sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tour pela Suíça - Lucerna

Altstadt Hotel Krone
Lucerna! Ah, Lucerna! O que dizer sobre ti? Fantástica? Incrível? Maravilhosa? Tudo isso junto? E mais um pouco. Não tenho como descrever este lugar, só vendo para entender o que é. Acho que de todo o Tour pela Suíça é a cidade onde tirei mais fotos. Não queria perder nenhum detalhe, vou ficar dias falando sobre ela. Lucerna é uma das cidades mais famosas da Suíça e uma das que são mais divulgadas mundo afora. Certamente você já deve ter visto uma foto de Lucerna e se encantado com essa cidade que frequentemente é descrita como uma das mais lindas da Suíça. De fato, o cenário montanhoso, o lindo lago e o rio que cortam a cidade além do charme da arquitetura suíça medieval tornam a cidade especial. Além de ser uma cidade belíssima, Lucerna é praticamente o que quase todo turista imagina de uma cidade suíça: rodeada pelos Alpes, com construções centenárias e de estilo medieval, possui um lago incrível, o Lago dos Quatro Cantões, de água potável e muitas opções de turismo pela região.

Centro Histórico de Lucerna

Centro Histórico de Lucerna


Afrescos nas paredes das casas

Centro Histórico de Lucerna
Em minha opinião, Lucerna é uma cidade que não pode passar batido em seu roteiro de viagem pela Suíça e são vários os motivos para visitá-la além de sua beleza. Como ela fica situada na Suíça Central, torna-se uma excelente base para explorar outras regiões e fazer passeios pelos Alpes Suíços. Quando chegamos à cidade, fomos direto para o Hotel de La Paix deixar nossa bagagem. Este é um hotel três estrelas, coladinho no Centro Histórico da cidade. Deixamos o carro no estacionamento do hotel e fomos passear a pé. A cidade de Lucerna pode ser visitada em apenas um dia, em um bate e volta partindo de Zurique, por exemplo, mas como a região possui diversas possibilidades turísticas, como a visita às montanhas Pilatus, Titlis e Rigi, normalmente muitos turistas optam por montar base por lá, o que é uma excelente ideia e dificilmente alguém irá se arrepender. Dormir em Lucerna pode ser uma boa opção pelo charme da cidade, preferimos pernoitar por lá para curtir cada cantinho com calma. O alemão é a língua falada na cidade de Lucerna, um dos idiomas oficiais da Suíça.

Centro Histórico de Lucerna

Prefeitura de Lucerna às margens do Rio Reuss


Prefeitura de Lucerna às margens do Rio Reuss

Afrescos nas paredes das casas
Lucerna é uma cidade encantadora, como quase todas as outras da Suíça. Aliás, tudo na Suíça é lindo, as cidades parecem de mentira, de tão perfeitas e organizadas. A culinária local é um capítulo à parte, recheada de queijos e chocolates com a marca registrada suíça. Lucerna, localizada no Cantão de Lucerna, fica a 50 quilômetros de Zurique, cerca de 20 minutos de viagem. A partir de Lucerna é possível chegar às cidades de Berna e Interlaken em cerca de 90 minutos, além de que a parte italiana e a francesa podem ser alcançadas em cerca de duas horas. Cortada pelo Rio Reuss, Lucerna se divide entre cidade antiga e cidade nova, sendo muito fácil se localizar e se deslocar entre um lado e outro.

Centro Histórico de Lucerna



Para quem vai ter pouco tempo na cidade, a melhor dica de Lucerna é concentrar o passeio no Centro Antigo e nas redondezas do Vierwaldstätersee e do Rio Reuss. As paisagens são lindas, há muitos lugares para visitar por ali e, mesmo com pouco tempo, você vai conseguir conhecer bastante a cidade. A maior parte das atrações de Lucerna se localiza em seu Centro Antigo que é imperdível, e fica bem próximo da Hauptbahnhof. Durante sua viagem, você vai identificar o Centro Antigo de Lucerna como Altstadt e com certeza vai adorar conhecer cada pedacinho desse simpático canto do mundo. Os edifícios históricos e seus detalhes em madeira harmonizam perfeitamente com as ruas estreitas de pedras da cidade.







Rio Reuss
O Centro Antigo preserva ainda muitas residências antigas, inúmeras fontes, pinturas e brasões por toda a cidade. O Centro Antigo de Lucerna é um museu a céu aberto. Chamou-me a atenção, particularmente, os brasões de algumas casas, que ficam sempre expostos em uma placa ornamentada. Basta olhar para cima para deparar-se com algumas destas maravilhas. Hoje em dia elas representam a tradição, a história da cidade: antigamente estes brasões serviam para identificar as associações, ou as guildas de trabalhadores. Os membros de tais associações se reuniam nestas casas regularmente para debater sobre os direitos e deveres da profissão, e aumentar seu papel político no Estado. Com o tempo, apenas membros de algumas famílias poderiam associar-se às guildas, o que hoje em dia deixou de fazer sentido. Mas é interessante pensar que isso começou no século XIV, época em que a maioria da Europa era absolutista e não havia força laboral alguma que pudesse exigir direitos aos cidadãos que não eram parte da família real.


Brasões representando as guildas
Casas históricas decoradas com afrescos, aparentemente uma moda da época, que também pode ser vista por outros países como França e Alemanha, enfileiram-se em volta das pitorescas praças da cidade, da mesma forma como é feito na Praça do Mercado do Vinho (Weinmarkt), localizada no Centro Histórico, fechado ao tráfego de automóveis. Sem dúvidas você vai passar um bom tempo por ali descobrindo essas pinturas. Ao andar pelo Centro Antigo de Lucerna, você vai perceber que algumas ruas são apenas para pedestres e levam sempre a uma praça. Lucerna é uma cidade de praças e igrejas. Lucerna é uma cidade de praças e igrejas. A antiga prefeitura de Lucerna foi construída no início do século XVII com toques de renascimento italiano. Ao lado está a grandiosa Torre do Relógio, que pode ser vista de diversos pontos da cidade. Também no Centro Antigo você poderá ver de perto como eram vendidos os medicamentos há alguns séculos. A antiga farmácia da cidade ainda funciona como farmácia atualmente, mas deixou algumas relíquias expostas em uma vitrine para deleite dos curiosos turistas que passam por ali.


Fachada de 1895 na Weinmarket
Apesar de ser uma cidade relativamente pequena que oferece o charme medieval de pequena vila, Lucerna é uma cidade vibrante, cheia de turistas praticamente 365 dias por ano e que oferece uma ampla diversidade de serviços e atrações para todos os gostos, entre elas excursões pelos Alpes, hotéis de luxo, excelentes restaurantes, museus, cruzeiros pelo Lago e diversos eventos ao ar livre como festivais de música. O Wilhelm Tell Express sai de Lucerna, transportando seus passageiros ao sopé do Passo Gotardo, através do Lago Lucerna ou ainda Vierwaldstätersee, continuando em seguida pela via férrea até Ticino, ao sul da cordilheira alpina. A "estrada da cereja" sai de Lucerna e atravessa idílicas paisagens de cerejeiras. Em Lucerna, tradição e modernidade andam lado a lado convenientemente, uma vez que a cidade também fez seu nome mediante designs inovadores. Quem quer dar um tempo no passeio pelos monumentos mais antigos da cidade não pode deixar de conhecer o enorme e moderníssimo Centro de Convenções e Cultura (KKL), Kultur-und Kongresszentrum Luzern. O prédio futurista projetado pelo renomado arquiteto francês Jean Nouvel, é um dos destaques arquitetônicos da cidade. Inaugurado em 1998, este famoso Centro Cultural é palco de diversos concertos de músicas, teatro, conferências e é também casa do Kunstmuseum, o Museu de Arte de Lucerna. Localizado bem em frente ao Lago, o KKL exibe um espelho d’água em sua fachada durante o verão e uma pista de patinação no inverno. Ou seja, é bonito em qualquer estação!

Casas de madeira típicas de Lucerna
Os monumentos principais de Lucerna são: restos de fortificações medievais, Torre da Água (Wasserturm) construída no século XIV, pontes de madeira, como a de Kapellbrücke, das mais antigas da Europa, Colegiada, do século XVII, igrejas dos Franciscanos, do século XIII e dos Jesuítas, do século XVI e a Câmara Municipal de estilo renascentista. Sua história influenciou a formação da Suíça atual, sendo parte da primeira Confederação Suíça no ano de 1332. Graças a suas atrações, suas lojas de souvenir e de relógios, a atmosfera das margens de seu Lago e as montanhas próximas do Rigi (a rainha das montanhas), Pilatus e Stanserhorn, ou ao Bürgenstock, a cidade é o destino perfeito. Caso queira explorar os Alpes no mesmo dia, você pode ir até o Monte Pilatus (2.120 metros de altitude). Há um Cable Car que leva até o topo, está entre os mais íngremes da Europa e dizem causar o maior medo para quem não está acostumado.






Rio Reuss
As paisagens exuberantes dos Alpes banhados pelo Lago Lucerna fazem um belíssimo contraste com a arquitetura local, mistura tradição e modernidade de forma muito harmoniosa. Só posso achar que essa deve ser a receita de sucesso que transformou Lucerna em um dos destinos preferidos dos turistas na Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário