quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Lausanne - Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne

Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne
A Catedral Protestante Nossa Senhora de Lausanne ou Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne foi construída na colina do centro urbano a partir da segunda metade do século XIII, de onde domina toda a vista da cidade de Lausanne, na Suíça francófona. Foi local de peregrinação durante a Idade Média, já que consistia em uma etapa necessária no caminho para Compostela. A Catedral foi construída em três fases. Os trabalhos iniciaram-se em 1170 do lado da abside e deambulatório, seguindo o estilo românico. Entre 1190 e 1215 os trabalhos foram continuados por um segundo arquiteto, já em estilo gótico, que edificou grande parte do edifício. A partir de 1215 a obra passou a ser conduzida por mestre Jean Cotereel, que levantou a fachada ocidental e a torre do campanário. O portal gótico pintado na fachada sul, decorado com muitas estátuas e muito original, foi realizado entre 1225 e 1235. A Catedral foi consagrada à Virgem Maria em outubro de 1275 na presença do Imperador Rodolfo de Habsburgo e do Papa Gregório X.

Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne

Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne
A construção da Cathèdrale de Lausanne recebeu duas influências artísticas. De um lado, aquela transmitida pelas obras carolíngias. Por outro, aparece o estilo da escola franco-flamenga. Isso se reflete nos vitrais da rosa, uma composição que renuncia a qualquer assunto religioso ou moral, destacando as formas geométricas amplamente utilizadas na época. Nela, o círculo é o elemento principal. As janelas da Rosa de Lausanne foram feitas entre 1205 e 1232 a partir de um desenho do arquiteto medieval Villard de Honnecoute, provavelmente executado pelo mestre Pierre d’Arras, apresentando uma excepcional policromia e grande complexidade, inseridas em um ambiente de pedra muito sofisticado.
Com a Reforma Protestante, movimento que veio de Zurique, o edifício foi dedicado em 1536 ao culto calvinista. O interior da Igreja foi modificado com a criação de um novo espaço litúrgico na nave e as coloridas decorações internas foram cobertas. Outras alterações foram realizadas nos séculos seguintes, até que no século XIX teve início uma grande obra de restauro, dirigida pelo famoso arquiteto francês Eugène Viollet-le-Duc. Desde 1405 até hoje, sem interrupção, a cidade de Lausanne manteve um vigia na torre dos sinos. O propósito original era prover alertas em casos de incêndio, muito comuns àquela época. Todas as noites, o vigia anuncia a hora gritando do alto da torre, das 22 às 2:00 horas da madrugada, para as direções norte, sul, leste e oeste.

Detalhes do Portal da
Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne

Portal da
Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne
Em 1998, uma conferência realizada em Lausanne com a presença de vários especialistas na área definiu um projeto de intervenção que incluiu a reabilitação da estrutura e a restauração dos sete sinos. São dois no primeiro nível (Marie-Madeleine e Clémence) e cinco no segundo nível (Lombarde, Saint-François, Centenaire 1, Centenaire 2 e Couvre-feu). O primeiro nível do campanário também abriga um espaço de museu onde é possível ver, entre outras coisas, móveis restaurados. Alguns desses trabalhos em madeira são originais da época da construção e faziam parte do mobiliário de Igreja a partir do século XIII, provavelmente feitos em conexão com a consagração solene da Catedral, em 1275.

Nave da
Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne








Desde 2003 a Catedral possui um novo órgão de grande qualidade, com características técnicas e musicais excepcionais, construído pela firma americana CB Fisk e desenhado pelo italiano Giorgetto Giugiaro, conhecido pelo design de Maseratis e BMWs. Pela primeira vez na história uma empresa americana constrói o instrumento de uma catedral europeia, o que aconteceu após 10 anos de estudo e realização de duas competições internacionais, uma para escolher o construtor, e outra para definir o responsável pelo projeto. Apesar de ter sido comandada pela empresa americana, o projeto também contou com a participação de companhias da Suíça, Canadá, Itália, Inglaterra e Alemanha. Também é o primeiro instrumento desse tipo a conter os quatro principais estilos de construção de órgão, sendo eles o clássico e o sinfônico franceses, o barroco e o romântico alemão. O instrumento pode ser escutado em concertos regulares realizados na Catedral. A Catedral recebe cerca de 500 mil turistas todos os anos.

Nave da Cathèdrale Notre-Dame de Lausanne
e seu famoso órgão
Além do interesse pela religiosidade, arquitetura e história do local, os visitantes podem presenciar diversos concertos realizados ao longo do ano, além de participar das missas de domingo. Para quem visita outras cidades da Europa, pode parecer que as igrejas da Suíça são menos ricas. Acredito que isso seja uma influência direta da Reforma Protestante, que questionou o papel da religião nas questões financeiras e políticas e promoveu a retirada de imagens e adereços das construções, entre outras coisas. De certa forma, isso permite que se dê mais atenção aos detalhes da arquitetura e à história do local. É uma obra arquitetônica muito linda e que desperta a observação, já que possui muitos detalhes e na medida em que você vai rodeando-a, a impressão é que são diversas igrejas, pois as fachadas vão mudando quanto ao estilo decorativo. Uma das torres, alcançada por 225 degraus, oferece vista da cidade, do Lago e dos Alpes Franceses na outra margem. O que eu queria mesmo era subir na torre para ver a vista, o que não foi possível porque estavam preparando a Catedral para um concerto de música clássica. Tem até tours guiados, também grátis, de segunda a sábado entre julho e a metade de setembro, como chegamos ao final de setembro, visitamos a Catedral sem guias mesmo.

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