terça-feira, 8 de setembro de 2015

Montevidéu - Plaza Constitución

Plaza Constitución
Seguimos até a Plaza Matriz também chamada de Plaza Constitución, a principal do bairro e a mais antiga da capital uruguaia. A partir de 1726, foi a Plaza Mayor, na Ciudad de Fort San Felipe y Santiago de Montevidéu e fortaleza militar murada na fase final desse império onde "o sol nunca se põe". Somente no final do século XVIII, a Praça, que era uma planície poeirenta, foi definida por seus grandes edifícios, a antiga Câmara Municipal e da Igreja Paroquial. Depois disso, foi palco de festas e touradas civis e militares. Oficializou-se mesmo como mercado, após a Independência (1825) e o layout da nova cidade, em 1836, perdendo um pouco sua exclusividade como uma hierarquia do espaço público e do Estado como sede dos eventos oficiais.

Plaza Constitución
A Praça recebeu seu nome oficial por ter sido neste local que se jurou, em 18 de julho de 1830, a primeira constituição da recém-nascida República Oriental do Uruguai. Em meados do século XIX, árvores foram plantadas em caminhos diagonais, pavimentados e equipados com bancos e lanternas, e da fonte de mármore como seu centro explícito foi construído todos os arredores. Em 1967 foi inaugurado o primeiro chafariz público da Praça, o atual foi inaugurado em julho de 1871, quando passou a ser prestado na cidade o serviço de água encanada por uma empresa privada. A construção da fonte de mármore foi incluída nas condições do contrato de prestação do serviço e foi projetada pelo arquiteto italiano Juan Ferrari. É composta por uma piscina circular com uma coluna ornamentada no centro que assume a forma de três placas que se abrem em tamanhos decrescentes de baixo para cima. Existem na beira do lago oito faunos com tritões enroscados em seus corpos. No centro há quatro torneiras alternadas com vários elementos simbólicos: Escudo Nacional, esquadro, martelo e compasso, colmeia, ancinho, garfo, foice e fuso, entre outros. Três querubins seguram o segundo prato e o prato superior de três golfinhos. Como a coroa da fonte no topo está um querubim bebendo de uma tigela. Nas margens do lago existem sete inscrições em letras de mármore em relevo que lembram acontecimentos nacionais e mencionam os responsáveis pelo serviço de água encanada.

Chafariz da Plaza Constitución
A Plaza Constitucion conta com uma arquitetura impressionante e historicamente significativa no atmosférico Centro Histórico de Montevideo. Este é o local para se observarem construções centenárias deixadas pelos colonizadores espanhóis. Embora ao longo do tempo os seus usos e significados foram modificados, se mantém a sua natureza quadrada da Praça Colonial. Comece sua visita pelo centro da Praça, admirando a fonte adornada com querubins esculpidos. Erguendo-se no lado oeste da Praça está a Catedral Metropolitana de Montevidéu. Entre para conhecer os belos vitrais, o piso de mosaicos e as tumbas de reverenciadas figuras nacionais, como o líder militar Juan Antonio Lavalleja. Do outro lado da Praça fica o elegante Cabildo de Montevidéu, em estilo neoclássico, que data do começo do século XIX. No Cabildo eram tomadas as decisões políticas mais importantes do país. A primeira Constituição do Uruguai foi assinada lá, e marcou o fim de uma batalha de 19 anos pela Independência. Hoje, o lugar abriga o gratuito Museu Histórico do Cabildo. Também conhecido como Museo y Archivo Historico Municipal. O conjunto é formado por cinco casas históricas, e cada qual guarda um tipo diferente de acervo. A entrada é franca. Veja exposições de arte, mapas e fotos, além de performances de música ao vivo que mostram os vários aspectos da história de Montevidéu e da cultura uruguaia. Há alguns museus que podem ser visitados nas proximidades, como o Museo de Arte Precolombino y Indigena (MAPI) e o Museo Del Carnaval.

Bares da Plaza Constitución
Se puder visite a Praça em um fim de semana, quando os artesãos locais e colecionadores aparecem para vender seus produtos. É possível encontrar de tudo, desde antiguidades, livros e porcelana até joias, produtos de couro e brinquedos. Tente negociar com os vendedores para ter descontos nos preços. Após ver as atrações da Praça, faça uma pausa nas áreas de descanso ao ar livre de uma cafeteria. Peça um café, uma bebida gelada ou uma taça de vinho uruguaio. Experimente o “chivito”,  um sanduíche recheado com finas fatias de bife, queijo grelhado e alface. A Plaza Constitución fica a uma curta caminhada de outras atrações de destaque da cidade, como a Plaza Independencia, o Teatro Solís e o Mercado Del Puerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário