terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Roma - Piazza Venezia

Piazza Venezia
Roma é uma cidade cheia de belas piazzas; uma das mais famosas, sem dúvida alguma, é a Piazza Venezia, antigamente chamada Piazza Fontana. A Piazza Venezia é uma das praças centrais e um dos principais centros nevrálgicos do sistema de transportes de Roma, na qual muitas das principais avenidas da cidade se intersectam, como a Via Dei Fori Imperiali, que te leva ao Coliseu e a Via Del Corso, que te leva até a Piazza Del Poppolo. Seu nome é uma referência à cidade de Veneza, uma homenagem ao Cardeal veneziano Paolo Barbo (futuro Papa Paulo II), que construiu o Palazzo Venezia ou Palazzo Barbo, um Palácio construído perto da vizinha Igreja de São Marcos, o padroeiro de Veneza. O Palazzo foi construído no início do século XV, quando o Cardeal começou a trabalhar na construção de sua residência, incorporando a construção de uma torre medieval. Um fato interessante é que como em Roma quase tudo era reciclado, acredita-se que em sua construção foi utilizado o mármore proveniente do Coliseu e do Teatro di Marcello. Um de seus ambientes é chamado de “sala dos papagaios” porque ali o pontífice criava pássaros exóticos.

Piazza Venezia
Em 1564 o Papa Pio IV permitiu ao Embaixador da República de Veneza a residir na área do Palácio. Em 1806 o prédio tornou-se a sede da administração francesa sob as ordens de Napoleão. O prédio foi restaurado várias vezes nos séculos XVIII e XIX. Em 1924 o edifício tornou-se a casa do Museu de Arte e Arqueologia. Foi também a sede do governo fascista de Benito Mussolini de 1929 a 1943. Da sacada do Palazzo Venezia incitava multidões, aguardava aplausos e exaltava a pátria. Foi de lá que ele declarou guerra à França e ao Reino Unido, anunciando que a Itália participaria da Segunda Guerra Mundial. Foram anos de delírio coletivo. Ele trabalhava na chamada Sala Del Mappamondo. Quem viveu naquela época em Roma costuma contar que as luzes do edifício ficavam sempre acesas para demonstrar que o ditador trabalhava incessantemente e que a sua suposta virilidade fosse reforçada publicamente pela entrada e saída de damas no Palácio. 

Piazza Venezia
Para os romanos, o Palazzo Venezia sempre foi um ponto de encontro. “Vemos-nos debaixo da sacada”, costumam dizer ao combinar um programa qualquer, deixando subentendido que “a sacada” é aquela do Palazzo Venezia. O que nem todos os estrangeiros sabem é que a janela daquela sacada possui um significado histórico conturbado que gera sentimentos contraditórios nos italianos.  A maior parte daqueles que visitam o Palazzo Venezia são movidos não tanto pelo amor à arte, mas pela curiosidade de saber o que há por trás de sua famosa janela. Ninguém resiste a espiar como é Roma vista de lá do alto.

Palazzo Venezia
Hoje no Palazzo Venezia estão localizados a Biblioteca de Arqueologia e História da Arte, a mais importante da Itália sobre estas questões e o Museo Nazionale Del Palazzo Venezia, que abriga uma coleção de pinturas e esculturas de prata e de esmalte de artistas do calibre de Gian Lorenzo Bernini, Bonozzo Gozzoli, Beato Angelico, Giorgione e Giotto. Conta ainda com um acervo bem interessante com cerâmica, tapeçaria e estátuas do começo da era cristã até o começo do Renascimento.

Piazza Venezia
A Praça fica no sopé do Monte Capitolino e perto do Fórum de Trajano. A principal artéria da cidade, a Via Dei Fori Imperiali, começa na Piazza Venezia e atravessa o Fórum Romano em direção ao Coliseu. Em volta da Praça grandes atrações, o imponente Vittoriano ou Monumento a Vittorio Emanuelle II, a Piazza Del Campidoglio e o Musei Capitolini. Contudo, a Praça é dominada pelo enorme Monumento a Vittorio Emanuelle II. Em 2009, durante as escavações da Linha C do Metrô de Roma, antigos restos do que foi identificado como sendo o Ateneu do Imperador Adriano foi descoberto no meio da Piazza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário