domingo, 31 de janeiro de 2016

Roma - Castel Sant'Angelo

Castel Sant'Angelo
Mais um dia em Roma e desta vez visitando o Castel Sant'Angelo. Existem poucos lugares no mundo onde você pode ter o privilégio de entrar em uma construção de 2.000 anos que evoluiu com o tempo e representa um pouco da história da cidade onde está inserido. O  Castel Sant'Angelo é um desses lugares. Imaginem que todos os outros monumentos desta mesma época foram reduzidos a apenas ruínas, mas o Castelo atravessou muitas fases e transformações e resistiu bravamente quase intacto. O Castel Sant'Angelo também conhecido como Mausoléu de Adriano, localiza-se na margem direita do Rio Tibre, diante da Ponte de Sant’Angelo. Nessa Ponte é onde estão 12 estátuas de anjos esculpidas por Bernini. A riqueza de detalhes é impressionante. Vale a pena conferir.

Castel Sant'Angelo e o Rio Tibre

Castel Sant'Angelo e Ponte Sant'Angelo

Castel Sant'Angelo

Muralhas do Castel Sant'Angelo
Sua primitiva estrutura foi iniciada no ano 135 pelo Imperador Adriano como um Mausoléu pessoal e familiar (Tumbas de Adriano), concluído por Antonino Pio em 139. Dizem que Adriano se inspirou no Mausoléu de Augusto para a sua construção. O monumento em travertino era adornado por uma quadriga em bronze, conduzida por Adriano. Em pouco tempo, entretanto, a sua função foi alterada, sendo utilizado como edifício militar. O Imperador Aureliano decidiu cercar a cidade de Roma com uma muralha de aproximadamente 18 quilômetros de extensão, para proteger Roma dos ataques das tropas germânicas. E incorporou o Castel Sant'Angelo como parte dessa muralha, aproveitando para fortalecer o seu entorno. Nessa qualidade, passou a integrar a Muralha Aureliana em 403. A fortificação em torno do Castelo foi ampliada pelo Imperador Honorius, tornando-o o lugar mais seguro e protegido de Roma. Assim, assumiu com louvor seu novo papel e serviu de fortaleza durante muitas guerrilhas e conflitos pelos quais passou Roma durante séculos.

Castel Sant'Angelo

Castel Sant'Angelo

Entrada do Castel Sant'Angelo

Arcanjo São Miguel
Diz a lenda que o nome do Castel Sant'Angelo seria uma referência ao Arcanjo São Miguel e teria como protagonista a Roma do século VII e  Gregório I, que foi Papa entre 590 e 604. Naquela época a cidade vivia um período de anarquia e carestia, onde poucos cidadãos comandavam aquela que tinha sido a capital do mundo; e para complicar ainda mais a situação a população estava sendo dizimada pela peste. Para invocar a misericórdia divina, o Papa Gregório organiza uma procissão de três dias com toda a população da cidade. Após passar por mortos e doentes, na altura do Mausoléu de Adriano, os romanos notam no céu violeta a figura luminosa de um anjo com uma espada nas mãos. É dia 29 de agosto de 590. A partir daquela noite a peste desaparece e o Mausoléu de Adriano ganha o nome de Castelo do Santo Anjo.

Mausoléu de Adriano
Em 1277 foi construído um corredor fortificado de 800 metros de comprimento (Passeto di Borgo) que conectava o Castelo com a Cidade do Vaticano para que o Papa pudesse escapar ileso caso estivesse em perigo que ainda pode ser utilizada e visitada com guias. Os anos passam, muita história acontece e em 1367 o Castelo passa a abrigar o tesouro do Vaticano, servindo também como residência papal. O Papa Nicolau V foi o primeiro a se mudar para o Castelo. Durante os assédios ocorridos em Roma em 1527, o Papa Clemente VII utilizou a fortaleza como refúgio. Cada novo Papa pedia para um artista da época reformas e expansões das construções. Era uma época de Papas de famílias muito poderosas, que a gente reconhece facilmente dos livros de história: Medici, Borgia, Farnese, Orsini… Quando se transformou em uma fortaleza com o objetivo de defender Roma dos ataques, foram também adicionados os quatro ângulos de defesa (Bastioni). Serviu também como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no século XIX. De seu terraço superior, tem-se uma magnífica vista do Rio Tibre, dos prédios da cidade e até mesmo do domo superior da Basílica de São Pedro. O Castel Sant'Angelo foi usado por Giacomo Puccini como cenário do último Ato (Ato III) de sua grande ópera "Tosca".

Mausoléu de Adriano

Armas utilizadas na defesa do Castelo
A Ponte que cruza o Tibre até o Castelo também foi construída pelo Imperador Adriano e mudou de nome na época do Papa Gregório I. Porém, antes de exibir belas esculturas, eram corpos de prisioneiros executados que ficavam expostos ali. Foi só lá por 1535, que o Papa Clemente VII instituiu um imposto para a construção de estátuas dos apóstolos Pedro e Paulo. Depois, vieram as esculturas dos quatro patriarcas: Adão, Noé, Abraão e Moisés. Em 1669, o Papa Clemente IX encomendou de Bernini novas esculturas para decorar a Ponte, representando a Paixão de Cristo. Uma curiosidade é que apesar de Bernini ter desenhado e participado do processo, ele não fez de fato nenhuma das 12 esculturas que está lá hoje: foram todas feitas por seus discípulos. As duas esculturas que Bernini fez de fato foram expostas na Igreja Sant’Andrea delle Frate.



De planta circular, o seu desenho renascentista influenciou o traçado do Forte do Mar em Portugal, e o do Forte de São Marcelo, no Brasil. Ao todo, o Castelo possui cinco andares aos quais se podem ter acesso através de uma rampa em espiral que leva primeiramente à Câmara das Cinzas e posteriormente às celas onde permaneceram presos alguns personagens históricos - alguns deles famosos, como Arnaldo de Brescia e Benvenuto Cellini. Avançando para a parte superior do Castelo é possível visitar diferentes estâncias que funcionaram como residência papal, decoradas com frescos da época renascentista e perfeitamente conservados, além das extensas coleções de armas. No último pavimento, o visitante desfruta de uma das mais belas vistas de Roma. Lá do alto do Castel Sant'Angelo de um lado, dá para ver o sol se pôr atrás do Vaticano, do outro está o Rio Tibre e lá no fundo outras grandes atrações e construções imponentes em Roma.

Ponte Sant'Angelo e as esculturas de anjos

Ponte Sant'Angelo

Ponte Sant'Angelo
Atualmente, o Mausoléu de Adriano é um museu no qual pode se visitar suas 58 salas recheadas de história, abrigando coleções de pinturas, mobiliários e acessórios. Uma pena não poder tirar foto nas salas de exposição. A sensação era de estar num lugar cheio de histórias, porém sombrio. Como não podia deixar de ser, devido a sua origem, seu interior é escuro e nos dá a nítida sensação de Mausoléu mesmo. Um passeio pelo seu interior representa uma viagem no tempo, mesmo numa cidade histórica como Roma. Existem diversas alas e seções que você poderá visitar no interior do Castel Sant'Angelo: de afrescos a móveis de época (que mesmo que não sejam originais, servem para dar uma ideia do estilo de antigas alas como o Apartamento Particular de Paolo III) até prisões históricas.

Muralhas do Castel Sant'Angelo

Muralhas do Castel Sant'Angelo

Peças do Museu
São sete níveis de visita, desde os subsolos até o terraço. Isso quer dizer que boa parte da história do Castelo ainda pode ser vista. Nos subsolos fica a área reservada para a Tumba de Adriano e nos andares seguintes encontram-se uma mistura de prisão com os quartos luxuosos papais e várias das ruínas de achados arqueológicos, esculturas etc. Dá até para ver a entrada da passagem “secreta” para o Vaticano. Embora muitas das riquezas dos tempos áureos do Castel Sant'Angelo tenham se perdido no tempo ou nas batalhas que o prédio já viveu, caminhar por lá ainda é de impressionar. As muralhas que circundam o prédio estão muito bem preservadas e é possível dar a volta completa na fortaleza, vendo a cidade de Roma e o Vaticano num giro de 360 graus.

Roma vista do Castel Sant'Angelo

Vaticano visto do Castel Sant'Angelo


Ponte Sant'Angelo
Primeira regra sobre o Castel Sant'Angelo: não vá numa segunda-feira. É que o lugar não abre e você corre o risco de ficar estupidamente parado na porta porque você não pode entrar. Se você viaja com bebê, vale a pena saber que você não poderá fazer a visita com carrinho e a visita inclui muitos degraus e subida, por isso espero que você tenha um bom preparo físico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário