segunda-feira, 10 de julho de 2017

Gramado - Praça das Etnias

Anjo de Vidro na Praça das Etnias
Inaugurada em novembro de 2012, no local da antiga Praça das Comunicações, a Praça das Etnias fica próxima ao Centro de Gramado e reúne vários atrativos. Neste espaço foram reproduzidas três casas que representam os povos que colonizaram Gramado, com o estilo arquitetônico próprio de sua etnia. Este é o motivo pelo qual você irá encontrar lá uma casa com arquitetura italiana, originalmente construída em 1937, feita em pedra maciça e madeira (a casa foi adquirida pelo Poder Público para se tornar o Memorial Casa Italiana, que é uma casa que abriga relíquias e objetos que remetem ao passado desse povo que tanto contribuiu para o que Gramado é hoje), uma alemã (a casa alemã, em arquitetura enxaimel, já existia no local, e é a Casa do Colono) e outra portuguesa (com arquitetura típica lusitana e piso nas cores da bandeira do país). A Casa de Pedra também fica aqui, e é o ponto de partida dos passeios de agroturismo, que levam os visitantes para conhecer as famosas linhas da cidade e terem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história das origens de Gramado.



Anjo de Vidro na Praça das Etnias

Casa do Colono na Praça das Etnias
A localização é estratégica, pelo fato de estar ao lado da Estação Rodoviária de Gramado, a Praça das Etnias está sempre movimentada, seja pelos turistas que vão fotografar o local ou pelos moradores de Gramado e da cidade vizinha, Canela. Todos têm um motivo em comum: aproveitar para comprar um pão ou uma cuca que saem quentinhos dos fornos de barro onde são feitos. Isso mesmo, honrando o nome, na Praça das Etnias os 148 colonos agricultores filiados da Associação de Fornos de Gramado vão se revezando, e a cada dia, moradores de uma localidade do interior deixam suas casas para vir até o centro da cidade para produzir e vender pães, cucas, biscoitos, doces e muitas outras delícias. Além de agraciar nosso paladar, a iniciativa também estimula o agronegócio. Além de poder comprar os mais diversos produtos, também é possível saborear o famoso pinhão, semente comestível do pinheiro e alimento característico dessa região do Brasil. Há no local um fogão onde o pinhão é cozido e servido para os clientes que quiserem degustar. Tudo na Praça das Etnias desperta o desejo por comida.

Feira Orgânica na Praça das Etnias

Oratório a São Francisco de Assis

Memorial Casa Italiana
No sábado, a Praça das Etnias tem atrações especiais: uma feirinha de produtos coloniais e outra de produtos orgânicos, em ambas os produtos são comercializados pelos próprios colonos. Recomendamos que chegue cedo (as feirinhas começam às 7:00 horas da manhã) para poder ter mais opções de escolha de produtos. Hortaliças, verduras, legumes, frutas, geleias, compotas, embutidos, mel, doces, vinhos, sucos, temperos, queijos, massas, biscoitos, chás e até flores vêm direto do interior de Gramado e são comercializados na Casa do Colono, que mais parece com aqueles mercadinhos de secos e molhados que se vê no interior mesmo. Se você é daquelas pessoas que adora levar um souvenir bem autêntico de cada viagem, saiba que na feira artesanal vai encontrar muitas opções de produtos feitos por pessoas do Espaço de Feiras Francisco Oberherr. Lá estão expositores dos mais variados produtos feitos em madeira, crochê e tricô, como cachecóis, luvas, gorros, mantas, lenços, itens de decoração, caixas de joias e enfeites para a casa toda. Tudo isso e muito mais o turista pode comprar no local, pois a variedade é grande.

As três casas representando as três etnias que colonizaram Gramado

Casa Portuguesa
O mesmo cuidado que a cidade de Gramado tem com a jardinagem urbana se estende à Praça das Etnias. O espaço conta com belíssimos jardins e um pergolado central, com bancos, para aquele chimarrão no fim de tarde ou simplesmente para um descanso durante o passeio pela cidade. Entre os caminhos de pedriscos e os bancos vemos flores de muitas cores, sempre trocadas a cada estação. É um ambiente muito agradável para tomar sol e ver a vida acontecer. Em frente à Praça das Etnias está a Rua Torta, outro ponto turístico muito procurado na cidade.

Casa Portuguesa e a Casa de Pedra ao lado

Os jardins bem cuidados da Praça das Etnias

Os jardins bem cuidados da Praça das Etnias
Você pode fazer o passeio a pé, assim irá fazer muitas fotos dos canteiros que estão sempre impecáveis, tomados por flores. Na Praça também há um anjo de vidro que foi produzido e doado pela empresa Cristais de Gramado, como uma homenagem ao Natal Luz. A Praça também recebe enfeites lindos, trazendo o espírito natalino e embelezando a vista. Depois de aproveitar as delícias e belezas da Praça das Etnias, vá percorrendo a principal avenida da cidade – a Borges de Medeiros – até a Rua Coberta, e conferindo de perto as vitrines das lojas e os restaurantes que fazem deste trecho um dos pontos mais disputados de Gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário