quinta-feira, 6 de julho de 2017

Gramado - Igreja Matriz São Pedro

Igreja Matriz São Pedro
A religiosidade característica dos imigrantes italianos e alemães legou a Gramado belas igrejas. A Igreja de Gramado se chama, na verdade, Igreja Matriz São Pedro. Localizada na Avenida Borges de Medeiros, em frente à Praça Major Nicoletti, no centro, ela é uma parada obrigatória na cidade. Ao passar em frente à Igreja, você provavelmente verá várias pessoas tirando fotos e tomando chimarrão. Isso não ocorre à toa, já que se trata de uma construção imponente e que chama a atenção. Quem imaginou que a Igreja Matriz São Pedro se tornaria um ponto turístico bem frequentado? A ideia de construir a Igreja partiu do Arcebispo Dom João Becker em 1917. No início era uma pequena capela de madeira, mais tarde com a chegada do pároco Padre Guilhermino Maschio, em 1943, foi dado início à construção da Igreja, e levou aproximadamente oito anos para ser concluída. Na entrada da Igreja há uma Estátua de São Pedro.

Igreja Matriz São Pedro

Lateral da Igreja Matriz São Pedro

Detalhe da porta principal da Igreja Matriz São Pedro

Altar da Igreja Matriz São Pedro
A construção da Igreja Matriz São Pedro de Gramado, foi inspirada no estilo arquitetônico romano e possui entalhes de madeira no teto. Foram cerca de 78 mil pedras basálticas, que foram extraídas de pedreiras próximas à cidade de Gramado, e foram arrastadas em zorras puxadas por bois. Os vitrais sacros da Igreja foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier que marcam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo. O sino da Igreja pesa cerca de mil quilos. Foi criado em bronze, aço e estanho. Em 2009 o sino foi sistematizado eletronicamente, o que dá um contraste do tradicional e do moderno. A altura total da Igreja é de 860 metros, sendo 46 metros de altura da torre. Além da construção em si, a Igreja Matriz São Pedro reserva outros atrativos para quem passa por lá. Em frente da Igreja as estátuas dos 12 apóstolos de Jesus, em tamanho real com identificações, e o lago da matriz, um chafariz. À noite, os holofotes ficam acesos agraciando a Igreja e seus visitantes.

Nave da Igreja Matriz São Pedro

Vitrais da Igreja Matriz São Pedro

Vitrais da Igreja Matriz São Pedro

Capela do Santíssimo da Igreja Matriz São Pedro

Igreja Matriz São Pedro
A inauguração da Igreja ocorreu no dia 29 de julho de 1942, data da comemoração do dia de São Pedro. Embora seja uma igreja simples, sua arquitetura é muito bonita e a construção tem um grande apreço dos moradores locais. Durante o Natal a Igreja recebe uma iluminação especial e no Réveillon a área ao redor da Igreja é ideal para observar os fogos. Além de contemplar a beleza da Igreja, você pode entrar e conferir os adornos internos ou mesmo fazer uma prece. Em uma caminhada pela região, você vai se deparar com a construção, mesmo que não seja seu objetivo específico visitá-la. Visitar a Igreja de Gramado é uma atividade que pode ser feita em pouco tempo. Por isso, a dica é conhecer outros pontos turísticos que ficam no centro da cidade. Assim, basta uma caminhada pela Avenida Borges de Medeiros para conhecer vários deles. 



Estátua de São Pedro

Os 12 Apóstolos na Praça da Matriz

Os 12 Apóstolos na Praça da Matriz

Praça da Igreja Matriz São Pedro

Homenagem ao Centenário da Igreja Matriz São Pedro

Homenagem ao Centenário da Igreja Matriz São Pedro

Fonte do Amor Eterno
Em várias partes do mundo, casais apaixonados prendem cadeados em pontes e fontes como uma forma de demonstrar um amor intenso e duradouro. O mesmo acontece em Gramado. Observando este movimento mundial de declarações de amor, a cidade serrana resolveu transformar sua fonte, na Fonte do Amor Eterno. Impossível falar de romantismo e não falar desta Fonte, localizada entre a Igreja Matriz São Pedro e o Boulevard São Pedro. A mudança veio em novembro de 2013 e faz o maior sucesso. A Fonte reúne centenas de juras de amor feitas por pombinhos em clima de romance. A chave do cadeado é jogada na água da Fonte. É possível levar o seu próprio cadeado para prender por lá ou adquirir um nas lojinhas da redondeza. Nas lojinhas é possível fazer a personalização, colocar adesivos, fitinhas, entre outras possibilidades e os nomes dos apaixonados.

Cadeados na Fonte do Amor Eterno

Fonte do Amor Eterno
Por que Fonte do Amor Eterno? E por que o cadeado é o principal objeto para representar este ritual eternizado pelos românticos? Talvez seja uma crença ou um mito popular, não se sabe, mas acredita-se que seja uma bela forma de demonstrar o seu amor, fechando o cadeado e jogando a chave dentro da fonte, uma marca registrada da sua passagem por ali, e de seu amor. Não só por apaixonados, mas por qualquer pessoa que deseja demonstrar seu amor por algo pode colocá-lo ali. A Fonte do Amor Eterno vai sendo tomada por estes cadeados coloridos e de várias formas. Cenário de fotos magníficas é um ponto turístico que não pode deixar de ser visitado. Uma marca registrada nesta cidade que encanta a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário