domingo, 22 de novembro de 2015

Ascona - Chiesa Parrocchiale dei San Pietro e Paolo

Chiesa Parrocchiale dei
San Pietro e Paolo
Numa posição dominante na aldeia, no centro antigo de Ascona, no Bairro do Borgo, encontra-se a Chiesa Parrocchiale dei San Pietro e Paolo, que vale a pena visitar. Lá fora, ao longo da rampa que sobe a partir da beira do Lago, imediatamente percebe-se a grandeza e a elegância da torre sineira que é dividida em seis andares e foi construída no século XVI. É uma Basílica suportada por colunas do século XVI, cujo alto campanário constitui o símbolo da estância de férias. O edifício foi mencionado pela primeira vez em documentos históricos que datam de 1264, originalmente dedicada apenas a Pedro. As extensões (coro, sacristia e a torre do sino original) são do brissago Giovanni Beretta (1534). As transformações mais consistentes realizadas no período barroco (1663), como a elevação do piso de pedra, os degraus que levam ao coro e a construção da abóbada na nave principal, mesmo que mudassem o plano da Basílica em cruz latina, mostram, no entanto, uma intenção unitária e coerente precisa. A Igreja passou por outras alterações no século XVIII. Em 1860 a fachada e o flanco sul foram reformados e receberam o estilo neogótico.

Estreitas ruas medievais de Ascona. 
Quase não se vê a Igreja.

Chiesa Parrocchiale dei 
San Pietro e Paolo
A Igreja tem três corredores solenes com uma inclinação particularmente acentuada do chão. A Igreja tem duas naves fechadas por dois altares, a da esquerda dedicada à Nossa Senhora do Monte Carmelo e a da direita à Santíssima Trindade. A nave da esquerda apresenta duas pinturas aparecendo Santo Antônio e a Virgem Maria, em que surge o estilo de Bernardino Luini, pertencente ao grupo de alunos de Leonardo da Vinci. A nave central é coberta com um teto de caixotões em madeira. O coro apresenta uma forma poligonal no exterior e é coberto com uma abóbada de berço. Baixos-relevos de vários períodos são colocados ao longo das paredes. Acima do altar de mármore de Gabriele Longhi (1786), o grande Retábulo da Coroação de Giovani Serodine (1630), pintor seguidor de Caravaggio, originalmente de Ascona, mas operando em Roma: a obra-prima entre as pinturas deixadas pelo grande pintor. Da Igreja há uma Via Crucis, restaurada nos anos 1991-97, que leva ao Oratório di Santa Petronilla. Perto da entrada, à direita, abre a Capela do Rosário construída em 1600. 

Nave principal da Chiesa Parrocchiale dei
San Pietro e Paolo
Numerosos afrescos decoram as paredes: os mais antigos são os do arco esquerdo do coro (séculos XIII e XIV), enquanto os da abside e do coro (os Doutores da Igreja, cenas da vida de São Pedro, as pilastras da cabeça do querubim, os fardos de frutas, os tabuleiros de xadrez) são provavelmente de meados do século XVII. Do mesmo período são as cenas da vida de San Carlo Borromeo, acima da porta lateral na parede direita, atribuída a Alessandro Gorla. O interior é espaçoso e arejado, reforçado por três belas pinturas de Giovanni Serodine, impondo afrescos no teto do coro, que descreve a Glória da Virgem pintado por Pier Francesco Pancaldi Mola no final do século XVI e a capela lateral que mantém o corpo de Santa Sabina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário