segunda-feira, 3 de julho de 2017

Região das Hortênsias - Gramado

Pórtico de Entrada via Nova Petrópolis
A emoção de conhecer Gramado começa logo na saída de Porto Alegre, subindo a Serra Gaúcha. Aos poucos a paisagem da cidade grande, repleta de aço e concreto, começam a dar lugar a cenários bucólicos e simples, enchendo o seu coração de paz e serenidade. Pequenas casinhas na beira da estrada despontam durante o trajeto enquanto você atravessa várias cidades. É possível vislumbrar alguns amontoados dessas casas, formando pequenos povoados. Deixe a sua mente viajar pelo cenário: Quem mora ali? Como é a vida dessas pessoas? Acredite se souber aproveitar, as quase duas horas do percurso já será um passeio ótimo.

Pórtico de Entrada via Taquara
Viajar para Gramado é uma experiência e tanto, não foi à toa que a cidade foi considerada um dos melhores destinos do Brasil. Localizada na Serra Gaúcha, há muitos passeios em Gramado, portanto um roteiro de viagem deve contemplar entre cinco a sete dias na cidade. Acredite, vai dar vontade de ficar muito mais. Poucos destinos são tão receptivos e bem preparados para receber os turistas. A cidade foi desenvolvida para receber bem os visitantes e oferecer diversas alternativas de passeio. Definitivamente não faltam opções de o que fazer em Gramado. A bela cidade agrada a todos os tipos de público, independente da época ou do estilo do viajante. Parques com atrações para toda a família? Tem. Lugares para comer muitíssimo bem? Tem. Locais para ir com seu amor e desfrutar de momentos de puro romance? Tem também.

Carrossel do Hotel Casa da Montanha

Hotel Casa da Montanha
Um dos melhores programas é realmente visitar a cidade na época do Natal Luz. Mas Gramado tem eventos durante quase todo o ano, tais como o Festival de Cinema de Gramado, que ajudou a lançar a região como um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Escolher a melhor época para visitar Gramado depende um pouco do seu objetivo de viagem. Se você quer curtir o frio em um destino romântico, deve apostar no inverno. Se quiser fugir do frio, melhor ir no verão. Vale ficar de olho no calendário de eventos da cidade. Em agosto, por exemplo, acontece o Festival de Cinema de Gramado. Em setembro, o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia tem uma programação de oficinas, degustações, shows musicais, peças teatrais e festins que permitem uma imersão cultural e gastronômica.

Avenida Borges de Medeiros
Durante a temporada de inverno, vários eventos se distribuem pela cidade. O tradicional Estação Gramado é formado por atrações como a feijoada, espetáculos como a versão pocket do Korvatunturi, saraus, bate-papos com jornalistas e oficinas gratuitas de pães e cucas, entre outros. Mas o principal evento é o Natal Luz de Gramado. A dica é que as apresentações começam no mês de outubro e seguem até janeiro. Dessa forma, para quem quer visitar uma Gramado menos cheia e cara, vale apostar em outros meses além de dezembro.

Avenida das Hortênsias - liga Gramado à Canela
Por se tratar de uma cidade emblemática, com opções de requinte e ares de elegância, muitas pessoas consideram Gramado um destino caro e inacessível para quem está com a grana curta. Não é bem assim. Você pode fazer turismo em Gramado e economizar, basta adaptar o seu estilo de viagem às diversas opções oferecidas pela cidade. Por exemplo, reservando a sua hospedagem com antecedência ou em baixa temporada, maiores serão as chances de encontrar um preço atrativo de diária. Também vale consultar o aluguel de quarto ou casa, em sites como o Airbnb. Além da hospedagem, é possível economizar fazendo os diversos passeios gratuitos pela cidade, apreciando a natureza sem pagar por isso, e fazer as refeições em restaurantes simples ou lanchonetes. Alugando um lugar que dispõe de cozinha, você pode até preparar a sua comida ou sanduíches para levar e fazer um piquenique em um dos passeios. É perfeitamente possível visitar Gramado gastando pouco.

Antiga Jardineira que circulava
em Gramado
Para quem viaja sem carro, Gramado tem várias opções de locomoção. Andar a pé, por exemplo, é uma das mais agradáveis. Mas há vários destinos em que transportes são necessários. Aplicativos como o Uber funcionam em Gramado, mas nos horários mais acessados, podem até triplicar o valor da corrida. Uma boa opção também são os ônibus hop-on hop-off. Na Bus Tour você paga um valor fixo para 24 horas de uso e pode embarcar e desembarcar pelos pontos turísticos quantas vezes quiser. O trajeto inclui atrações em Gramado e Canela. Infelizmente, o Bus Tour possui apenas um trajeto e você pode levar até três horas para chegar de um lugar a outro. Informe-se sobre o itinerário antes de escolher o seu ponto de embarque. Finalmente, Gramado também pode ser explorada de bicicleta. O projeto Gramado de Bicicleta, inclusive, estimula que ciclistas e carros ocupem a mesma via. Apesar dos benefícios das ciclovias, o projeto também acredita que a ciclovia é um meio de exclusão. Portanto, o objetivo é conscientizar ciclistas, pedestres e motoristas para que todos convivam em harmonia pelas ruas da cidade.

Largo da Borges

Largo da Borges
Caminhar pelo centro de Gramado é a melhor atração da cidade. Facilmente explorável a pé através de uma agradável caminhada, vários pontos turísticos se concentram, como a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz de São Pedro, a Praça do Amor Eterno, a Rua Torta (ou Ladeira das Flores), a Praça das Etnias e a Casa da Velha Bruxa, que serve um ótimo chocolate quente. O Lago Joaquina Rita Bier e a Estátua do Kikito também ficam nesse roteiro, um pouco mais distantes do centro. No caminho entre um ponto turístico e outro, a caminhada também não deixa a desejar. São várias lojas, restaurantes e cafés charmosos, além das lojas de chocolate. Na entrada de cada loja ou fábrica de chocolate, eles entregam uma amostra de chocolate, então vale a pena entrar nem que seja só para fazer a degustação.

Decoração nas lojas de chocolate

Decoração nas lojas de chocolate
A principal referência é a Avenida Borges de Medeiros, onde boa parte desses pontos turísticos se concentra. Para chegar à Praça das Etnias, basta caminhar ladeira acima. A Casa do Colono e a Rua Torta ficam ainda na Borges, mas num trecho mais alto. Gramado é cidade super segura e caminhar é bem tranquilo. Inclusive os pedestres têm prioridade e os carros param na faixa de pedestres, mesmo sem semáforos. O Palácio dos Festivais é o local do Festival de Cinema de Gramado. Na frente desse cinema, há uma Calçada da Fama, com estrelas de artistas nacionais. No interior do Palácio, também é possível visitar o Museu do Festival de Cinema de Gramado. O roteiro a pé é praticamente todo gratuito. Você só irá gastar o que consumir e, melhor alertar, você vai acabar consumindo alguma coisa, pois há muitas coisas deliciosas pelo caminho. Fique ligado para o Royal Trudel, na Praça do Moinho e para as cucas e pães saindo do forno na Casa do Colono.

Busto de Adail de Castilhos - esportista de Gramado
A culinária é, sem dúvidas, um dos pontos turísticos de Gramado. A gastronomia local tem a influência das raízes imigrantes do Rio Grande do Sul, então se prepare para fazer refeições em restaurantes típicos italianos, de família italiana, lanchonetes alemãs e o tradicionalíssimo fondue suíço. Sendo a culinária um ponto forte da cidade, existem muitas opções para todos os tipos de paladar e também de bolso. No inverno o que faz sucesso são as sopas e caldos, além da sequência de fondue, que é servida em diversos restaurantes por valores variados e inclui fondue de queijo, fondue de carne e fondue de chocolate para a sobremesa. Ao se programar para visitar Gramado, monte o seu próprio roteiro gastronômico dos melhores restaurantes para conhecer e pratos típicos para experimentar em Gramado. Existem muitos restaurantes, lanchonetes e cafés cheios de tradição espalhados pela cidade.

Mirante Belvedere

Mirante Belvedere
O Mirante do Vale do Quilombo está entre Gramado e Canela, e é possível ir andando do Centro de Gramado até lá. Muitos turistas preferem ir pedalando, descem da bicicleta e param por alguns minutos para apreciar a vista. O Mirante oferece uma vista privilegiada do verde da serra, seus vales, uma visão panorâmica com mais de 800 metros.  O pôr do sol visto do Vale do Quilombo é o mais bonito da Serra Gaúcha, sem sombra de dúvidas. Vale a pena reservar pelo menos 30 minutinhos do seu dia para parar no Mirante, apreciar a natureza e fazer algumas fotos. Essa é provavelmente uma das experiências mais enriquecedoras que você terá em Gramado sem precisar pagar um único centavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário