domingo, 5 de fevereiro de 2017

Bruxelas - Mini-Europe

Nyhavn e a Bolsa de Valores de 
Copenhague na Dinamarca
Você já pensou em visitar toda a Europa indo apenas para um único lugar? Sim, isso é possível se você for ao Mini-Europe em Bruxelas. A cidade de Bruxelas tem todos os destinos mais conhecidos da Europa, só que em miniatura. O Parque Mini-Europe fica localizado dentro do Bruparck, próximo ao Atomium de Bruxelas. Ele é um dos principais parques de miniaturas da Europa e um dos principais pontos turísticos de Bruxelas. Construído numa área de mais de 24 mil metros quadrados, o Mini-Europe tem atualmente mais de 310 atrações de 82 cidades turísticas europeias. O Parque contém modelos de paisagens, trem, moinhos, montes, teleféricos e outros. “Miniatura” pode ser considerada um mero apelido, pois cada réplica tem aproximadamente 1:25 do tamanho original, grandes o suficiente para que seja possível ver entalhes detalhados e decorações externas. É incrível como as obras são idênticas ao mundo real, até mesmo nos pequenos detalhes. Desde 1989, o Parque investe milhões de dólares e milhares de horas para reproduzir cuidadosamente as mais icônicas atrações da União Europeia.

Grand-Place de Bruxelas na Bélgica

Piazza del Duomo e a Torre de Piza na Itália
O Parque Mini-Europe é uma das principais atrações de Bruxelas, com mais de 300 mil visitantes anualmente. Ao passear pelo Parque, admire os detalhes de cada modelo. Feitos de resina, poliéster ou pedra, cada um deles é criado com base em um molde e pintado antes da instalação das decorações e iluminação do Parque. Para quem já viu algumas das atrações pessoalmente, é impressionante observar a riqueza de detalhes de cada construção, e ter a noção da dimensão do ponto turístico. Também é interessante para quem não pode ir até determinado lugar ver "ao vivo" um monumento, dá para ver e entender tudo muito melhor do que através de fotografias. Uma visita ao Mini-Europe é um ótimo modo de se familiarizar com os movimentos arquitetônicos do continente. Embora nenhuma experiência se compare a contemplar as obras originais, o fato de poder ir da arquitetura romana da Itália às obras-primas góticas da Hungria e República Tcheca é fascinante.

Prefeitura Municipal de Estocolmo na Suécia


É tudo muito bonito e bem feito, em local amplo e a céu-aberto, de superfície irregular, deixando algumas miniaturas em locais mais altos que outras. Existe um caminho sinuoso de cimento que vamos seguindo, e faz com que passemos por tudo, sem deixar nada para trás, muito prático. Cada atração do Parque Mini-Europe tem uma placa com um breve resumo sobre sua história e onde está localizada. Alguns países tem uma variedade maior de monumentos e cidades, enquanto outros apenas um ou dois, dependendo, principalmente, dos atrativos ou tamanho do país. O processo de criação de cada miniatura é demorado e bem complexo. Algumas maquetes chamam especialmente a atenção por serem mais complexas, como é o caso da Prefeitura de Bruxelas, para a qual foi esculpida a mão quase 300 estátuas, ou a bela Catedral de Santiago de Compostela, que exigiu 24 mil horas de trabalho para ser terminada. As mais detalhadas são também as mais caras, como, por exemplo, a Grand-Place de Bruxelas.

Casa do Parlamento em Londres na Inglaterra

Basílica de Sacré Coeur em Paris, França
Alguns monumentos são interativos e ao apertar um botão, é possível mover as gôndolas de Veneza, reproduzir parte da queda do Muro de Berlim, fazer o chão tremer com uma erupção do Monte Vesúvio e ver uma tourada na Plaza de Toros de Sevilla. Para os amantes do Ferrorama, em torno do Parque está construída uma gigantesca linha férrea, na qual um simpático trenzinho Thalys de Paris circula sem parar. Ouça os sinos do Big Ben no coração da cidade de Londres ou uma serenata dos bandolins de Veneza. Uma menina finlandesa mergulhará nas águas geladas do Lago Olavinlinna, quantas vezes você quiser. Sente-se ao lado dos borbulhantes riachos que passam pelos monumentos enquanto vasculha toda a Europa. Na chegada ao aeroporto, os aviões estão prontos para decolarem para a Bolsa de Valores de Copenhague, para a Acrópole em Atenas ou para os canais da antiga Amsterdam.

Arco do Triunfo em Paris, França

Aeroporto de Paris e Torre Eiffel ao fundo
A máquina fotográfica é essencial neste passeio. Uma boa dica é visitar o Mini-Europe assim que chegar à Europa, pois através dessa visita, você "conhecerá" lugares que com certeza não sabia da existência, e terá muita vontade de conhecer. Tire fotos engraçadas ao lado da Torre Eiffel de quatro metros ou do Monumento a Cristóvão Colombo “anão”. Quanto estiver com fome, faça um lanche na taverna europeia do Parque. O Mini-Europe é o lugar ideal para passar algumas horas. Se você viaja com crianças, deveria ser uma visita essencial. O Parque é ao ar livre, por isso se estiver tempo de chuva nem vale a pena e se estiver muito sol não esqueça o protetor solar e a hidratação.



Acrópole em Atenas, Grécia

Mini-Europe fica abaixo do Atomium e pode ser acessada de carro ou metrô. Não há estacionamento no local, mas as ruas ao redor oferecem vagas pagas. O Mini-Europe abre todos os dias e cobra uma pequena taxa de entrada. A entrada para o Mini-Europe inclui um guia em português que indica o percurso e oferece dados sobre cada um dos monumentos. Você também pode comprar bilhetes combinados, tais como Mini-Europe + Atomium ou Mini-Europe + Planetário. Você também tem a opção de combinar entrada para o Mini-Europe com entrada para Océade. Este parque aquático contém áreas ao ar livre e cobertas com tobogãs, piscina de ondas, sauna, parques, complexos aquáticos e hidromassagem. Com incríveis 29 graus, o Océade é o lugar perfeito para se refrescar no calor do verão europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário