sábado, 26 de setembro de 2015

São Francisco do Sul - Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça

Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça
O Centro Histórico de São Francisco do Sul, tombado pelo IPHAN, preserva as cores de um rico patrimônio arquitetônico da cultura açoriana. Entre as principais construções, destaque para a Igreja Nossa Senhora da Graça, construída em 1699 e um dos cartões postais da cidade. É um centro que lembra bem a arquitetura e colonização de origem portuguesa. São casas e comércio de arquitetura barroca que rendem boas fotos aos visitantes. No início do século XVII quando se iniciou a povoação da Vila, já existia por lá uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Graça, ignorando-se a época e o local de sua construção. Em 1768, em função da prosperidade alcançada pela Vila, resolveram o Conselho, juntamente com os principais da Vila e com o povo, edificar um novo templo na localidade. Foi construída por escravos, milicianos e pelo povo do lugar. A argamassa utilizada na construção era composta de cal de concha, areia e óleo de baleia. A instalação do relógio na torre se deu em 1908. 

Via Sacra da Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça

Altar da Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça
Originalmente construída em estilo veneziano e com uma só torre, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça sofreu diversas modificações que a descaracterizaram, ignorando-se a que estilo ficou pertencendo. A última delas foi a edificação de uma torre mandada executar pelo Vigário da Paróquia. Na mesma época da construção da segunda torre, houve uma reparação do telhado, substituição do assoalho por ladrilhos, além de uma pintura geral interna e remodelação do Altar-Mor, substituindo o estilo gótico pelo estilo português. Toda sua imponência revela a religiosidade que a comunidade possui, propiciando um espaço de louvor para moradores e turistas. 

Presépio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça

Nave da Igreja Matriz
              Nossa Senhora da Graça
No interior da Igreja está a imagem da padroeira, que data de 1553 e foi deixada ali pelos espanhóis, que ergueram uma capela em homenagem a ela depois de serem salvos de um temporal. Também há estátuas barrocas dos séculos XVII e XVIII e um órgão trazido do Rio de Janeiro em 1823 e que é utilizado até hoje. Atualmente a Igreja é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade de São Francisco do Sul, sendo visitada todos os anos por pessoas de diversos lugares do mundo. Anexo a Igreja fica o Museu de Arte Sacra – Padre Antônio Manuel da Nóbrega. Inaugurado em 2013, tem cerca de 800 peças em seu acervo, e está voltado ao estudo, pesquisa e preservação de objetos de arte sacra. Um dos lugares muito bacanas no centro é a Rua Dr. Luís Gualberto. Uma ladeirinha, de calçamento de pedra, rodeada de casas coloniais e de onde se avista a torre da Igreja Matriz e do outro lado, se chega ao Mercado Público. Prepare a máquina, celular o que for, pois o ponto rende ótimas imagens!!

Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça
           vista da Rua Dr. Luís Gualberto

Igreja Matriz Nossa
        Senhora da Graça vista da
        Rua Dr. Luís Gualberto
Com esta postagem acabo nosso Cruzeiro Rumo ao Prata. Depois de São Francisco do Sul desembarcamos em Santos com muita história na bagagem para contar.
O próximo pacote de viagens será “Tour pela Suíça”. Aguardem.










Nenhum comentário:

Postar um comentário