quinta-feira, 20 de julho de 2017

Região das Hortênsias - Canela

Catedral de Pedra
Canela é uma pequena cidade da Serra Gaúcha com cerca de 40 mil habitantes, localizada a cerca de sete quilômetros do centrinho de Gramado. As duas cidades são interligadas pela Avenida das Hortênsias e se complementam quando o assunto é turismo, pois é constante o fluxo de turistas entre elas. Canela é uma cidade privilegiada pela natureza. Localizada na Região das Hortênsias em uma área de serra, a cidade é rodeada por pinheiros, matas e parques, onde a qualidade de vida e a hospitalidade são valorizadas ao extremo. Possui os mais belos parques da região e uma infraestrutura excelente para o turismo. São várias pousadas, restaurantes e lojas que oferecem conforto, variedade e um ótimo atendimento que é uma tradição na Serra Gaúcha. Ao hospedar nas pousadas da cidade, além de gastar menos, o turista poderá visitar com facilidade as atrações de Canela e das cidades vizinhas, tais como Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, entre outras. Estávamos hospedados em Gramado, e tiramos dois dias inteiros para conhecer as atrações de Canela. Conhecer, não. Rever, era a minha terceira vez na cidade.

Monumento em Homenagem aos Imigrantes
na Praça da Matriz

Floreiras na Rua Felisberto Soares

Rua Felisberto Soares
Canela e Gramado são bastante turísticas, por isso tem atrações e eventos durante o ano todo, com características diferentes. Em Canela, a alta temporada é o inverno (de maio a agosto), onde pode ocorrer queda de neve, e o fim do ano (de novembro à primeira quinzena de janeiro), com muitos eventos ligados ao Natal (Sonho de Natal, em Canela e Natal Luz, em Gramado). No restante do ano, a cidade fica muito florida e bonita. Para economizar, vale a pena ir entre fevereiro e maio, ou em setembro e outubro. Quem acha que Canela é só uma extensão de Gramado, mal sabe o que está perdendo. A cidade começou a despontar para o turismo com a abertura de um cassino, no Palace Hotel, em 1944, atraindo visitantes do centro do país e de países vizinhos. No ano seguinte com a proibição do jogo no Brasil, o turismo sofreu um duro golpe, reduzindo por anos a atividade turística no município.

Floreiras na Rua Felisberto Soares

Casa Auxiliadora ao lado da Catedral de Pedra
Ecoturismo é muito popular na região e há muitas oportunidades de caminhadas, escaladas, cavalgadas e rafting, programas que envolvem muita adrenalina. Em Canela os pontos turísticos são mais voltados à natureza, pelo menos comparando com sua vizinha Gramado. As atrações em Canela se espalham por todas as áreas da cidade – carro ou táxi são requisitos fundamentais para conhecer seus atrativos. No centro, ficam a Casa dos Bonecos, o Mundo da Vela e a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. Pela Estrada do Caracol, chega-se nos Parques da Ferradura e do Caracol, além do curioso Castelinho Caracol. Próximos de Canela, mas em direção contrária, a Estação Verde e o Alpen Park são garantias de diversão. O Mundo a Vapor e o Museu da Moda ficam no caminho para a vizinha Gramado. Assim como Gramado, as opções de atrações em Canela são muito grandes. Canela faz parte da Rota Romântica da Serra Gaúcha.

Parque Municipal do Pinheiro Grosso

Canela
Além dos principais parques, tem outros lugares que você pode visitar em Canela. Por exemplo, andando pelo centro da cidade, comece pela Praça da Matriz (Catedral de Pedra) e siga pela Rua Felisberto Soares, a principal do turismo da cidade. Pelo caminho, vai encontrar a simpática Praça João Correia, com mais um letreiro de Canela para fotografar. Para fechar esse pequeno roteiro a pé pelo centro de Canela, atravesse a rua e conheça as casinhas coloridas onde são vendidos artigos típicos, souvenires e artesanatos. É a Associação Canelense de Artesãos. À sua frente está o Espaço Cultural Casa de Pedra. A cidade em si é pequena e você consegue conhecer a região central a pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário