domingo, 25 de outubro de 2015

Berna - Berner Münster

Fachada da Berner Münster
A Catedral de Berna é a maior e mais importante igreja medieval na Suíça. Começou a ser construída para ser uma igreja católica dedicada a São Vicente. Em 1528 veio a Reforma Protestante e sua construção ainda não havia sido terminada. Os protestantes resolveram dar continuidade com a obra, mas grande parte da decoração e das imagens da igreja foi removida. As únicas imagens que permaneceram na Catedral estão na porta principal. Situa-se na Münstergasse, foi construída no século XV e é um belo exemplo do gótico tardio. Seu tamanho impressiona. A Catedral demorou mais de 100 anos para ficar pronta, a pedra fundamental foi colocada em 1421, pois vários fatores como doenças e guerras sempre atrasaram a sua construção. A torre foi finalizada em 1588 com uma altura de 55 metros. A cúpula foi construída no século XIX no estilo neogótico com 101 metros de altura.

Escultura "O Juízo Final"


A Igreja é inteira linda. Na porta principal foi esculpida na pedra uma obra prima com 234 figuras que representa o Juízo Final: do lado esquerdo o Céu e do lado direito o Inferno. Ele representa a crença cristã de que Deus vai avaliar toda a humanidade no final dos tempos, separando os bons dos maus. As 47 estátuas maiores espalhadas pelo portal são réplicas, as originais estão no Museu de História de Berna, já as 170 esculturas menores são originais. A riqueza dos detalhes e ornamentos é impressionante. O interior da Catedral – apesar de não ser tão rebuscado, pois se trata de uma igreja protestante – impressiona pelo tamanho, pelos entalhes nas madeiras dos bancos e seus vitrais, muitos deles doados pelas famílias ricas da cidade e considerados os mais valiosos da Suíça. Admire a beleza dos muitos vitrais, alguns deles remontam a meados do século XV. Estude os entalhes dos profetas, dos Apóstolos e de cenas da vida cotidiana retratadas nos coros do século XVI. Veja os três órgãos, incluindo o órgão principal do século XVIII e ande ao longo das 12 capelas laterais.

Vitrais da Berner Münster
Além da igreja caprichada a Catedral de Berna (Berner Münster) te oferece uma experiência única, a chance de subir a torre mais alta da Suíça (são 344 degraus) e ter vistas divinas do Alpes de Berna, incluindo o Eiger e a Jungfrau. Dentro da Torre, há duas câmaras que abrigam os sinos da Catedral, provenientes de sete séculos diferentes. A também uma plataforma mais baixa, com “apenas” 222 degraus. Vale à pena subir a torre da Catedral de Berna. A visita a Catedral é gratuita, mas para subir na torre tem que pagar.

Órgão da Berner Münster
Bem ao lado da Catedral fica o Münsterplattform, que é uma plataforma com um muro de contenção onde tem um jardim com uma área bem agradável para passeios e eventos. O muro de contenção foi construído pouco depois de 1310 e essa área serviu como cemitério no século XV. A maior atração aqui é o terraço que proporciona uma vista linda do Rio Aar e da parte mais baixa de Berna e, em dias claros, pode-se ver as montanhas do Oberland Bernese. Se quiser descer até à beira do Rio é só pegar o elevador que está posicionado em um dos cantos dessa plataforma. Se quiser relaxar por ali, há um café que serve alguns pratos e bebidas. Durante alguns dias, é montada também uma feirinha de artesanato e produtos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário