terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Tour pela Europa II - Berlim

Brandenburger Tor
A sexta etapa deste Tour pela Europa II foi em Berlim, Alemanha. A viagem de Bruxelas para Berlim foi de avião, saindo de Brussels Airport até Berlin Tegel Airport, via SN Brussels Airlines, numa viagem de quase 90 minutos de voo. O Berlin Tegel Airport (TXL) situa-se dentro dos limites da cidade, e é um hub de transferência importante para a Air Berlin, bem como para a Lufthansa e a Eurowings. A hospedagem em Berlim foi no Hotel Ibis Budget Berlin City Potsdamer Platz. Como o próprio nome diz, este hotel fica próximo à Potsdamer Platz, praticamente no centro da cidade. Se locomover na cidade é muito fácil e tranquilo, tem muitos ônibus e uma linha de metrô que te deixam na porta dos principais pontos turísticos. Berlim também é conhecida por seu sistema de ciclovias altamente desenvolvido.

Brandenburger Tor
Visitar Berlim é visitar a história recente da humanidade. Muita coisa aconteceu nesta cidade nos últimos 70, 80 anos: guerra, destruição, derrota, separação, reunificação, reconstrução e renovação. Berlim mudou sua cara e continua mudando! A cidade é uma mistura de prédios e monumentos antigos e históricos com construções de arquitetura moderna. Mas não só em termos de arquitetura, de “aparência física” que a cidade mudou.  Com a queda do muro, a cidade se abriu, ficou mais acessível e tornou-se multicultural, onde as mais variadas línguas, hábitos e culturas são encontrados. Berlim é um caldeirão cultural onde vivem povos de mais de 150 nações.

Gendarmenmarkt 

A mudança é uma característica da metrópole agitada e transbordante de energia. E mesmo assim Berlim também é uma cidade tranquila com muitas áreas abertas em que é possível respirar livremente. Berlim é uma das metrópoles mais verdes da Alemanha com grandes parques, bosques e lagos. Em toda cidade é possível encontrar lugares para relaxar. No verão, a vida da cidade é fora de casa: nos bares à beira-rio, cafés e nos cinemas ao ar livre nos quais é possível desfrutar do sol e das amenas noites de verão. A cidade é caracterizada por um contraste entre edifícios históricos e arquitetura contemporânea, entre tradição e modernidade. As atrações turísticas de Berlim contam a história de uma nação inteira, do Portão de Brandemburgo até a sede do governo alemão. Na capital alemã encontram-se todos os grandes edifícios do governo, entre eles o histórico Reichstag como sede do Parlamento Alemão.


Berliner Dom
Berlim cativa pela sua variedade fora do comum de atrações turísticas, vida cultural rica e por um modo de vida animado, mas ao mesmo tempo descontraído. Berlim determina as tendências mais recentes em estilo de vida, música e arte. Inspirados pela criatividade fora do comum chegam cada vez mais artistas de todo o mundo em Berlim e fazem da metrópole um dos lugares mais fascinantes da Europa. Berlim oferece muito mais do que história! A cidade é renomada por seus inúmeros e fantásticos museus, eventos culturais e vibrante vida noturna. E tem mais um excelente motivo para visitar a cidade: em Berlim as coisas são relativamente baratas. Entre as principais capitais europeias Berlim é uma das mais baratas.

Berliner Dom
Berlim é a capital e um dos 16 estados da Alemanha. É a maior cidade do país, além de ser a segunda mais populosa e a sétima área urbana mais povoada da União Europeia. Situada no nordeste da Alemanha, é o centro da área metropolitana de Berlim-Brandemburgo. Alguns séculos a.C. a zona onde hoje se situa Berlim começou a ser habitada por diversas tribos que se estabeleceram nas margens dos Rios Spree e Havel. Documentada pela primeira vez no século XIII, Berlim foi sucessivamente capital do Reino da Prússia (1701-1871), do Império Alemão (1871-1918), da República de Weimar (1919-1933) e do Terceiro Reich (1933-1945).

Berliner Fensehturm na Alexander Platz 

Após a derrota alemã na Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida: Berlim Oriental se tornou a capital da comunista Alemanha Oriental, enquanto Berlim Ocidental se tornou um enclave da capitalista Alemanha Ocidental, cercada pelo Muro de Berlim entre os anos de 1961-1989, enquanto a cidade de Bonn tornou-se a capital da Alemanha Ocidental. Após a reunificação alemã em 1990, a cidade recuperou o seu status como a capital da República Federal da Alemanha, sediando hoje 147 embaixadas estrangeiras. A cidade serve como um importante centro do transporte continental e é a sede de algumas das mais importantes universidades, eventos esportivos, orquestras e museus.


Oberbaumbrücke sobre o Rio Spree



Berlim teve um papel chave durante todo o século XX, por causa da Primeira e da Segunda Guerra Mundial e principalmente pela Guerra Fria, quando foi o centro da disputa mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética durante quase 50 anos. É, portanto, indiscutível afirmar que Berlim foi a cidade mais importante do mundo no século XX. Berlim é uma cidade global e um dos mais influentes centros mundiais de cultura, política, mídia e ciência. Sua economia é baseada principalmente no setor de serviços, abrangendo uma variada gama de indústrias criativas, as corporações de mídia e locais de convenções. Berlim também serve como hub continental para o transporte aéreo e ferroviário, e é um destino turístico popular. As indústrias significativas incluem TI, farmacêuticas, engenharia biomédica, biotecnologia, eletrônica, engenharia de tráfego e energia renovável.


DDR Museum
A cidade é impressionante. Com um passado sofrido, hoje é um dos mais influentes centros de política, cultura e ciência europeia, um exemplo para o resto do mundo. Além de ser muito famosa por toda a sua história e cultura, Berlim é uma cidade encantadora e considerada uma das mais modernas e sofisticadas da Europa. A quantidade de pontos e lugares turísticos para se conhecer lá é enorme, então o ideal é ficar pelo menos uns quatro dias por lá. Se você for ficar menos que isso, é bom se planejar bem e ver também onde ficar em Berlim para aproveitar melhor seu tempo e ficar perto dos principais pontos turísticos.  Berlim tem muito a oferecer aos turistas: excelentes restaurantes, grandes museus, uma história admirável, edifícios históricos e uma vida noturna incrível.

Girafa de Lego na frente
da Legoland, no Sony Center
na Potsdamer Platz


Berlim é conhecida por suas várias instituições culturais, muitas das quais com reputação internacional. A diversidade e a vivacidade da metrópole levaram a uma atmosfera liberal. Berlim é a cidade das artes, dos artistas e dos museus. Mais de 170 museus – entre eles a mundialmente conhecida Ilha dos Museus – mostra seus tesouros do mundo. A Ilha dos Museus é uma ilha que possui cinco museus, e cada um tem um foco e conta uma parte da história e da cultura de Berlim e da Alemanha. O conjunto na Ilha dos Museus é um Patrimônio Mundial da UNESCO e está situado na parte norte da Ilha Spree entre o Rio Spree e o Kupfergraben. É uma quantidade enorme de museus, obras e lugares para conhecer em um dia e o lugar perfeito para rechear seu roteiro de viagem de Berlim com história e cultura. Se você gosta de museus, coloque a Ilha dos Museus na sua lista de “o que fazer em Berlim” e reserve mais de um dia para conhecer o lugar.

Französische Friedrichstadtkirche


A cidade oferece um número quase infinito de atrações. Os semáforos de Berlim são muito famosos. Eles só podem ser encontrados em Berlim, e são ainda da época da Alemanha Ocidental. Entre as mais populares atrações estão o lindo Brandenburger Tor e perto, o Monumento do Holocausto, o Reichstag, a East Side Gallery, a famosa Berliner Fernsehturm, o Berliner Schloss, que está sendo reconstruído, e o Checkpoint Charlie. A Catedral de Berlim é um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade, além de ser a maior igreja protestante da Alemanha e seu interior é incrível, com muitas obras e desenhos que mostram a história religiosa da cidade. Durante a noite sua iluminação é impressionante e em algumas datas especiais eles fazem a iluminação temática que é incrível. Vale a pena visitar no final da tarde, para ver de dia e de noite. Também vale a pena passar na Nivea Haus, casa da famosa marca de cremes Nívea.

Berliner Dom
O principal ponto turístico de Berlim é sem dúvidas o Portão de Brandemburgo, que é o símbolo mais importante da cidade e mais procurado pelos turistas. É um dos monumentos mais importantes da Alemanha e mais simbólicos da história do século XX. Além de ser uma obra prima da arquitetura alemã, ele é símbolo da separação das duas Alemanhas, que eram divididas pelo Muro de Berlim. O Muro de Berlim já foi derrubado e é considerado um dos marcos históricos mais importantes da Alemanha e do mundo. Uma parte do muro foi preservada e muitos turistas vão até lá para tirar fotos e relembrar um pouco da história que marcou a guerra mundial. Pela sua história, é um ponto turístico bem importante em Berlim, mas que não vai gastar muito tempo da sua viagem, pois não tem muito que fazer por lá, além de conhecer e tirar algumas fotos. Como fica no centro, você pode aproveitar e já visitar outros pontos turísticos como a Potsdamer Platz e a Berliner Fernsehturm, que estão todos nessa região. 

Altes Museum
Um passeio legal de fazer em Berlim é visitar a Berliner Fernsehturm, que é a maior torre da Alemanha e tem um observatório no topo onde é possível ver toda a cidade. Ela se localiza no centro da cidade, na Alexanderplatz e pode ser vista de diversos pontos da cidade, inclusive já do avião, dependendo da rota feita. Com milhões de visitantes por ano, a Berliner Fernsehturm é uma das atrações mais populares de Berlim e um dos pontos turísticos que você mais vai ver durante a viagem. Quem gosta de fazer compras vai se encantar com a Kurfürstendamm. Lá você encontrará de tudo, de marcas populares às lojas de marcas famosas. Incontáveis opções de compras oferecem a elegante Friedrichstrasse e as butiques originais nos Hackesche Höfe

Berliner Mauer
O Memorial do Holocausto em Berlim, conhecido como Holocaust Mahnmal, é um ponto turístico muito visitado pelos judeus e viajantes do mundo todo que estão na Alemanha. É um Memorial que foi criado em homenagem aos judeus que foram mortos na Europa, mais de seis milhões, na época do nazismo. O Memorial do Holocausto recebeu várias propostas de como seria construído, e quem ganhou esse processo foi o americano Peter Eisenman e o Memorial foi entregue somente em 2004. O Memorial fica localizado na região central de Berlim e fica bem ao lado do Portão de Brandemburgo.

Esculturas às margens
do Rio Spree






Se você quer algo tranquilo e calmo, diferente da vida agitada no centro da cidade, vá ao Nikolaiviertel, no Centro Histórico de Berlim. Berlim é famosa pelos seus maravilhosos museus, os mais famosos sendo o Pergamon Museum, o DDR Museum, o Judisches Museum Berlin, o Deutsches Technikmuseum e o Museu Histórico Alemão. Se você faz questão de ver todos (ou pelo menos boa parte deles), adquira o Museum Pass para aliviar o bolso. Outra maneira de ver várias atrações é fazer um passeio de barco pelo Rio Spree, vale muito a pena. O Palácio do Reichstag é o prédio que abriga o Parlamento Alemão e uma das atrações turísticas mais visitadas de Berlim. Ele foi projetado por Paul Wallot e é um deslumbrante edifício em estilo neorrenascentista com dimensões enormes que impressionam os turistas. O Palácio do Reichstag é associado com importantes momentos da história da Alemanha. A cúpula e o terraço do Palácio de Reichtag podem ser visitados de graça, mas é preciso agendar no site com pelo menos dois dias de antecedência.

Orquestras de peso – como a mundialmente aclamada Filarmônica de Berlim – e os três grandes teatros de ópera com suas sensacionais encenações de ópera e balé fazem de Berlim o “Eldorado” para amantes da música clássica de todo o mundo. Uma cena inovadora de música, dança e arte se desenvolveu no século XXI. Os jovens, artistas e empresários internacionais continuaram a se estabelecer na cidade e fizeram de Berlim um centro de entretenimento popular do mundo. E os inúmeros teatros, teatros de variedades, teatros de revista e inúmeros cabarés garantem a diversão para todos os gostos. A região da capital Berlim-Brandemburgo é um dos centros mais prolíficos de ensino superior e pesquisa na Alemanha e na Europa. Historicamente, 40 ganhadores do Prêmio Nobel são filiados com as universidades com sede em Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário