sábado, 12 de setembro de 2015

Buenos Aires - Casa Rosada

Casa Rosada
Os lugares turísticos mais importantes se encontram no Centro Histórico da cidade, setor formado praticamente pelos bairros de Montserrat e San Telmo. A cidade começou a se construir ao redor da Plaza Mayor, hoje Plaza de Mayo, onde as instituições administrativas da colônia estavam instaladas. A leste da Plaza pode-se observar a Casa Rosada, assim chamada pela cor aproximadamente rosa, atual sede do Poder Executivo da Argentina, onde, antigamente, se encontrava a Fortaleza Real de Don Juan Baltazar da Áustria, construída no início do século XVI às margens do Rio de La Plata.

Casa Rosada e Pirámide de Mayo

Casa Rosada
O chefe de governo seguinte decidiu construir muralhas de 120 metros de altura, um fosso e também uma ponte levadiça. E no começo do século XVIII o local se tornou um verdadeiro Forte. Passou por reformas que o deixaram mais sólido e seguro e serviu de residência para governadores e vice-reis espanhóis. Depois disso muitos outros governantes passaram por lá e fizeram algumas alterações em sua estrutura e arquitetura. Quem resolveu pintar o prédio de rosa foi Sarmiento, que também inseriu jardins. A cor rosa do prédio é um dos chamarizes. As diferentes versões históricas dizem que na época em que foi pintada foi utilizada uma cor mais barata, feita a partir de sangue animal, e que era rosada. Outras versões dizem que foi uma junção das cores vermelho e branco, ligadas a dois partidos políticos da época. Seja qual for o motivo, é bom entender que a Casa Rosada tem essa cor apenas do lado de fora. No seu interior podemos achar uma variedade de tons totalmente diferentes onde a tonalidade rosa justamente brilha… pela sua ausência!

Casa Rosada

Casa Rosada
Após a independência, o Forte perde sua função, e na metade do século XIX é condenado à demolição para ser construído em seu lugar o edifício da Alfândega Nova, conhecido como Aduana Taylor (hoje Museo Del Bicentenario). Em 1873, começa a construção do Palácio dos Correios. Anos mais tarde, decidiram-se construir o Palácio do Governo ao lado do Posto de Correios e juntar os dois prédios por meio de um arco, que atualmente é a entrada principal. A Casa Rosada, do ponto de vista arquitetônico é eclética, combinando elementos de diferentes estilos, especialmente franceses e italianos. No lado direito da fachada principal está o famoso balcão usado por líderes diferentes para seus discursos, incluindo as ocorrências históricas de Evita e Juan Domingo Peron. Olhando de frente é possível ver certa falta de simetria na sua arquitetura. A entrada principal está no centro, sim, mas um dos lados acaba sendo mais comprido que o outro. Isso tem uma explicação: o lado direito (sul) foi reduzido 17 metros para permitir a construção da Avenida Hipólito Yrigoyen. Uma das avenidas laterais da Plaza de Mayo, onde também se encontra o edifício da AFIP (a Receita Federal Argentina).

Casa Rosada
A Casa Rosada possui fama internacional por ter sido palco de importantes manifestações políticas e artísticas. Por exemplo, várias cenas dos filmes "A História Oficial" e "Evita" foram gravadas na Plaza e nas sacadas do Palácio. O Palácio é famoso pelo seu grande acervo de pinturas e esculturas, além da sua arquitetura. O Palácio foi declarado Patrimônio Histórico Nacional em 1942. Por fora todo mundo conhece. Sem dúvida nenhuma, pois a Casa Rosada aparece como um dos elementos visuais mais clássicos de Buenos Aires. Mas ao mesmo tempo são poucos os turistas que já atravessaram a porta principal da famosa Casa de Governo argentino.

Plaza de Mayo e Casa Rosada ao fundo
A Casa Rosada tem visitas guiadas gratuitas para aqueles que querem conhecer a sua história e arquitetura. Durante as visitas os guias turísticos são os granadeiros. O passeio inclui os principais setores da Casa do Governo, como Salão de Patriotas Latino-americanos, onde podem ser vistos pinturas e retratos de líderes latino-americanos; Pátio das Palmeiras, Salão das Mulheres Argentinas, dedicado a mulheres que se destacaram na história do País; Varanda para a Plaza de Mayo, o Salão Branco, por onde já passaram importantes personalidades da história argentina e de outros países; a Sala Presidencial e o Salão Sul, entre outros.

Pirámide de Mayo
A beleza interior da Casa Rosada tem algumas semelhanças com outros lugares icônicos de Buenos Aires como o Teatro Colón. Só que não se trata de uma coincidência: o arquiteto italiano Francisco Tamburini deixou a sua marca nos dois míticos lugares. O único presidente argentino que morou na Casa Rosada foi Roque Saenz Peña, entre 1910 e 1914. Mesmo tendo a sua residência no requintado Bairro de San Isidro, o então presidente preferiu morar na Casa de GovernoPor questões de saúde resolveu se instalar numa das laterais do Pátio das Palmeiras junto com a sua família. O espaço foi devidamente reformado e fechado com enormes vitrais para manter a privacidade do grupo familiar presidencial. Os mesmos podem ser apreciados numa das galerias do primeiro andar.

Pirámide de Mayo






O Salão Evita Perón está divido em duas partes: uma sala e um salão com uma enorme mesa de 28 cadeiras. Nesse salão são realizadas atualmente as reuniões ministeriais. A sala conserva a mesa de trabalho da Evita quando ela dirigia a Fundação de Caridade que levava seu nome. A Varanda para a Plaza de Mayo é provavelmente o canto mais fotografado e famoso da Casa de Governo argentino. Além da popular Evita e seu marido, outras grandes celebridades argentinas e internacionais assomaram a sua figura na popular sacada. Alguns nomes? O Papa João Paulo II, a seleção argentina de futebol em 1986, além da própria Madonna no filme “Evita”. Uma sacada com muita história, realmente. O acesso se realiza através do Salão de Evita Perón.

El Cabildo na Plaza de Mayo
O Salão Branco é um dos lugares mais importantes da Casa Rosada. Nele são efetuadas as cerimônias mais relevantes, incluindo a entrega do mando presidencial a cada quatro anos. A cada flanco do Salão Branco aparecem mais dois salões de menor tamanho: o Salão Norte e o Salão Sul. A decoração é de tirar o fôlego: uma combinação de requinte e bom gosto em iguais proporções. Podemos encontrar mármore de Carrara e brilhantes pisos de carvalho por tudo quanto é lado. Mas quem decididamente rouba a cena acaba sendo o imenso lustre, que pesa ao redor de 1,2 mil quilos. A Sala Presidencial, onde o presidente da Argentina faz seus despachos, também faz parte do roteiro, mas, neste espaço, não é permitido filmar ou fotografar. Antes da entrada, é feita uma rápida revista para ver se todos os equipamentos estão desligados. A visita se encerra no salão onde estão expostos os bustos de todos os ex-presidentes da Argentina. O Pátio das Palmeiras é também conhecido como o Pátio da HonraTrata-se de um amplo espaço aberto no meio da Casa de Governo, onde sobressaem quatro palmeiras plantadas no início do século XX. Mas elas não estão sozinhas: pelo contrário, estão acompanhadas por uma pequena fonte d’água localizada no centro. A vista das galerias de estilo europeu é bem interessante e comunicam as duas partes principais da Casa Rosada.


Prédios da Avenida de Mayo

Prédio da Avenida de Mayo
As visitas devem ser solicitadas pelo menos com 15 dias de antecedência no site da Casa Rosada. Atente-se ao marcar a visita: se você estiver ligando de outro país como o Brasil, é bom ter em mente a mudança de fuso horário da Argentina para o Brasil, pois os funcionários da Casa Rosada marcarão o horário no relógio de Buenos Aires. Os visitantes devem chegar 20 minutos antes do tempo da visita, pela Calle Balcarce, 50, no Distrito de Montserrat, com um documento de identidade (cédula ou passaporte) e a confirmação da visita impressa ou em telefone celular. Depois de confirmar o agendamento com os funcionários, é preciso passar por um detector de metais e aguardar a formação do grupo daquele horário que tem, no máximo, 30 pessoas. O tour, guiado por um funcionário do Governo Nacional, dura em torno de uma hora. A visita é feita em espanhol, mas dá para entender tudo perfeitamente (em alguns horários, pode ser possível encontrar o tour em português. Verifique na hora do agendamento). As visitas acontecem aos sábados, domingos e feriados, quando o presidente não está lá. 

Prédios da Avenida de Mayo

Prédio da Avenida de Mayo
Ver a Plaza de Mayo olhando-a da varanda da Casa Rosada, conhecer importantes fatos da história argentina, admirar detalhes de cada salão visitado, escutar as explicações do guia. Tudo vale a pena na visita à Sede do Governo argentino. Não deixe esse passeio de fora do seu roteiro. Uma vez na Casa Rosada, não deixe de visitar o Museu Del Bicentenário, inaugurado em 2011. Antes chamado Museo Del Bicentenario, o Museo Casa Rosada tem a entrada bem ao lado do Palácio do Governo argentino e sua exposição permanente é recheada de objetos de época e restos arqueológicos de Buenos Aires. Há objetos dos antigos governantes, fotos, carruagens lindíssimas e muitos outros itens. Há também o famoso mural "Exercício Plástico" do artista mexicano David Alfaro Siqueiros. O Museu tem algumas exposições temporárias que procuram focar em temas vinculados à vida dos argentinos. Como forma de incentivo à arte, eles possuem um espaço para a realização de diversas atividades culturais. Vale a pena para conhecer melhor um pouco sobre a história da Argentina. E o melhor de tudo é que a entrada é gratuita!

Prédios da Avenida de Mayo

Nenhum comentário:

Postar um comentário