segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Tour pela Suíça - Genebra

Genebra às margens do Lac Léman
Genebra está localizada no oeste do país, encravada entre os picos alpinos das proximidades e o terreno montanhoso do Jura, figurando como a segunda cidade mais populosa da Suíça, depois de Zurique, sendo a mais populosa da região francófona suíça. Situada onde o Rio Ródano se despede do Lago Léman, no pequeno lago ou Lago de Genebra, é também a capital do Cantão de Genebra. Aparece pela primeira vez na história como uma cidade fronteiriça, fortificada contra os celto-germânicos helvécios, que os romanos conquistaram em 121 a.C. A Reforma Protestante no século XVI influenciou Genebra. O protestante João Calvino residiu na cidade e se tornou seu líder espiritual.


Lago Genebra ou Lago Léman

Hospital da Cruz Vermelha
Como uma importante cidade global, Genebra é ao lado de Nova York, o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional em razão da presença de inúmeras organizações internacionais (mais de 20 organizações internacionais e mais de 250 organizações não governamentais), sendo a cidade sede de diversos departamentos e filiais das Nações Unidas, da Cruz Vermelha e da UNESCO – fazendo com que Genebra tenha a alcunha de “Cidade da Paz”, uma vez que lá foram assinados diversos tratados em prol da paz mundial. Além de ser uma cidade de congressos, Genebra é também um centro de cultura e história, de feiras e exposições. 


Genebra

Genebra
Genebra é considerada um dos mais importantes centros financeiros do mundo, estando à frente de Tóquio, Chicago, Frankfurt e Sydney, e em terceiro lugar na Europa, depois de Londres e Zurique. É classificada como a terceira cidade com maior qualidade de vida no mundo (e na Suíça, superada somente por Zurique). Foi também considerada a quinta cidade mais cara para se viver no mundo. Paraíso dos endinheirados. A cidade respira e pulsa de uma forma espetacular. É uma cidade que realmente encanta. 




Embaixada da Índia
A economia de Genebra é principalmente orientada para serviços. A cidade tem um setor financeiro importante e antigo, que é especializada em bancos privados e ao financiamento do comércio internacional. É também um importante centro de comércio de comodidades. Genebra também acolhe a sede internacional de muitas empresas multinacionais. Mas a maior contribuição de Genebra para o mundo não reside exatamente em suas instituições, e sim no seu caráter multicultural, que flui em teatros, óperas, mais de 1.300 cafés e restaurantes de gastronomia requintada, além de 2.000 anos de história retratados em dezenas de museus. Não à toa, 43% dos seus habitantes são estrangeiros, que convivem em perfeita harmonia a despeito da variedade de idiomas, preferências gastronômicas e manifestações artísticas. Definitivamente, a neutralidade suíça não faz de Genebra uma cidade morna. É imparcial sim, mas cheia de personalidade.


Societé des Arts Athenée

Jet d'Eau do Lago Genebra
O símbolo da "menor metrópole do mundo" é o "Jet d'Eau" – uma fonte cujo jato d’água chega a 140 metros de altura, situado na periferia do Lago Genebra, 500 litros de água são jogados para o alto a cada segundo, numa velocidade de aproximadamente 200 quilômetros por hora. O primeiro jato do Lago foi criado em 1886 e não tinha nada de turístico: o objetivo era apenas controlar a pressão. É que a empresa que distribui água pela cidade não sabia lidar com o excesso de pressão acumulada no sistema hidráulico de noite, quando o consumo de água em Genebra era menor. Logo o problema foi resolvido, mas nessa altura o Jet d’Eau já era um símbolo de Genebra. Em 1891, a estrutura foi colocada na posição atual e declarada monumento da cidade pela Prefeitura.


Jet d'Eau do Lago Genebra







A maioria dos grandes hotéis, assim como muitos restaurantes, está situada na margem direita do Lago. O Lago é enorme e se divide entre a Suíça e a França, com várias vilas interessantes de cada um dos lados. Os suíços tornam o que já é bonito ainda melhor, decorando as margens do Lago com jardins e mais jardins. E não pense que o Lago é só paisagem: praias fazem sucesso no verão. O fato é que o Lago atrai vários moradores ilustres.


Prédio do Cartório de Genebra
A parte antiga da cidade, o coração de Genebra, onde ficam as áreas comercial e financeira, prevalece na margem esquerda. Apesar de ser dominado pela Catedral de São Pedro, o centro em si da parte antiga da cidade chama-se Place Du Bourg-de-Four, a praça mais antiga da cidade. Cais, calçadões ao largo da margem do Lago, incontáveis parques, animadas ruas laterais no Centro Histórico e elegantes lojas são bastante convidativas a um passeio. Uma das ruas mais bem preservadas é a Grand Rue, onde Jean-Jacques Rousseau nasceu. As “mouettes” (um tipo de táxi aquático) permitem cruzamentos de uma margem do Lago à outra, enquanto navios de maior porte convidam os visitantes a desfrutar de passeios de barco no Lago Genebra.


Les Tournelles

Bateau no Lago Genebra
A Pont Du Mont-Blanc sobre o Rio Ródano é um dos principais eixos de Genebra, ligando as duas margens do Lago Leman, outra atração para se conhecer. Do centro dessa ponte vê-se o pico de Mont Blanc, sempre com neve. No centro de Genebra, na Rue de Rhône, podem-se encontrar as grifes mais cobiçadas do mundo como Cartier, Bulgari, Gubelin, Patek Phillippe, Armani, Chanel, Dior, Givenchy, Gucci, Louis Vuitton, joalherias, entre outras. Na Rue Du Marché e na Rue de La Croix d'Or só podem circular ônibus elétricos, pessoas e veículos não motorizados como bicicletas, é na verdade um grande calçadão, onde de um lado e de outro, encontram-se dezenas de lojas, de todos os tipos.


Jardin Anglais

Chafariz no Jardin Anglais
O comércio de Genebra não vive apenas de relógios e chocolates o Plainpalais e Carouge são dois bairros repletos de lojas personalizadas. O Carouge é considerado um bairro um tanto quanto “italiano”, o que pode ser explicado pela atmosfera descontraída. Um bairro onde não se veem prédios altos. A Grottes/Saint Gervais é a zona da cidade que conta com alguns bares interessantes e ruas com bastantes lojas. É o caso do grande Armazém MANOR (loja de departamentos), que conta com cinco andares, cada um deles dedicado a um tema e onde se pode encontrar um pouco de tudo, desde roupas a brinquedos, passando por livros ou eletrodomésticos. O "Horloge Fleuri", grande relógio em forma de flor do "Jardin Anglais" (Jardim Inglês), é um símbolo mundialmente famoso da indústria de relógios de Genebra. O Relógio de Flores com cinco metros de diâmetro, que a cada estação muda de cores é realmente lindo! Culturalmente, esta cidade situada no extremo oriente da Suíça tem muito a oferecer.

Horloge Fleuri do Jardin Anglais

Nenhum comentário:

Postar um comentário