quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Punta Del Este - Parroquia Nuestra Señora de la Candelaria

Parroquia Nuestra Señora de la Candelaria
Como sabemos o mundo é um lugar cheio de diversidades, com lugares exuberantes, com diversas culturas, e modo de se viver. Em meio a lugares remotos sempre há pontos turísticos que encantam e fascinam facilmente com suas belezas. A pequena Parroquia Nuestra Señora de la Candelaria, em frente à Plaza Del Faro de Punta Del Este, é um dos pontos de parada num tour pela cidade. Vale a pena conhecê-la para contemplação, pois Nossa Senhora da Candelária é a padroeira do balneário.

Altar da Paróquia com seu Crucifixo

Duas capelas foram construídas nas terras onde hoje está a Igreja da Candelária. Em 1903 a Junta Econômica e Administrativa doou ao Padre Lorenzo A. Pons os terrenos A e B do Bloco 69 com o proposito de que fosse levantado um templo. Nesse mesmo ano foi prevista a construção da capela, embora apenas entre 1908 e 1909, e por impulso dos Padres Capuchinhos as obras começaram. No plano inicial desenhado pelo arquiteto Carlos Medhurst Thomas, a capela não excedia os 37 metros cobertos. A Igreja foi inaugurada em 1911, financiada pelos aportes das esmolas e dos eventos feitos pela comissão de damas. Em 1913 foi realizada a Primeira Comunhão de 23 crianças locais, sendo o primeiro ato desta natureza realizado em Punta Del Este. Em 1919 Fray Celestino de San Colombano assumiu a Freguesia de Maldonado, que decidiu construir uma nova capela mais espaçosa. Ele então formou uma comissão de arrecadação de fundos.

Uma das capelas da Paróquia
Em maio de 1921 começa a remodelação e ampliação que cobriu 200 metros quadrados e a construção do campanário. A entrada foi construída ao norte e o altar ao sul. Teve um telhado de duas águas com telhas vermelhas e a atual torre sineira foi construída. A benção da nova capela ocorreu em fevereiro de 1922 e esteve a cargo do Arcebispo de Montevidéu, Monsenhor Juan Francisco Aragoné. Em 1941 o Padre Domingo de Tacuarembó assumiu a Freguesia de Maldonado e, pelo fato de a capela ter ficado pequena, decidiu ampliá-la. Mais uma vez, ele formou uma comissão “pró-ampliação do templo de Punta Del Este”. Decidiu-se solicitar a contribuição de 100 Pesos a 100 famílias abastadas com o objetivo de ampliar a capela e acondicioná-la para receber a grande quantidade de fiéis que vinham no verão. Com projeto do arquiteto Antonio Chiarino, o templo foi construído como é conhecido hoje. Em fevereiro de 1941, Monsenhor Alfredo Viola, Bispo de Salto, abençoou a pedra fundamental do novo templo a ser construído. Da capela anterior, restaram apenas o portal e a torre, construindo uma ampla igreja e adjacente a Casa da Freguesia.

Mosaicos no piso da Paróquia
Em janeiro de 1942, o Arcebispo de Montevidéu, Dom Antonio Maria Barbieri, abençoou o novo prédio. Em 1947, o altar de mármore pré-conciliar com um Tabernáculo de bronze foi adicionado. Em 1950 foi inaugurado o piso monolítico multicolorido com motivos geométricos, desenhado pelo arquiteto Antonio Meneghin. Em 1953, o perímetro interno da Igreja e os alicerces das pilastras foram revestidos com friso de mármore ônix. Em 1955, a então Vice Paróquia de Punta Del Este foi elevada à categoria de Paróquia, sendo o capuchinho Rafael M. de Montevidéu designado como primeiro Pároco. Nesse mesmo ano foi inaugurada a Fonte Batismal em mármore de Carrara. Em 1956, o Salão Comunal também era feito de mármore, com pequenas colunas de travertino romano. Em julho de 1965 foi entronizada na Igreja uma Imagem da Virgem de Luján, procedente do navio argentino “Santa María de Juján”, que nesse ano encalhou nas proximidades da Praia do Emir. Finalmente, em 1967, o Padre Anselmo M. de Treinta y Tres, realizou as reformas necessárias no templo para adaptá-las às reformas introduzidas pelo Concílio Vaticano II.

Esculturas no gramado da Paróquia
Reserve um momento para admirar o projeto simples, mas elegante da Igreja. A fachada azul claro cria um impacto impressionante em relação ao terreno ensolarado e ao céu azul da cidade. A entrada da Igreja e o campanário são as únicas características que restam da construção original. Entre e veja a nave dominada por arcos e pilares brancos. Observe o colorido chão de mosaico e as pinturas das Estações da Cruz, que decoram as paredes do interior. Vá até o altar e veja um ícone do crucifixo de Jesus incorporado a uma pintura de anjos em oração. Sente-se em um banco, aprecie o ambiente tranquilo do Igreja e reflita silenciosamente enquanto outros devotos chegam para fazer suas orações. Visite a Igreja em qualquer dia. Ela fica especialmente agitada aos sábados e domingos, quando residentes de Punta Del Este se reúnem para as missas de final de semana. A Igreja fica a uma caminhada de 10 minutos do Porto de Punta Del Este e a cerca de 20 minutos a pé do principal terminal de ônibus. O estacionamento é grátis nas ruas dos arredores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário