sábado, 5 de setembro de 2015

Cruzeiro Rumo ao Prata

Deck do MSC Armonia
Este foi meu primeiro cruzeiro marítimo. Nunca quis fazer cruzeiros. Corrigindo: sempre tive medo de fazer cruzeiros. Eu tinha medo de enjoar a viagem inteira com o balanço do navio, tinha medo do navio afundar e, eu virar comida de tubarão (podem rir), o fato é que nunca tive coragem, até janeiro de 2012. A minha mãe já fez tantos cruzeiros que acho que ela nem sabe mais quantos, e sempre me convidava, e eu sempre recusava. Quando foi em meados de 2011 ela me ligou e disse que tinha feito duas reservas num cruzeiro que sairia em janeiro do ano seguinte, uma para mim e outra para meu marido. Disse também que eu não poderia recusar, pois iríamos num grupo de 21 pessoas da família, incluindo nós dois. A minha reação foi a prevista, falei: “você está doida? Como faz uma coisa dessas sem me consultar primeiro?”. Ela já estava na agência de turismo e passou o telefone para a atendente para pegar nossos dados para o pagamento das passagens.

Deck do MSC Armonia

Porto de Santos
Como minha mãe trabalhava como guia de turismo até se aposentar, para ela foi fácil organizar uma viagem para tantas pessoas. As reservas foram feitas na Nascimento Turismo, em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, onde mora toda a família, menos eu e meu marido que moramos em Campinas, no Estado de São Paulo. Quando chegou o dia da viagem ela já estava praticamente paga. O Cruzeiro Rumo ao Prata seria uma viagem de 10 dias e nove noites que partiria do Porto de Santos, no Estado de São Paulo, Brasil, em direção a Montevidéu no Uruguai, onde ficaríamos um dia, depois partiríamos para Buenos Aires na Argentina para mais dois dias, depois iríamos para Punta Del Este, no Uruguai, novamente, para um dia de passeio. Já de volta ao Brasil ficaríamos um dia em São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina e chegaríamos finalmente no Porto de Santos para o desembarque.

Rebocador do Porto de Santos

Santos vista do navio
O navio do nosso cruzeiro seria o MSC Armonia, considerado um três estrelas entre os navios de turismo, e é o menor navio da MSC Crociere ou Companhia MSC Cruzeiros, uma empresa italiana que opera cruzeiros em várias regiões do mundo. Ele pode acomodar 2065 passageiros em 783 cabines, com 760 tripulantes.




Aldeia de pescadores em Santos
Para viagens entre países do MERCOSUL, precisamos de um documento de identidade (RG) que tenha sido expedido a menos de 10 anos, ou simplesmente o passaporte. Levamos nosso passaporte por via das dúvidas. Para crianças menores de idade é necessária uma autorização de viagem emitida pela Polícia Federal caso eles não estejam acompanhados dos pais. E não tem “choro nem vela”, se não tiver a autorização não embarca. Um casal do nosso grupo resolveu levar um afilhado e quase ficou para trás. Conseguiram a autorização na última hora.

Porto de Santos visto da cabine do navio

Pôr do sol no mar
Para o embarque, pegamos uma senha no Porto de Santos e aos poucos vão chamando os grupos. Às 17h30min horas todos devem estar a bordo para zarpar em direção a Montevidéu. Depois que todos já foram acomodados em suas cabines ou camarotes, pegamos uma com vista para o mar, a tripulação vai chamando os grupos para o exercício de emergência. É o básico, ensinam a colocar o colete salva-vidas, sua localização no navio e a utilização dos barcos de emergência. Todos levam na brincadeira, mas dá um frio na barriga só de pensar no caso, pelo menos na minha deu.

Saindo do Porto de Santos

Piscinas do MSC Armonia
Às 18 horas em ponto, o navio começa a se mover, primeiro lentamente, pois está sendo rebocado pelos rebocadores do Porto, depois mais rapidamente. Embarcamos no dia 13 de janeiro de 2012. Até chegar a Montevidéu seriam dois dias em alto mar. À noite, seríamos apresentados aos oficiais do navio no Teatro La Fenice. Quando estávamos lá, cada um se apresentando, o comandante do navio pediu um minuto de silêncio para as vítimas do Costa Concórdia que tinha acabado de naufragar na costa da Itália. Quase morri de susto, queria saber onde era a porta de saída, dava tempo de desistir? Não dava.

Caffé San Marco







A noite seguinte seria o jantar de gala com o Comandante Giuseppe Galano, no Restaurante Marco Polo. Os homens de terno e as mulheres com seus vestidos de festa. Justamente nesta noite, atravessamos uma tempestade que balançava fortemente o navio. Pensei, “se não foi ontem vai ser hoje”. Imaginem a cena: aquelas pessoas bem vestidas sendo jogadas de um lado a outro pelos corredores do navio, muitas enjoando. Credo!!! Eu me precavi, tomei um comprimido para evitar o enjoo e não senti nada, só o medo mesmo. No Teatro as dançarinas e malabaristas se equilibrando para não caírem eram hilários. Na hora de dormir a cama balançava tanto que pensei que fosse cair dela. No dia seguinte não tinha água na piscina, foi toda jogada fora durante a tempestade. Foi preciso bombear a água do mar para encher a piscina novamente. Sobrevivi às duas provas nos dois primeiros dias, a partir daí acabou o medo.

Deck do MSC Armonia
Com exceção do jantar de gala, a comida do navio não tem gosto de nada. Qualquer prato tem o mesmo gosto, de coisa alguma. O café da manhã é em estilo Self-service e as filas são enormes. Se você não quiser enfrentar fila pode tomar o café da manhã no Restaurante Marco Polo, onde se é servido por garçons, mas a comida é a mesma. Na área da piscina tem pizzaria, sorveteria e lanchonete, tudo incluso no preço da passagem. As bebidas são pagas à parte, a gente compra um pacote com as bebidas que pretende consumir durante a viagem. Se precisar, é só comprar mais.

Rumo ao Prata

Oceano Atlântico
Enquanto o navio está atracado nos portos, o cassino permanece fechado. Só abre em águas internacionais, pois o jogo é proibido em muitos países, com exceção de Punta Del Este, onde o jogo é permitido. Durante os dois dias que permanecemos em alto mar, tivemos várias atividades durante o dia e à noite. Jogos, gincanas, academia, piscina, cassino, boate, shows etc. Não dá para ficar entediado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário