quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Lugano - Chiesa di Sant'Antonio Abate

Chiesa di Sant'Antonio Abate
A Chiesa di Sant'Antonio Abate em estilo barroco, com inserções neobarrocas, está localizada na Piazza Dante Alighieri, no centro de Lugano. A Igreja foi construída no século XIII no lugar de uma antiga igreja medieval como um convento adjacente da Ordem dos Umiliati. Depois, em 1571, Pio V dissolveu a Ordem, a Igreja foi confiada aos clérigos regulares de Somasca, que construíram uma faculdade lá, que se tornou muito famosa e florescente no século XVIII, e suprimida pelo Estado em 1852 para torná-lo a sede da Escola de Gramática Cantonal. O antigo convento foi demolido em 1906 para abrir a Via Magatti, em 1910. Sob a administração dos Padres de Somasca, de 1633 a 1651 nasceu a atual Igreja, construída no lugar da anterior e integrada entre 1667 e 1676 por Pietro Ruspini.

Capela lateral




O edifício de uma nave tem quatro capelas laterais e apenas uma, dedicada à Madonna de Lourdes, manteve o estilo do século XVII. A igreja assumiu sua aparência final no início do século XVIII. Na abóbada do coro, a Glória de Santo Antônio é a obra de Giuseppe Antonio Petrini di Carona (1730), bem como os retábulos dos três altares do século XVIII nas capelas laterais (Transitus de São José – primeira capela à direita; Santa Ana, a Virgem e São Joaquim – segundo altar à esquerda; Madonna e São Gerolamo Emiliani – na primeira capela à esquerda). As artistas Carlo Pozzi de Puria em Valsolda e Francesco Antonio Giorgioli di Meride (Exaltação da Cruz, Santíssima Trinitá, 1684) também contribuíram para a decoração pictórica da abóbada. A magnífica decoração arquitetônica ilusionista é obra dos irmãos Giacomo Antonio e Antonio Francesco Giovannini de Varese.

Capela Madonna de Lourdes
O Altar-mor de mármore é de 1734. A sacristia, demolida em 1908, foi reconstruída mais tarde. De 1914 a 1915, além disso, a Torre do Sino foi adicionada ao edifício. A fachada foi construída em estilo neobarroco por Giuseppe Bordonzotti em 1918. A Via Crucis de 1934 é do escultor Fiorenzo Abbondio. Uma Curiosidade é a placa emparedada em um lado que lembra Alessandro Manzoni, aluno do Instituto dos Padres Somaschi. Não está em nenhum guia e não é dos pontos mais vistos, mas achamos essa igreja bem bonita, principalmente por dentro! 

Capela Madonna de Lourdes da Chiesa di Sant'Antonio Abate

Nenhum comentário:

Postar um comentário