domingo, 17 de janeiro de 2016

Lisboa - Ponte 25 de Abril


Ponte 25 de Abril com o Monumento do Cristo Rei
Projetos para a construção de uma ponte sobre o estuário do Tejo existem desde finais do século XIX (1876). Naquela altura, o engenheiro Miguel Pais sugeriu que a sua construção fosse feita entre Lisboa e o Montijo. Mais tarde, em 1888, um engenheiro norte-americano de nome Lye, propôs que a Ponte fosse construída entre a Zona do Chiado, no centro de Lisboa e Almada. No ano seguinte (1889), dois engenheiros franceses, Bartissol e Seyrig, sugeriram a ligação rodoviária e ferroviária da Zona da Rocha Conde de Óbidos, do lado de Lisboa, a Almada. Um ano depois (1890), surgiu uma nova proposta, feita por uma empresa alemã, que propunha a ligação entre a Zona do Beato, do lado de Lisboa, e o Montijo. Esta última ideia teve bastante aceitação por parte da opinião pública à época. Contudo, todas estas propostas acabaram por ser preteridas em favor das obras da Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, aberta em 1951.

Ponte 25 de Abril vista do Padrão dos Descobrimentos 

Ponte 25 de Abril vista do Padrão dos Descobrimentos 
Só na década de 1950 é que o governo português avançou com a construção de uma ponte para ligar as duas margens da área metropolitana de Lisboa. A construção começou em novembro de 1962 e prolongou-se por quatro anos. A Ponte 25 de Abril, também conhecida como Ponte Sobre o Tejo ou Ponte Vermelha, foi inaugurada em 1966, então apenas com um tabuleiro rodoviário, com o nome Ponte Salazar, em memória ao ditador que a mandou construir. Mais tarde a Ponte recebeu o atual nome em homenagem à Revolução dos Cravos que aconteceu a 25 de abril de 1974. Este foi um dia de revolução “não sangrenta”. Na Revolução dos Cravos, os soldados puseram cravos no cano das suas armas e revoltaram-se contra a ditadura mais longa do mundo. Em julho de 1999 foi inaugurado o tabuleiro ferroviário. Em 2014, foi eleita a mais bonita do mundo pela European Best Destination.

Ponte 25 de Abril vista da Torre de Belém

Ponte 25 de Abril vista da Torre de Belém
A Ponte 25 de Abril é constantemente comparada com a Golden Gate Bridge, em São Francisco, nos Estados Unidos, por ter uma cor avermelhada e um formato parecido. Entretanto, sua inspiração original é da Bay Bridge, ponte que faz a ligação de São Francisco a Oakland, ainda mais semelhante. É uma ponte suspensa rodoferroviária sobre o Rio Tejo. Tem 2.278 metros de comprimento, parte de Lisboa, mais precisamente de Alcântara e termina em Almada, na margem sul do Rio. Com um vão livre de 1.013 metros, a Ponte 25 de Abril é a maior ponte suspensa da Europa. O pilar sul da Ponte é o mais profundo do mundo. O tabuleiro superior alberga seis vias rodoviárias (três por sentido), enquanto o tabuleiro inferior alberga duas linhas ferroviárias eletrificadas. Já no lado de Almada pode-se ver o Monumento do Cristo Rei, semelhante ao Cristo Redentor no Brasil, virado para o Tejo. Se desejar visitar o Cristo Rei, terá que subir de elevador até cerca de 82 metros de altitude e, uma vez lá, você ficará completamente fascinado com as vistas sobre a cidade e sobre o Rio.

Ponte 25 de Abril
Para os acessos à Ponte, muitas residências acabaram por ser demolidas. Assim, novos bairros foram criados para realojamento dessas famílias que viviam nos arredores. As consequências resultantes desta travessia não se fizeram esperar, desde a sua entrada em funcionamento, designadamente no que se refere à explosão urbanística que surgiu na margem esquerda do Rio Tejo, de Almada a Setúbal, estimulando, igualmente, o crescimento econômico e turístico do sul de Portugal, destacando-se, neste caso, a região do Algarve. Desde o início do seu funcionamento que a circulação rodoviária é intensa, do que resultam situações de congestionamento diárias. Também a circulação ferroviária é intensa, correspondendo esta à passagem de 157 trens, diariamente, nos dois sentidos, transportando estes cerca de 80 mil passageiros por dia. Anualmente, em meados de março, a Ponte é fechada por umas horas para a realização da Meia-Maratona de Lisboa. Em setembro de 2017, foi inaugurado um miradouro junto ao tabuleiro por onde circulam os carros na Ponte 25 de Abril, a 80 metros de altura, junto ao Pilar 7 permitindo uma vista privilegiada de Lisboa até à outra margem. 

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