chagas e Ataléia. Tem formato de uma grande baleia, sendo que a fenda frontal em formato de uma boca deu origem ao nome da pedra. Pelo seu formato grandioso, também é bastante conhecida como Pedra da Baleia. Possui 970 metros de altura. A Pedra da Boca está perto do Distrito de Pedro Versiane, na BR-418, conhecida por Estrada do Boi, pela grande quantidade de rebanho bovino encontrado em seus arredores. O inselberg fica exatamente às margens dessa rodovia, dentro da propriedade rural do Sr. José Rogério Dantas. Quem passa pela BR-418 se impressiona com a beleza natural em sua volta. O local está sendo cada dia mais procurado por turistas de todo o Brasil, bem como pelos adeptos de esportes radicais, como escaladas.

Pedra da Boca ou Pedra da Baleia

Pedra da Boca ou Pedra da Baleia
A beleza da Pedra da Boca e das demais rochas em seu redor, além de chamar a atenção de vários motoristas que circulam pela rodovia diariamente e turistas de todo a Região Sudeste que avançam rumo às praias capixabas e baianas, sendo alvo de inúmeros cliques fotográficos, também já faz parte do roteiro de muitas equipes de escaladores de montanhas espalhados pelo Brasil, atraídas pela beleza natural e pela imponência da rocha. Vale ressaltar que a Estrada do Boi é a principal ligação entre a região nordeste do Estado de Minas Gerais e o litoral sul do Estado da Bahia.

Pedra da Boca ou Pedra da Baleia

Pedra da Boca ou Pedra da Baleia
A Geografia brasileira e suas nuances são como uma enorme colcha de retalhos que de norte a sul nos surpreende, belezas semelhantes e diferenciadas são encontradas na Pedra da Boca mineira, a qual imediatamente recordamos ou comparamos a beleza e grandiosidade da Pedra da Boca paraibana. Assim como a rocha paraibana, a Pedra da Boca mineira localizada em região de Mata Atlântica apresenta um enorme potencial turístico a ser explorado e mais bem conhecido pelo brasileiro, onde o esporte, lazer, preservação ambiental devam ser os carros guias de possíveis empreendimentos em favor do turismo e da conservação ambiental.

Pedra da Boca ou Pedra da Baleia

Pedra da Boca ou Pedra da Baleia
Em geologia, um afloramento é a exposição de uma rocha na superfície da terra. Pode ser formada naturalmente pela erosão do solo que cobria a rocha, ou pela ação humana, como por exemplo, em cortes de estradas ou em pedreiras. Afloramentos são muito importantes nos estudos geológicos, pois permitem a observação direta das rochas. Além disto, possibilita a coleta de amostras de rochas, que podem ser analisadas em laboratórios quanto à sua composição mineralógica e química, idade, conteúdo fossilífero (no caso de rochas sedimentares), e etc. Através dos afloramentos, os geólogos podem fazer mapas geológicos de superfície e, assim conhecer as características das rochas em uma região e sua extensão em área, e auxiliar na pesquisa de recursos minerais, petróleo, na geologia de engenharia etc.

3 comentários:

  1. O risco branco, é água, tipo cachoeira, ou é um veio de cristal de rocha no granito? Grata.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Janeth! Os riscos brancos na Pedra da Boca são marcas de água das cachoeiras que se formam durante o período chuvoso. Obrigada por entrar em contato. Abraços

    ResponderExcluir