Projetos para a construção de uma ponte sobre o estuário do Tejo existem desde finais do século XIX
(1876). Naquela altura, o engenheiro Miguel Pais sugeriu que a sua construção
fosse feita entre Lisboa e o Montijo. Mais tarde, em 1888, um
engenheiro norte-americano de nome Lye, propôs que a Ponte fosse construída entre
a Zona do Chiado, no centro de Lisboa e Almada. No ano seguinte (1889), dois engenheiros franceses,
Bartissol e Seyrig, sugeriram a ligação rodoviária e ferroviária da Zona da Rocha Conde de Óbidos, do lado
de Lisboa, a Almada. Um ano depois (1890), surgiu uma nova proposta, feita por
uma empresa alemã, que propunha a ligação entre a Zona do Beato, do lado de Lisboa,
e o Montijo. Esta última ideia teve
bastante aceitação por parte da opinião pública à época. Contudo, todas estas
propostas acabaram por ser preteridas em favor das obras da Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, aberta em 1951.
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Ponte 25 de Abril vista do Padrão dos Descobrimentos |
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Ponte 25 de Abril vista do Padrão dos Descobrimentos |
Só na década de 1950 é
que o governo português avançou com a construção de uma ponte para ligar as
duas margens da área metropolitana de Lisboa.
A construção começou em novembro de 1962 e prolongou-se por quatro anos. A Ponte 25 de Abril, também conhecida como
Ponte Sobre o Tejo ou Ponte Vermelha, foi inaugurada em 1966,
então
apenas com um tabuleiro rodoviário, com o nome Ponte Salazar, em memória ao ditador que a mandou construir. Mais
tarde a Ponte recebeu o atual nome em homenagem à Revolução dos Cravos que aconteceu a 25 de abril de 1974. Este foi
um dia de revolução “não sangrenta”. Na Revolução
dos Cravos, os soldados puseram cravos no cano das suas armas e
revoltaram-se contra a ditadura mais longa do mundo. Em julho de 1999 foi
inaugurado o tabuleiro ferroviário.
Em 2014, foi eleita a mais bonita do mundo pela European Best Destination.
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Ponte 25 de Abril vista da Torre de Belém |
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Ponte 25 de Abril vista da Torre de Belém |
A Ponte 25 de
Abril é constantemente comparada com a Golden Gate Bridge, em São Francisco,
nos Estados Unidos, por ter uma cor
avermelhada e um formato parecido. Entretanto, sua inspiração original é da Bay Bridge, ponte que faz a ligação de São Francisco a Oakland, ainda mais semelhante. É uma ponte suspensa
rodoferroviária sobre o Rio Tejo. Tem
2.278 metros de comprimento, parte de Lisboa,
mais precisamente de Alcântara e termina
em Almada, na margem sul do Rio. Com um vão livre de 1.013 metros, a Ponte 25 de Abril é a maior ponte
suspensa da Europa. O pilar sul
da Ponte é o mais profundo do mundo. O tabuleiro superior alberga seis vias
rodoviárias (três por sentido), enquanto o tabuleiro inferior alberga duas
linhas ferroviárias eletrificadas. Já
no lado de Almada pode-se ver o Monumento do Cristo Rei, semelhante ao Cristo Redentor no Brasil, virado para o Tejo.
Se desejar visitar o Cristo Rei,
terá que subir de elevador até cerca de 82 metros de altitude e, uma vez lá,
você ficará completamente fascinado com as vistas sobre a cidade e sobre o Rio.
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Ponte 25 de Abril |
Para os acessos à Ponte, muitas
residências acabaram por ser demolidas. Assim, novos bairros foram criados para
realojamento dessas famílias que viviam nos arredores. As consequências resultantes desta travessia não se fizeram esperar,
desde a sua entrada em funcionamento, designadamente no que se refere à
explosão urbanística que surgiu na margem esquerda do Rio Tejo, de Almada a Setúbal, estimulando, igualmente, o
crescimento econômico e turístico do sul de Portugal, destacando-se, neste caso, a região do Algarve. Desde o início do seu
funcionamento que a circulação rodoviária é intensa, do que resultam situações
de congestionamento diárias. Também a circulação ferroviária é intensa,
correspondendo esta à passagem de 157 trens, diariamente, nos dois sentidos,
transportando estes cerca de 80 mil passageiros por dia. Anualmente, em meados
de março, a Ponte é fechada por umas horas para a realização da Meia-Maratona de Lisboa. Em setembro de
2017, foi inaugurado um miradouro junto ao tabuleiro por onde circulam os
carros na Ponte 25 de Abril, a 80
metros de altura, junto ao Pilar 7
permitindo uma vista privilegiada de Lisboa
até à outra margem.
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