terça-feira, 29 de setembro de 2015

Genebra - Vieille Ville

Vieille Ville
Em Genebra o foco sempre fica na região do Lago, e a gente até esquece que lá tem uma cidade antiga fofíssima! O passeio é fácil e não leva muito mais que algumas horas perambulando pelas ruas íngremes e estreitas da Vieille Ville. A Cidade Velha de Genebra ocupa uma grande parte da cidade alta com belos edifícios dos séculos XVI, XVII e XVIII, foi onde nasceu a cidade. É nela que se encontram a Prefeitura de Genebra (data do século XVI, sendo que uma de suas torres já fazia parte de uma estrutura antiga, do século XIV), o Hôtel-de-Ville, a Catedral de Genebra (Cathèdrale de Saint Pierre), a Casa Tavel, o Colégio Calvino e a elegante Place Du Bourg-de-Four e sua fonte do século XVIII, um dos locais mais movimentados e ponto de encontro das várias etnias de Genebra de onde se vê o Palácio da Justiça que abriga hoje o Convento da Ordem de Santa Clara

Vieille Ville


Vieille Ville
A casa onde nasceu um de seus mais ilustres filhos, o pensador Jean-Jacques Rousseau, foi transformada em um museu, a Maison de Rousseau et de la Littérature. E é ali também que fica o Arsenal ou a Praça de Armas – é inconfundível com seu canhão em ferro maciço de 1683, tendo afrescos decorando as paredes embaixo dos arcos históricos. Do jardim junto à Prefeitura têm-se a vista sobre a Place Neuve e do Parque da Universidade de Genebra onde fica o Muro dos Reformadores. Muito além da administração da cidade, a Prefeitura já foi pano de fundo para muitos feitos suíços: a Cruz Vermelha, por exemplo, foi criada lá em 1855.

Praça de Armas

Praça de Armas
Quem gosta de vinhos e bebidas em geral tem que conhecer as Caves du Palais de Justice. A mais antiga casa de bebidas de Genebra fica em uma ladeira da Vieille Ville, em uma construção de 1812, e conta com adega guarnecida pelos melhores rótulos do mundo. Vale marcar uma gostosa e instrutiva degustação para provar os vinhos suíços, em especial os brancos produzidos com as uvas Chasselas. Ainda nas ruelas da parte antiga, vale conhecer o Le Café-Restaurant Papon, em um bonito edifício histórico que já serviu de sede para a Prefeitura e até hoje mantém uma ligação interna com ela, com suas paredes de pedra, pátio cercado de árvores e comida boa. As ruas antigas abrigam também várias galerias de arte e lojinhas de disco e livrarias. 

Place de la Taconnerie

Antiga livraria em Vieille Ville
A Vieille Ville é a maior cidade histórica da Suíça. Os aspectos da arquitetura da Vieille Ville estão relacionados à religião calvinista. É uma arquitetura sólida, compacta, sisuda. Passeie pelas charmosas ruelas e passadiços, cada uma contando sua própria história sobre a história de Genebra. Andar a pé é a melhor maneira de conhecer o centro e as principais atrações turísticas, outras opções podem ser os bondes ou ônibus. A cidade tem a noite mais agitada da Suíça, sendo que a maior parte da atividade se concentra em torno da Place Du Bourg-de-Four com diversos cafés com mesas ao ar livre. Mas o mais legal mesmo é se perder pelas ruas, admirando as vitrines dos antiquários, e ir parando aqui e ali para tomar um café, comer chocolate ou fondue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário