| Campanário da Chiesa di Santa Maria della Misericordia  | 
A Chiesa di Santa Maria della Misericordia é um edifício religioso em estilo gótico
tardio localizado em Ascona. Dentro
há afrescos importantes que constituem um dos ciclos das maiores pinturas de
murais da Suíça. A construção do
edifício começou no final do século XIV e quase meio século depois foi
construída a torre do sino. Até o final do século XVI a Igreja foi administrada
por dois irmãos da Ordem Dominicana,
Fra Nicola e Fra Paolo, que acrescentaram à estrutura existente, um convento.
Então, pela vontade de São Carlos Borromeo o mosteiro acolheu um seminário, que
mais tarde tornou-se o Collegio Papio.
No século XVIII foi acrescentado um alpendre ao edifício.
| Alameda que leva à Chiesa di Santa Maria della Misericordia | 
| Entrada para a Chiesa di Santa Maria della Misericordia | 
| Capella San Carlo Borromeo | 
A Igreja dedicada à Nossa Senhora da
Misericórdia foi consagrada em 1442. A fachada
lisa em empena com portal gótico de granito é precedida por um átrio de três
arcos. A torre do sino, alta e
esbelta, tem a data de 1488 no porão, a cela do sino e a cúspide em forma de
cone, em terracota, no final do estilo gótico lombardo, certamente se seguiram. Acima do portal o afresco com a Madonna della Misericordia,
atribuída à escola do Mestre Domenico de 1490/1510.  A arquitetura é simples, com uma única nave
retangular coberta por um teto de caixotões, fechado a leste por uma abóbada
quadrada transversalmente e a oeste por uma fachada aberta por um portal em que
na moldura está pintada a Imagem de Nossa Senhora da Misericórdia. Ao longo das
paredes da nave há dois altares dedicados à Madonna della Quercia, à esquerda,
e à Virgem do Rosário, à direita. O altar dedicado a São Carlos Borromeo, Bispo de Milão, foi construído no século XVII. Nas paredes da nave estão
algumas pinturas que retratam a vida de São Carlos Borromeu. Acima do Altar-Mor,
uma obra moderna do arquiteto Franco Pessina, um políptico de 1519 que retrata
Maria Assunta, de Antonio Gaia, um artista de Ascona.
| Porta principal da Chiesa di  Santa Maria della Misericordia  | 
| Altar da Chiesa di Santa Maria della Misericordia | 
Três pinturas são de Pietro Francesco
Pancaldi-Mola, uma de São Carlos que entrega seus bens aos pobres, outra dos
santos visitando as vítimas da peste, e uma pintura final, colocada na parte de
trás da Igreja que representa São Carlos indicando ao arquiteto o local onde
seria construído o Collegio Papio.
No altar principal é preservado o magnífico retábulo de Giovanni Antonio de La
Gaia. O retábulo é dividido em dois registros: o superior, que é pintado a
Assunção da Virgem rodeada por anjos com os apóstolos; na parte inferior é
pintada a Madonna da Misericórdia entre São Domingos e Pedro mártir. Além dos
esplêndidos afrescos do coro, o mais antigo, a Igreja é a casa de outros murais
ao longo da nave e sobre o arco triunfal. Estas pinturas ilustram algumas
histórias do Antigo e do Novo Testamento.
| Claustro do Collegio Papio | 
| Claustro do Collegio Papio | 
Na parede esquerda estão representados
66 painéis dedicados ao Antigo
Testamento. A delicadeza do estilo e riqueza de detalhes faz destes
afrescos uma das páginas de arte dos tribunais góticos mais interessantes
conservados em Ticino. Na parede oposta,
em vez disso são 36 painéis dedicados à vida e paixão de Cristo, pintados por
um segundo grupo de pintores errantes. A parede traseira caracteriza a imagem
de uma crucificação e a superior ao de Nossa Senhora da Misericórdia, ladeado
por São Pedro e São Paulo. Na abóbada estão os padres da Igreja Latina, a
imagem de Cristo rodeado pelos quatro evangelistas, e São Pedro, São Martenus e
São Fabiano. Estes últimos são dois santos particularmente venerados em Ascona. O complexo inclui um dos
claustros mais significativos do Renascimento
da Suíça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário