sexta-feira, 14 de julho de 2017

Gramado - Mundo Encantado

Mundo Encantado
A avenida que atravessa a cidade de Gramado de norte a sul é a Avenida das Hortênsias, é uma das principais vias da cidade. Ela leva esse nome porque fica toda enfeitada de hortênsias na época do florescer, que costuma ir de novembro até março, com auge nos meses de dezembro e janeiro. Ela inicia no Pórtico de Nova Petrópolis, separando os bairros Planalto e Bavária. Mais adiante, está o centro e seguindo na direção sul estará na Avenida Central, até chegar à cidade vizinha, Canela. É nela que fica o Belvedere - ponto turístico sem ingresso, ao ar livre – é uma vista fabulosa, as casas noturnas, museus, lojas e restaurantes. Está ficando conhecida como a avenida gastronômica da cidade. Durante a época do Natal Luz, a Avenida das Hortênsias é fechada para o desfile “Grande Desfile de Natal”, aproximadamente três horas antes do início do espetáculo.

Mundo Encantado

Mundo Encantado

Típica cozinha de uma casa de colono
Do Belvedere a Canela são 6,2 quilômetros de pista dupla e com calçada nos dois sentidos, permitindo um passeio a pé de 60 minutos e de carro, 10 minutos. A Avenida Central é contemplada com restaurantes, lojas de couro, sapatos, chocolates, móveis e hotéis e opções culturais como o Museu do Perfume, o Museu do Chocolate, o Museu Medieval, o Museu de Cera, o Harley Moto Show, o Reino do Chocolate, o Super Carros, a Hollywood Dream Cars, a Loja Sapatu’s, o Café Colonial Bela Vista, o Mundo Encantado e o Museu do Automóvel.

Casas típicas dos colonos

Casas típicas dos colonos

Casas típicas dos colonos

Casas em estilo alemão
Localizado na Avenida das Hortênsias, o Mundo Encantado de Gramado é um parque temático inaugurado no final de 2003 que mostra a história da colonização da região de Gramado e Canela através de réplicas em movimento que encantam crianças e adultos de todas as idades. O Mundo Encantado se autodenomina “Parque Temático”, mas na verdade, o local é um pequeno museu de maquetes em movimento. O passeio é imperdível para todos que visitam Gramado, você vai conhecer vários cenários que nos remetem a um mundo mágico, desde a chegada dos imigrantes até os dias atuais, tudo isso acompanhado por guias do Parque, lembrando que o local é totalmente coberto, podendo ser visitado em qualquer condição climática.

Casas típicas dos colonos

Moinho

Trem Maria-Fumaça e Serraria

Gramado (Igreja São Pedro,
Palácio dos Festivais e Pórtico via Taquara)
Em 1970, quando Moacir Foss, idealizador do Parque, ainda solteiro, constrói um cenário em miniaturas, onde retratava Belém e Jerusalém, mostrando o nascimento, batismo e os locais em Jerusalém, onde Cristo passou até ser crucificado. Esse cenário ficou exposto nos anos de 1970 até 1972, sempre no mês de dezembro, em uma casa antiga na Praça de Gramado. Por não possuir um local adequado de exposição, Moacir acabou deixando de lado sua arte. Porém no ano de 1999, já aposentado de suas atividades e com a ajuda de esposa e filhos, começa a restaurar essas peças com mais de 30 anos. Hoje elas ocupam um dos sete cenários do Mundo Encantado, dando inspiração a ele, para continuar sua paixão pela arte e pelas miniaturas. Sua ideia era transmitir através de suas miniaturas: a cultura, a tradição e os costumes da época da colonização dos europeus da Serra Gaúcha.

Gramado (Igreja São Pedro, Palácio dos Festivais e Pórtico via Taquara)

Gramado (Pórtico via Nova Petrópolis)

Gramado (Igreja do Relógio e Pórtico via Nova Petrópolis)

Canela (Cascata do Caracol e
Parque do Pinheiro Grosso)
Numa área de 500 metros quadrados, os sete cenários do Parque, distribuídos em três andares, remetem a um mundo mágico que nos faz voltar no tempo, com muita riqueza de detalhes. Podemos ver cachoeiras, paisagem natural, serrarias, vinícolas, moinhos, marcenarias, casas típicas italianas e alemãs, as duas réplicas do Trem Maria-Fumaça que ligava a região com Porto Alegre, as igrejas de Gramado e Canela, o Vale do Quilombo, Pórticos da cidade, o Cânion Itaimbezinho, a Cascata do Caracol, o Lago Negro entre outras atrações, tudo isso esperando por você para muitas fotos. São aproximadamente 300 miniaturas, todas construídas em madeira artesanalmente, todas funcionam perfeitamente.

Canela (Igreja de Pedra)
Logo no primeiro cenário, observam-se a paisagem da região, a vegetação nativa e exótica, hortênsias, e outras flores em meio a cachoeiras, casas típicas italianas e alemãs, com riqueza de detalhes e moradores em movimento. Em um belo cenário, a velha Maria-Fumaça que desbravou a região de 1921 até 1963, seguia de Porto Alegre, passando por Gramado indo até Canela, circula a todo vapor no Mundo Encantado, despertando a curiosidade dos visitantes, com duas composições, uma de carga e a outra de passageiros, em um trajeto (100 metros), passando por túneis e sob pontes da pequena cidade, mostra um fascinante período de nossa história.

Jerusalém

Jerusalém
Gramado e Canela retratados em réplicas são três cenários com os principais pontos turísticos das cidades. Tudo isso em miniaturas feitas de madeira, numa proporção 15 vezes menor que o original, encantando crianças e adultos de todas as idades. Em cada andar, funcionários percorrem os cenários com o visitante, explicando cenários e contando suas histórias. Apesar do movimento em alguns cenários, não é um local interativo. Crianças podem gostar, mas não pode pegar em nada, apenas admirar e ouvir. O local é pequeno, precisa de mais cuidados e a visita é muito rápida. Use a localização a seu favor para não perder tempo: como ele fica no início da avenida que liga Gramado a Canela, quase em frente à Aldeia do Papai Noel, pode fazer essa parada rápida a caminho de algum ponto turístico ou restaurante, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário