segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Berna - BundesHaus


Parlamento Federal Suíço

Parlamento Federal Suíço
Palácio Federal da Suíça (ou apenas Parlamento) não é uma atração imperdível, mas é um ponto importante na cidade. O prédio do Parlamento Federal Suíço tinha sido construído para ser um monumento nacional, mas devido a sua grandiosidade, ficou resolvido que ele seria transformado em Parlamento. O Parlamento fica na parte alta de Berna. Você poderá passear livremente pelo pátio do Parlamento para ver Berna e suas montanhas do alto. Inaugurado em 1902 o Parlamento Federal Suíço (BundesHaus) foi construído com 95% de materiais suíços, ilustrando um pouco da diversidade de materiais, culturas e pessoas espalhadas pelo país. O arquiteto responsável foi Hans Wilhelm Auer, natural de St. Gallen e envolveu a participação de 173 empresas e 38 artistas suíços. A intenção do arquiteto na concepção do edifício do Parlamento era replicar, no sentido figurativo, toda a Suíça. Ele elaborou um plano de imagens e imagens simbólicas que abrange três grandes temas: a história da nação baseada em mitos fundamentais, os fundamentos constitucionais e as virtudes gerais do Estado e a diversidade cultural, política, geográfica e econômica da Suíça.

Fundos do Parlamento Federal Suíço
A fachada norte do edifício do Parlamento vista de frente encontram-se três estátuas da autoria do escultor do Cantão de Vaud, Rodo de Niederhäusern, que simbolizam a Independência Política (ao meio), o Poder Executivo (à esquerda) e o Poder Legislativo (à direita). Os grifos, da autoria do artista plástico ticinense Anselmo Laurenti, representam a força (à direita) e a inteligência (à esquerda). As pedras de remate sobre as portas (de autoria de Maurice Hippolyte Reymond de Genebra) simbolizam a coragem, a sabedoria e a força. Nos nichos encontram-se duas alegorias do artista de Genebra, James André Vibert: à esquerda, a liberdade, representada por uma corrente rompida, e à direita, a paz, com uma espada na sua bainha. As duas figuras de bronze de Maurice Hippolyte Reymond lembram que a história se escreve tanto no passado (à esquerda) como no presente (à direita).

Detalhes da Decoração Externa
             do Parlamento Federal Suíço
O prédio tem uma arquitetura externa bem clássica e muito bonita e a decoração interna também não fica devendo em nada. Infelizmente não é possível bater fotos e nem fazer vídeos por questão de segurança. O tour é gratuito, mas é preciso reservar lugar. É possível escolher o tour em alemão, francês, italiano, inglês e espanhol. Claro que o tour em inglês ou em alemão é mais frequente, então é sempre bom ficar ligado e reservar com pelo menos uma semana de antecedência, caso você queira mesmo, porque a procura é muito alta. O tour acontece de segunda-feira a sábado, mas sempre quando não tiver seção no Parlamento. É necessário chegar com pelo menos 20 minutos de antecedência da hora marcada, para retirar os tickets, fazer o cadastro para pegar o crachá e por fim, ainda precisamos deixar nossos passaportes no controle de segurança (que serão devolvidos no final do tour). A entrada para o tour acontece através da Visitors’ Entrance Hall.

Bundesplatz
Após passar pelo controle de segurança, somos orientados a deixar as nossas bolsas e mochilas em um guarda-volumes. Aí é só esperar o guia chamar. O tour dura aproximadamente uma hora. Basicamente o que se pode visitar é: o hall principal, as salas de debates e o lobby hall. A maior parte da visita a gente fica no hall principal do Parlamento, bem onde está a sua cúpula central. A decoração é riquíssima, cada estátua, cada detalhe ou símbolo tem uma explicação. A parte interna do Parlamento é praticamente toda feita de mármore vindos da Itália. No hall principal existem duas grandes escadas que nos levam as salas de debates e ao lobby. Junto às escadarias, existem estátuas que representam os quatro idiomas oficiais do país: alemão, francês, italiano e o romanche. Além disso, outra obra que chama atenção são as três estátuas masculinas que unidas juntaram forças para criar a Confederação Helvética (Suíça). Mas o grande destaque fica para a cúpula central do Parlamento. No centro, uma bandeira da Suíça e ao seu redor, um vitral composto pelos brasões de cada Cantão que formam o país (exceto o Cantão de Jura, que ainda não existia quando o vitral tinha sido feito).

Bundesplatz
A Bundesplatz é uma praça situada em frente ao Parlamento onde eventos e mercados estão sempre acontecendo. No inverno, uma parte da Bundesplatz se transforma em pista de patinação no gelo artificial. As luzes coloridas deixam o ambiente mais alegre e animado. Também na frente do Parlamento foram construídas 26 fontes que jorram água até sete metros de altura simbolizando os 26 Cantões da Suíça. Elas receberam iluminação especial e são chamadas de “águas dançantes”. É a alegria da criançada no verão. Bem ali pertinho, está a Bärenplatzbrunnen, um calçadão rodeado de bares e restaurantes com mesinhas ao ar livre. Uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário