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Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne |
A Catedral
Protestante Nossa Senhora de Lausanne ou Cathèdrale Notre-Dame de
Lausanne foi construída na colina do centro urbano a partir da segunda
metade do século XIII, de onde domina toda a vista da cidade de Lausanne,
na Suíça francófona. Foi local de peregrinação durante a Idade Média,
já que consistia em uma etapa necessária no caminho para Compostela. A
Catedral foi construída em três fases. Os trabalhos iniciaram-se em 1170 do
lado da abside e deambulatório, seguindo o estilo românico. Entre 1190 e 1215
os trabalhos foram continuados por um segundo arquiteto, já em estilo gótico,
que edificou grande parte do edifício. A partir de 1215 a obra passou a ser
conduzida por mestre Jean Cotereel, que levantou a fachada ocidental e a torre
do campanário. O portal gótico pintado na fachada sul, decorado com muitas
estátuas e muito original, foi realizado entre 1225 e 1235. A Catedral foi
consagrada à Virgem Maria em outubro de 1275 na presença do Imperador Rodolfo
de Habsburgo e do Papa Gregório X.
Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne |
Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne |
A construção da Cathèdrale
de Lausanne recebeu duas influências artísticas. De um lado, aquela
transmitida pelas obras carolíngias. Por outro, aparece o estilo da escola
franco-flamenga. Isso se reflete nos vitrais da rosa, uma composição que
renuncia a qualquer assunto religioso ou moral, destacando as formas
geométricas amplamente utilizadas na época. Nela, o círculo é o elemento
principal. As janelas da Rosa de Lausanne foram feitas entre 1205 e 1232
a partir de um desenho do arquiteto medieval Villard de Honnecoute,
provavelmente executado pelo mestre Pierre d’Arras, apresentando uma
excepcional policromia e grande complexidade, inseridas em um ambiente de pedra
muito sofisticado.
Com a Reforma
Protestante, movimento que veio de Zurique, o edifício foi dedicado
em 1536 ao culto calvinista. O interior da Igreja foi modificado com a criação
de um novo espaço litúrgico na nave e as coloridas decorações internas foram
cobertas. Outras alterações foram realizadas nos séculos seguintes, até que no
século XIX teve início uma grande obra de restauro, dirigida pelo famoso
arquiteto francês Eugène Viollet-le-Duc. Desde 1405 até hoje, sem interrupção,
a cidade de Lausanne manteve um vigia na torre dos sinos. O propósito
original era prover alertas em casos de incêndio, muito comuns àquela época.
Todas as noites, o vigia anuncia a hora gritando do alto da torre, das 22 às
2:00 horas da madrugada, para as direções norte, sul, leste e oeste.
Detalhes do Portal da Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne |
Portal da Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne |
Em 1998, uma
conferência realizada em Lausanne com a presença de vários especialistas
na área definiu um projeto de intervenção que incluiu a reabilitação da
estrutura e a restauração dos sete sinos. São dois no primeiro nível (Marie-Madeleine
e Clémence) e cinco no segundo nível (Lombarde, Saint-François,
Centenaire 1, Centenaire 2 e Couvre-feu). O primeiro nível
do campanário também abriga um espaço de museu onde é possível ver, entre
outras coisas, móveis restaurados. Alguns desses trabalhos em madeira são
originais da época da construção e faziam parte do mobiliário de Igreja a
partir do século XIII, provavelmente feitos em conexão com a consagração solene
da Catedral, em 1275.
Nave da Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne |
Desde 2003 a Catedral
possui um novo órgão de grande qualidade, com características técnicas e
musicais excepcionais, construído pela firma americana CB Fisk e
desenhado pelo italiano Giorgetto Giugiaro, conhecido pelo design de Maseratis
e BMWs. Pela primeira vez na história uma empresa americana constrói o
instrumento de uma catedral europeia, o que aconteceu após 10 anos de estudo e
realização de duas competições internacionais, uma para escolher o construtor,
e outra para definir o responsável pelo projeto. Apesar de ter sido comandada
pela empresa americana, o projeto também contou com a participação de
companhias da Suíça, Canadá, Itália, Inglaterra e Alemanha.
Também é o primeiro instrumento desse tipo a conter os quatro principais
estilos de construção de órgão, sendo eles o clássico e o sinfônico franceses,
o barroco e o romântico alemão. O instrumento pode ser escutado em concertos
regulares realizados na Catedral. A Catedral recebe cerca de 500 mil turistas
todos os anos.
Nave da Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne e seu famoso órgão |
Além do interesse pela
religiosidade, arquitetura e história do local, os visitantes podem presenciar
diversos concertos realizados ao longo do ano, além de participar das missas de
domingo. Para quem visita outras cidades da Europa, pode parecer que as
igrejas da Suíça são menos ricas. Acredito que isso seja uma influência
direta da Reforma Protestante, que questionou o papel da religião nas
questões financeiras e políticas e promoveu a retirada de imagens e adereços das
construções, entre outras coisas. De certa forma, isso permite que se dê mais
atenção aos detalhes da arquitetura e à história do local. É uma obra
arquitetônica muito linda e que desperta a observação, já que possui muitos
detalhes e na medida em que você vai rodeando-a, a impressão é que são diversas
igrejas, pois as fachadas vão mudando quanto ao estilo decorativo. Uma das
torres, alcançada por 225 degraus, oferece vista da cidade, do Lago e dos Alpes Franceses na outra margem. O que
eu queria mesmo era subir na torre para ver a vista, o que não foi possível porque estavam preparando a Catedral para um
concerto de música clássica. Tem até tours guiados, também grátis, de
segunda a sábado entre julho e a metade de setembro, como chegamos ao final de
setembro, visitamos a Catedral sem guias mesmo.
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