terça-feira, 24 de novembro de 2015

Ascona - Chiesa di Santa Maria della Misericordia

Campanário da
Chiesa di Santa Maria della Misericordia
A Chiesa di Santa Maria della Misericordia é um edifício religioso em estilo gótico tardio localizado em Ascona. Dentro há afrescos importantes que constituem um dos ciclos das maiores pinturas de murais da Suíça. A construção do edifício começou no final do século XIV e quase meio século depois foi construída a torre do sino. Até o final do século XVI a Igreja foi administrada por dois irmãos da Ordem Dominicana, Fra Nicola e Fra Paolo, que acrescentaram à estrutura existente, um convento. Então, pela vontade de São Carlos Borromeo o mosteiro acolheu um seminário, que mais tarde tornou-se o Collegio Papio. No século XVIII foi acrescentado um alpendre ao edifício.

Alameda que leva à Chiesa di Santa Maria della Misericordia

Entrada para a Chiesa di Santa Maria della Misericordia

Capella San Carlo Borromeo
A Igreja dedicada à Nossa Senhora da Misericórdia foi consagrada em 1442. A fachada lisa em empena com portal gótico de granito é precedida por um átrio de três arcos. A torre do sino, alta e esbelta, tem a data de 1488 no porão, a cela do sino e a cúspide em forma de cone, em terracota, no final do estilo gótico lombardo, certamente se seguiram. Acima do portal o afresco com a Madonna della Misericordia, atribuída à escola do Mestre Domenico de 1490/1510.  A arquitetura é simples, com uma única nave retangular coberta por um teto de caixotões, fechado a leste por uma abóbada quadrada transversalmente e a oeste por uma fachada aberta por um portal em que na moldura está pintada a Imagem de Nossa Senhora da Misericórdia. Ao longo das paredes da nave há dois altares dedicados à Madonna della Quercia, à esquerda, e à Virgem do Rosário, à direita. O altar dedicado a São Carlos Borromeo, Bispo de Milão, foi construído no século XVII. Nas paredes da nave estão algumas pinturas que retratam a vida de São Carlos Borromeu. Acima do Altar-Mor, uma obra moderna do arquiteto Franco Pessina, um políptico de 1519 que retrata Maria Assunta, de Antonio Gaia, um artista de Ascona.

Porta principal da Chiesa di
Santa Maria della Misericordia

Altar da Chiesa di Santa Maria della Misericordia
Três pinturas são de Pietro Francesco Pancaldi-Mola, uma de São Carlos que entrega seus bens aos pobres, outra dos santos visitando as vítimas da peste, e uma pintura final, colocada na parte de trás da Igreja que representa São Carlos indicando ao arquiteto o local onde seria construído o Collegio Papio. No altar principal é preservado o magnífico retábulo de Giovanni Antonio de La Gaia. O retábulo é dividido em dois registros: o superior, que é pintado a Assunção da Virgem rodeada por anjos com os apóstolos; na parte inferior é pintada a Madonna da Misericórdia entre São Domingos e Pedro mártir. Além dos esplêndidos afrescos do coro, o mais antigo, a Igreja é a casa de outros murais ao longo da nave e sobre o arco triunfal. Estas pinturas ilustram algumas histórias do Antigo e do Novo Testamento.

Claustro do Collegio Papio

Claustro do Collegio Papio
Na parede esquerda estão representados 66 painéis dedicados ao Antigo Testamento. A delicadeza do estilo e riqueza de detalhes faz destes afrescos uma das páginas de arte dos tribunais góticos mais interessantes conservados em Ticino. Na parede oposta, em vez disso são 36 painéis dedicados à vida e paixão de Cristo, pintados por um segundo grupo de pintores errantes. A parede traseira caracteriza a imagem de uma crucificação e a superior ao de Nossa Senhora da Misericórdia, ladeado por São Pedro e São Paulo. Na abóbada estão os padres da Igreja Latina, a imagem de Cristo rodeado pelos quatro evangelistas, e São Pedro, São Martenus e São Fabiano. Estes últimos são dois santos particularmente venerados em Ascona. O complexo inclui um dos claustros mais significativos do Renascimento da Suíça.



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