quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Tour pela Suíça - Lavaux

Vinhedos de Saint Saphorin
Depois de conhecer Genebra e Lausanne, partimos para conhecer as outras cidades à beira do Lago Genebra que compõem a Riviera Suíça. Não nos despedimos de Lausanne propriamente, pois as próximas viagens seriam de apenas um dia e voltaríamos para dormir na cidade. O nosso destino seguinte seria Vevey, mas antes, passamos pela região de Lavaux. Em 830 hectares, os vinhedos dos terraços de Lavaux formam a maior área contígua de vinhedos da Suíça, oferecendo panoramas de tirar o fôlego. De um lado, as águas calmas e cristalinas do Lago Genebra; do outro, um terreno íngreme sobre o qual inúmeras parreiras – quase que penduradas nas encostas de pedras – dividem espaço com vilarejos pitorescos, escadarias muito estreitas e pequenos caminhos que permitem ao visitante apreciar o lugar de diferentes ângulos.  Ao fundo, a visão deslumbrante das montanhas francesas. E para completar toda essa paisagem, vinho, muito vinho! Isso mesmo, vinho na “Terra das Vaquinhas”!!

Saint Saphorin
Este vinhedo em terraços foi criado por famílias que produziam vinho que, durante séculos, cuidavam carinhosamente de suas uvas. A beleza de tirar o fôlego de Lavaux é um prazer para a alma e vem atraindo muitos artistas que passaram a viver nestes pequenos e pitorescos vilarejos. Os lotes em padrão similar a um mosaico atraem muitos amantes de caminhadas em busca de descanso e tranquilidade. A vista para os vinhedos de Lavaux, localizados acima do Lago Genebra, fornece o cenário perfeito para amantes do vinho. Os destaques naturais, culturais e gastronômicos desta área definitivamente merecem uma visita. Lá você pode provar as especialidades locais, uma vez que a degustação de vinhos está disponível em quase todas as adegas. Mas para sentir os vinhos de verdade, você precisa visitar um dos encantadores "pintes". Estes minis restaurantes são tão típicos de Lavaux como as vilas originais dos viticultores e as pitorescas margens do Lago Genebra, ao sopé de suas vinhas. De forma geral, a UNESCO merece um prêmio - o Patrimônio Mundial.

Saint Saphorin
A técnica denominada “Terraceamento” (utilização de muita mão de obra e pouca mecanização) permite que a região produza um dos melhores vinhos brancos suíços, robustos e mineralizados, feitos com um tipo de uva chamado “Chasselas”. A região é privilegiada pela presença abundante do sol.  O cultivo da uva sofre a influência de três diferentes fontes de calor: a luz do sol, propriamente dito; o reflexo dos raios solares no Lago e, ainda, o calor produzido pelo reflexo do sol nos muros de pedra dos terraços. Por esse motivo a região também é conhecida como “País dos três Sóis” (Pays de trois soleils).

Saint Saphorin
Lavaux é composta por oito regiões produtivas, cada uma se destaca por um tipo diferente de vinho: Lutry; Villette; Epesses; Calamin Grand CruDézaley Grand CruSaint-Saphorin; Chardonne e Vevey-Montreux. A Região de Lavaux compreende uma faixa de terra nas encostas íngremes do Cantão de Vaud, entre as cidades de Lausanne e Vevey. A melhor época do ano para visitar a região é de abril a outubro, quando a temperatura é mais amena e os dias ensolarados.  Os meses de setembro e outubro, sem dúvida alguma, são uma época especial para visitar a região. É nesta época que as folhas das parreiras ganham um tom amarelo-alaranjado que deixa o visual do lugar simplesmente magnífico. Segundo alguns moradores, caso você esteja por perto durante o inverno, tenha neve e faça um dia de sol, certamente o passeio valerá a pena também. Mas, se o dia estiver cinzento, melhor escolher outro destino.

Região de Lavaux
Apesar de ser uma região bastante inclinada, o passeio pelos vinhedos é muito fácil e pode ser feito por qualquer pessoa com um preparo físico mínimo. O percurso é considerado de dificuldade média com alguns trechos um pouco mais inclinados, mas todas as trilhas são pavimentadas e de fácil acesso. Para quem prefere um passeio mais calmo e confortável, eu sugiro que utilize o trem. Mas atenção, os trens turísticos que fazem o percurso dos vinhedos só funcionam de abril a novembro. Mas, se você gosta de um pouco mais de adrenalina vale a pena fazer o passeio de bicicleta. Você pode alugar a bicicleta nas estações de trem de LausanneMontreaux e fazer o passeio do seu jeito ou, ainda, fazer o passeio oferecido por agências com guia e algumas opções de degustação de vinhos inclusas no passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário