Campanário da Chiesa di Santa Maria della Misericordia |
A Chiesa di Santa Maria della Misericordia é um edifício religioso em estilo gótico
tardio localizado em Ascona. Dentro
há afrescos importantes que constituem um dos ciclos das maiores pinturas de
murais da Suíça. A construção do
edifício começou no final do século XIV e quase meio século depois foi
construída a torre do sino. Até o final do século XVI a Igreja foi administrada
por dois irmãos da Ordem Dominicana,
Fra Nicola e Fra Paolo, que acrescentaram à estrutura existente, um convento.
Então, pela vontade de São Carlos Borromeo o mosteiro acolheu um seminário, que
mais tarde tornou-se o Collegio Papio.
No século XVIII foi acrescentado um alpendre ao edifício.
Alameda que leva à Chiesa di Santa Maria della Misericordia |
Entrada para a Chiesa di Santa Maria della Misericordia |
Capella San Carlo Borromeo |
A Igreja dedicada à Nossa Senhora da
Misericórdia foi consagrada em 1442. A fachada
lisa em empena com portal gótico de granito é precedida por um átrio de três
arcos. A torre do sino, alta e
esbelta, tem a data de 1488 no porão, a cela do sino e a cúspide em forma de
cone, em terracota, no final do estilo gótico lombardo, certamente se seguiram. Acima do portal o afresco com a Madonna della Misericordia,
atribuída à escola do Mestre Domenico de 1490/1510. A arquitetura é simples, com uma única nave
retangular coberta por um teto de caixotões, fechado a leste por uma abóbada
quadrada transversalmente e a oeste por uma fachada aberta por um portal em que
na moldura está pintada a Imagem de Nossa Senhora da Misericórdia. Ao longo das
paredes da nave há dois altares dedicados à Madonna della Quercia, à esquerda,
e à Virgem do Rosário, à direita. O altar dedicado a São Carlos Borromeo, Bispo de Milão, foi construído no século XVII. Nas paredes da nave estão
algumas pinturas que retratam a vida de São Carlos Borromeu. Acima do Altar-Mor,
uma obra moderna do arquiteto Franco Pessina, um políptico de 1519 que retrata
Maria Assunta, de Antonio Gaia, um artista de Ascona.
Porta principal da Chiesa di Santa Maria della Misericordia |
Altar da Chiesa di Santa Maria della Misericordia |
Três pinturas são de Pietro Francesco
Pancaldi-Mola, uma de São Carlos que entrega seus bens aos pobres, outra dos
santos visitando as vítimas da peste, e uma pintura final, colocada na parte de
trás da Igreja que representa São Carlos indicando ao arquiteto o local onde
seria construído o Collegio Papio.
No altar principal é preservado o magnífico retábulo de Giovanni Antonio de La
Gaia. O retábulo é dividido em dois registros: o superior, que é pintado a
Assunção da Virgem rodeada por anjos com os apóstolos; na parte inferior é
pintada a Madonna da Misericórdia entre São Domingos e Pedro mártir. Além dos
esplêndidos afrescos do coro, o mais antigo, a Igreja é a casa de outros murais
ao longo da nave e sobre o arco triunfal. Estas pinturas ilustram algumas
histórias do Antigo e do Novo Testamento.
Claustro do Collegio Papio |
Claustro do Collegio Papio |
Na parede esquerda estão representados
66 painéis dedicados ao Antigo
Testamento. A delicadeza do estilo e riqueza de detalhes faz destes
afrescos uma das páginas de arte dos tribunais góticos mais interessantes
conservados em Ticino. Na parede oposta,
em vez disso são 36 painéis dedicados à vida e paixão de Cristo, pintados por
um segundo grupo de pintores errantes. A parede traseira caracteriza a imagem
de uma crucificação e a superior ao de Nossa Senhora da Misericórdia, ladeado
por São Pedro e São Paulo. Na abóbada estão os padres da Igreja Latina, a
imagem de Cristo rodeado pelos quatro evangelistas, e São Pedro, São Martenus e
São Fabiano. Estes últimos são dois santos particularmente venerados em Ascona. O complexo inclui um dos
claustros mais significativos do Renascimento
da Suíça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário