quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Tour pela Europa I - Barcelona

Museu Nacional d'Art de Catalunya 
Depois de conhecerem a Suíça, era hora de botar o pé na estrada. Eles embarcaram na Gare Genève CFF em direção a Barcelona, na Espanha. Seria uma viagem noturna com quase 10 horas de duração e desembarcaram na Estación de Francia. Da Estação eles foram direto para o Sant Jordi Hostels fazer o check-in. O Sant Jordi Hostels é uma rede de albergues com cinco unidades em Barcelona, e a que eles ficaram é administrado por brasileiros. Como eles ficaram confortavelmente instalados em cabines com camas, estavam descansados para conhecerem a cidade. Barcelona é uma cidade gostosa de passear, tem um clima mais leve e com muita gente nova. A maioria das atrações é a céu aberto e tem que andar muito, portanto sugiro que vá durante o verão ou primavera.

Museu Nacional d'Art de Catalunya

Museu Nacional d'Art de Catalunya


Museu Nacional d'Art de Catalunya

Estación de Francia
Quando a gente chega num lugar novo nada melhor do que fazer uma city tour para dar uma ideia geral, se localizar, e com guia em português, melhor ainda! Um sightseeing é bárbaro porque podemos parar e descer nos pontos turísticos e pegar outro ônibus em seguida, com o mesmo passe. Além do mais a vista do ônibus de dois andares é ótima para tirar fotos. Há duas opções, uma pela Rota Leste, passando pelos principais pontos turísticos: Plaça Catalunya, Catedral-Barri Gòtic, Barceloneta, Port Olímpic, Sagrada Família, Parc Güell, Tibidabo, La Pedrera, Casa Battló, ou Rota Oeste: World Trade Center, Jardins de Miramar, Anella Olímpica, Poble Espanyol, Camp Nou (F.C. Barcelona), Montjuic, L’Illa Diagonal. Os meninos fizeram a Rota Leste, mais interessante.

Cercle Artistic de Sant Lucc

Parlamento Autônomo
Barcelona é a maior cidade e a capital da Comunidade Autônoma da Catalunha, no nordeste da Espanha; é também a capital da Comarca de Barcelonès e da Província de Barcelona. É a segunda maior cidade da Espanha e da Península Ibérica, atrás apenas de Madri. É a maior metrópole da Europa dentre as localizadas na costa do Mar Mediterrâneo. É a parte principal de uma união de cidades e municípios adjacentes chamada Área Metropolitana de Barcelona. Está localizada entre a foz do Rio Llobregat e a foz do Rio Besòs sendo limitada a oeste pela Serra de Collserola, a 160 quilômetros ao sul das montanhas dos Pirineus. Lá se encontram as instituições mais importantes do governo da Catalunha: a Generalidade da Catalunha (governo autônomo) e o Parlamento Autônomo.

Parlamento Autônomo

Port Vell
Quando a gente viaja para uma cidade é legal conhecer um pouco da sua história. Para mim, o mais legal das cidades da Europa é que elas têm mais de 2.000 anos de história, começando lá no tempo dos romanos. Os primeiros vestígios de povoamento em Barcelona remontam ao final do Período Neolítico (2.000 a 1.500 a.C.). Uma lenda atribui sua fundação a Hércules, 400 anos antes da fundação de Roma. É conhecida também por “Cidade Paralela”, por ter ruas paralelas e perpendiculares. Barcelona cresceu e anexou municípios vizinhos que atualmente são bairros da cidade. Foi, historicamente, uma cidade muito ligada à indústria. Foi a primeira cidade em Espanha a acolher a Revolução Industrial e, apesar de ter tido algumas crises econômicas, é hoje o maior centro industrial do país. 

Port Vell


Port Vell


Port Vell, conhecido como "O Paliteiro"

Plaça de Catalunya
O Porto de Barcelona converteu-se, nos últimos anos, no mais importante do Mar Mediterrâneo em tonelagem de mercadorias e contentores. Também é o primeiro porto mediterrânico em número de cruzeiros que fazem escala na cidade. Importante centro de cultura, economia e política, Barcelona, é uma referência não só dentro de Espanha como também no contexto da União Europeia. Barcelona oferece ao visitante a possibilidade de percorrer a pé desde as ruínas romanas e a cidade medieval até os bairros do modernismo catalão, com seus edifícios característicos, suas ruas arborizadas e suas largas avenidas. A cidade antiga é praticamente plana, enquanto os bairros novos, à medida que se aproximam da Serra de Collserola, ganham um aspecto montanhoso. 

Mercat de La Boqueria






Um dos lugares mais frequentados de Barcelona é a Rambla, uma passarela situada entre a Plaça de Catalunya e o Port Vell. A parte do meio dessa avenida, com árvores enfileiradas, é dedicada aos pedestres, onde há cafés, quiosques, mímicos, floristas e turistas. Passeando pela Rambla, podem-se admirar vários edifícios de interesse, como o Palau de La Virreina, o Mercat de La Boqueria e o Grand Teatre Del Liceu. Só é preciso tomar um pouco de cuidado: proteja sua bolsa ou mochila e nunca deixe sua carteira no bolso de trás, uma vez que os batedores de carteiras são comuns nessa região.


Banca de sucos no Mercat de La Boqueria


Banca de mariscos no Mercat de La Boqueria

La Rambla
A Rambla termina junto ao Port Vell, onde o Monument a Colón aponta para o mar. Próximo dali se encontra o Museu Marítim de Barcelona, dedicado, sobretudo à história naval do Mediterrâneo e no qual se exibe a reprodução em escala real de uma antiga galera de combate. O Porto antigo oferece outros atrativos, como o Mare Magnum: um centro comercial com lojas, restaurantes, cinema e um aquário da fauna marinha mediterrânea. O centro ainda é composto pelo Barrí Gótico, que conserva a arquitetura típica da Baixa Idade Média. Uma rua lateral à Rambla conduz à Plaça Reial: uma praça com palmeiras, edifícios, cervejarias, restaurantes e postes desenhados por Antoni Gaudí.

Artistas de rua em La Rambla

Artistas de rua em La Rambla

Fonte Mágica do Montjuic
Duas montanhas dominam a cidade convertidas em mirantes. O Montjuic é um pequeno monte situado junto ao Porto, em cujo topo encontra-se uma antiga fortaleza que serviu para vigiar a entrada de Barcelona pelo mar. Nessa montanha encontram-se ainda as instalações olímpicas – o Estádio Olímpico Lluis Companys, o Palau Sant Jordi e as Piscinas Picornell. Também pode ser visto em Montjuic o Jardim Botânico, que dispõe de uma coleção única de cactos e o Museu Nacional d'Art de Catalunya (MNAC) que abriga a mais importante coleção de arte da cidade. Inclui o que talvez seja a maior exposição de peças de arte românica do mundo e o melhor da coleção europeia de afrescos dos primórdios da era medieval. 

Fonte Mágica do Montjuic


Fonte Mágica do Montjuic

Monument a Colón
Nem todo mundo tem tempo de ir ao Tibidabo e se for inverno a coisa fica mais difícil. Durante o inverno o Parque fica fechado e o transporte para lá é limitado. No entanto, em outros períodos é fácil chegar lá em cima. O Tibidabo, na parte alta da cidade, é a outra montanha de Barcelona. Pode-se ir ao Tibidabo de carro, ônibus ou funicular. No Tibidabo, encontram-se a Igreja do Sagrado Coração, visível de toda a cidade, o Parc de Atracciones Del Tibidabo e a Torre de Collserola, antena de telecomunicações que dispõe de um mirante.

Museu Maritim de Barcelona

Nenhum comentário:

Postar um comentário