segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Barcelona - Camp Nou

Camp Nou
Camp Nou, onde o FC Barcelona tem jogado desde 1957, é um grande estádio de futebol que suporta quase 100 mil espectadores. Em termos de capacidade está entre os maiores estádios do mundo. Faz o maior barulho quando o time vai bem e um imenso silêncio quando está perdendo. Se você não pode estar lá em dia de jogo (normalmente, você consegue ingressos se você tentar), mas adora o time, vale a pena visitar o Museu do clube. O excelente tour guiado do estádio leva você ao vestiário do time visitante e uma caminhada pelo famoso túnel de entrada no campo. Ande sobre a grama e desfrute de uma vista panorâmica do estádio. Você também visitará a Capela, a Sala de TV, a Sala de Imprensa, a Zona da Fundação e o Camarote Presidencial, onde há uma réplica da Taça dos Campeões Europeus, que a equipe ganhou em Wembley, em 1992, em Paris em 2006, e em Roma, em 2009.

Camp Nou

Camp Nou
O FC Barcelona, ou Barça, fundado em 1899, por um grupo de futebolistas suíços, ingleses e catalães, é “mès que un club” (“mais do que um clube”), sendo todo um símbolo para a cidade de Barcelona e a Catalunha. Como resultado, o Foot-Ball Club Barcelona nasceu de forma cosmopolita, que paradoxalmente lhe caracterizaria juntamente com o espírito catalão, que o clube só exaltaria mais tarde. O nome em inglês, língua da terra de criação do futebol, a Inglaterra, era comum na época. As cores também seriam influência externa: seriam, portanto, vermelho e azul. O vermelho acabaria substituído pelo grená, por ser esta a cor que o desenhista do escudo possuía a disposição. Ao contrário das principais equipes de futebol, os próprios torcedores são quem operam o funcionamento do clube. Por isso, seu estádio também é muito mais que um simples palco para eventos esportivos, sendo a Meca de muitos fãs do futebol mundial. 

Camp Nou

Sala de Imprensa
O FC Barcelona é, afinal de contas, um dos times mais conhecidos e de sucesso do planeta. O Camp Nou está no distrito residencial de Les Corts. Nas instalações do clube, além do estádio de futebol, encontram-se o Palau Blaugrana (ginásio onde jogam os times do Barça de basquete, handebol e outros esportes), a Pista de Gel (pista de gelo, onde joga o time de hóquei do Barça) e o Miniestadi (um campo de futebol de menor proporção que o Camp Nou, onde jogam os times de futebol do Barça das categorias inferiores).






A história do FC Barcelona pode ser claramente dividida em três fases principais. No início, o clube teve que mudar constantemente o local dos seus jogos. Na segunda fase, o Barça se consolidou ao encontrar um lar permanente em Les Corts. E a terceira fase, junto com a construção do Camp Nou, reflete a expansão e a grandeza do clube em escala global. O antigo campo de Les Corts, inaugurado em 1922, passou por diversas reformas para acomodar o sempre crescente grupo de torcedores do Barça. Desde 1948, as pessoas já estavam mais e mais interessadas na ideia de construir dependências totalmente novas, mas isso não era algo fácil. Era necessário convencer as autoridades locais de que um novo estádio seria capaz de se encaixar nos planos de desenvolvimento da área superior da Diagonal.

Banco dos Reservas

Banco dos Reservas
No repressivo regime do general Francisco Franco, que governou a Espanha de 1939 a 1975,  a única forma de o povo catalão expressar abertamente seu orgulho e sua identidade era por meio do futebol. Principalmente se o adversário fosse o Real Madrid, que sempre representou o governo central. Após a Guerra Civil Espanhola, o vitorioso General Franco proibiu oficialmente manifestações culturais que não as castelhanas no país, vedação que se estendia ao uso da língua catalã. Estas medidas fizeram com que houvesse alterações no Barcelona: do nome, para Club de Fútbol Barcelona; e no símbolo, em que quatro faixas vermelhas na parte superior direita, alusivas à bandeira da Catalunha, foram diminuídas para duas, para representar a bandeira da Espanha. Nesta época, o clube começou a atrair mais e mais sócios a cada ano, o que também significava um número maior de espectadores nas partidas. Mas estava se tornando cada vez mais evidente a necessidade real do clube de construir um estádio completamente novo, e, portanto, a diretoria juntou tais melhorias em Les Corts com os planos de tornar o sonho de um novo estádio realidade. 

É possível dizer muito sobre o sucesso ou a decadência de um clube esportivo avaliando a evolução das suas instalações. O Camp Nou passou por algumas reformas. Em 1981, o estádio foi ampliado para 150.000 lugares para a Copa do Mundo FIFA de 1982, disputada na Espanha. Em 1998, visando a obedecer às normas da União das Federações Europeias de Futebol, substituiu as áreas onde torcedores ficavam de pé por assentos, diminuindo sua capacidade para exatamente 99.786 lugares. É o quinto maior estádio de clubes do mundo e o maior do continente. É uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. O Barcelona é o segundo clube de futebol mais valioso do mundo, e o quarto clube de futebol mais rico em termos de receita.

O Barcelona investiu suor para que o Museu Del Futbol Barcelona estivesse à altura da história do time. Lá você verá as glórias e as conquistas do time de futebol que é o orgulho e símbolo de resistência cultural da Catalunha e de seu povo. A trajetória da equipe e seus grandes craques (como Cruyf, Rijkaard, Romário, Ronaldo, Xavi, Rivaldo e, claro, Lionel Messi) são contados em grandes painéis e a sala de troféus com as taças da Champions League. Seu nome oficial era Estadi Del Fútbol Club Barcelona até 2000/2001, quando uma votação realizada entre os torcedores oficializou a sua denominação popular, Camp Nou (Campo Novo). Desde 1998/1999, é um estádio cinco estrelas segundo a União das Federações Europeias de Futebol.

Sala de Troféus do FC Barcelona

Sala de Troféus do FC Barcelona
Nacionalmente, o Barcelona conquistou 23 vezes a La Liga, 27 vezes a Copa Del Rey, 11 vezes a Supercopa da Espanha, três vezes a Copa Eva Duarte e duas vezes a Copa da Liga Espanhola, sendo o detentor do maior número de troféus nas quatro últimas competições citadas. No que diz respeito ao futebol internacional, o clube sagrou-se vencedor da Liga dos Campeões da UEFA em cinco oportunidades, tendo cinco triunfos na Supercopa da UEFA e quatro na Taça dos Clubes Vencedores de Taças, sendo que nesta foi o maior vencedor; a equipe também acumula a maior quantidade de títulos na Taça das Cidades com Feiras, três, e na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, duas. O Barcelona esteve na primeira posição do ranking mundial de clubes da IFFHS em 1997, 2009, 2011 e 2012, e atualmente ocupa a segunda posição no ranking de clubes da UEFA. A principal rivalidade do time é com o Real Madrid, onde as partidas disputadas entre as duas equipes são chamadas de El Clásico.

Sala de Troféus do FC Barcelona

Escudo do FC Barcelona no gramado do Camp Nou
O Barcelona é um dos clubes com o maior número de torcedores ao redor do mundo, se tornando a equipe com o maior número de seguidores em redes e mídias sociais entre todos os esportes. Os jogadores do Barcelona possuem o recorde de maior número de conquistas do prêmio de Futebolista do Ano na Europa, com 10 vitórias, bem como o de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, com sete. O clube é um dos membros fundadores da La Liga, e também um dos únicos três que nunca foi rebaixado para a Segunda Divisão, juntamente com o Real Madrid e o Athletic Bilbao. 

Camp Nou

Nenhum comentário:

Postar um comentário