sábado, 7 de novembro de 2015

Tour pela Suíça - Andermatt

Andermatt

Andermatt é uma Comuna no Cantão de Uri, localizada no Vale Unseren, aos pés do Oberalpass, o Passo a 2046 metros de altitude. A língua oficial nesta Comuna é o alemão. Está localizada nos Alpes, a 75 quilômetros ao sul de Lucerna e a 90 quilômetros a leste de Interlaken. Os prédios em estilo tipicamente alpino e as ruas limpas fazem de Andermatt um local bastante agradável. Todavia, situada em um vale plano, cercado de montanhas mais baixas, o centro de Andermatt não oferece atrativos realmente importantes. No inverno, as encostas próximas do Nätschen e do Gemsstock (com acesso por teleférico) são frequentadas por esquiadores, que buscam preços mais acessíveis nesta região, se comparados aos de outros centros mais concorridos (como Zermatt ou Saint Moritz).


Vilarejo em Andermatt
O grande destaque em Andermatt são as estradas que cortam a região, entre as mais bonitas dos Alpes e provavelmente do mundo. Andermatt é uma espécie de entroncamento de rodovias e ferrovias, na principal rota de ligação entre o norte da Europa e a Itália, desde Lucerna, percorrendo o Vale do Reuss, Passo de San Gottardo, Lugano até chegar, mais adiante, a Milão. Esta passagem nos Alpes vem sendo usada desde o Império Romano, dando origem a inúmeras obras de engenharia e de apoio ao longo dos séculos. O último acréscimo importante foi o Túnel Rodoviário de San Gottardo, com 17 quilômetros, iniciado em 1969 e concluído em 1980. Este Túnel passa por baixo de Andermatt e permitiu a manutenção do tráfego em todos os meses do ano.

Andermatt
Desde 2002, está em construção um duplo túnel ferroviário sob o Passo de San Gottardo, com 57 quilômetros de extensão (será o mais longo no mundo), a ser inaugurado em 2017. Estes túneis são necessários não só para encurtar distâncias, mas também porque as estradas de altitude estão abertas apenas no verão, da segunda quinzena de junho até a primeira quinzena de outubro, conforme a quantidade de neve. Nos demais meses, elas são fechadas ao tráfego, sendo somente possível cruzar os Alpes pelos túneis.


Andermatt

Estrada para o Túnel San Gottardo
Para explorar as estradas de Andermatt, existe um circuito principal, que percorre três belas passagens entre as montanhas. O percurso sai de Andermatt para Göschenen (seis quilômetros), daí pelo Sustenpass até Innertkirchen (50 quilômetros), seguindo pelo Grimselpass até Gletsch (32 quilômetros) e dali retornando pelo Furkapass até Andermatt (31 quilômetros). No total, são cerca de 120 quilômetros de estradas deslumbrantes. Este percurso pode ser feito de carro ou de moto, num único dia inclusive (ensolarado, logicamente). Mas para vivenciar ao máximo as possibilidades, o melhor seria percorrer os caminhos em bicicletas, com uma boa reserva de tempo (uma semana ou mais). Para quem gosta de caminhadas, um bom início é seguir de Andermatt até Göschenen, e dali para a área em torno do Göschenenalpsee. Também a partir das estradas existem numerosas trilhas, levando a diferentes montanhas e lagos alpinos. 

Oberalpsee
Um segundo circuito de estradas, mais ao sul, inicia-se em Andermatt, seguindo pelo Passo de San Gottardo até Airolo, já na Suiça Italiana (27 quilômetros). Dali, o percurso segue à direita, ao longo do Vale Bedretto, subindo até o Nufenenpass e descendo para Ulrichen (39 quilômetros). Dali pode ser feito o retorno para Gletsch (12 quilômetros) e dali pelo Furkapass até Andermatt (31 quilômetros). Este segundo percurso teria um total de uns 110 quilômetros. Uma terceira possibilidade é sair de Andermatt para leste, em direção ao Oberalppass, até alcançar o Oberalpsee (10 quilômetros). Dali pode-se retornar para a cidade ou seguir adiante, em outro circuito. De Andermatt até Mustér, pelo Oberalppass, são 32 quilômetros. Dali, o circuito vira ao sul, pelo Passo de Lucomagno até Biasca (62 quilômetros), retornando para Airolo (37 quilômetros) e dali, pelo Passo de San Gottardo, até Andermatt (mais 27 quilômetros). No total, seriam uns 160 quilômetros de estradas neste circuito, muito procurado por motociclistas. 

Oberalppass
O lugar é uma apreciada região de esportes de inverno e muito conhecida principalmente pelos fãs de trens. Andermatt é servida pela rede ferroviária Matterhorn Gotthard Bahn, uma linha de aproximadamente 206 quilômetros. De Andermatt partem trens para Disentis, Göschenen e Zermatt, entre os quais naturalmente também o famoso Glacier Express.De todos os lugares que conheço, este é o mais estimado e mais interessante para mim”, declarou Johann Wolfgang Von Goethe, em viagem pelo Vale Ursern por três vezes em 1779. O Vale Ursern (Cantão de Uri), aos pés do Passo de São Gotardo, é um dos mais impressionantes vales de montanha na Suíça. De Andermatt fomos em direção ao Oberalppass até alcançar o Oberalpsee.

Farol em Oberalppass

Nenhum comentário:

Postar um comentário