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Canais de Amsterdam |
O que seria de Roma sem o Coliseu? E de Amsterdam
sem seus canais? Sem dúvida, o mais destacável de Amsterdam é seu grande
sistema fluvial, historicamente muito maior que o de Veneza. A longitude
total do sistema de canais de Amsterdam é de 75 quilômetros e dá origem
a mais de mil pontes. Ao todo são 165 canais, onde vivem milhares de famílias
nas mais de 2.500 houseboats (casas-barco). Como curiosidade, as câmaras
blindadas do Banco Nacional da Holanda estão nas profundidades dos
canais. Em caso de alarme, uma inundação acabará com a ameaça. Os canais de Amsterdam
são tão preciosos, que em 2010, o Comitê do Patrimônio Mundial decidiu
incluir a área ao redor dos canais na Lista de Patrimônios da Humanidade da
UNESCO. Uma caminhada para conhecer os canais de Amsterdam vale
muito a pena e não deveria faltar em sua lista de O Que Fazer em Amsterdam.
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Amsterdam |
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Canais de Amsterdam |
Os canais de Amsterdam começaram a ser construídos por
volta de 1600, quando a Holanda havia se tornado uma potência mercantil,
principalmente devido a sua navegação. Como a região portuária de Amsterdam
estava em crescente expansão e o terreno ao seu redor era todo irregular e
pantanoso, as autoridades locais decidiram colocar em prática um plano que
transformaria completamente aquela região. A ideia era drenar o terreno, tornar
sua superfície menos irregular, facilitar o acesso ao interior do terreno com o
intuito de escoar e transportar mercadorias, bem como criar um sistema de
defesa que fosse eficiente contra possíveis invasores.
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Amsterdam |
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Canais de Amsterdam |
Muito do sucesso do sistema de canais de Amsterdam
deve-se ao planejamento da cidade. Foram criados quatro semicírculos
principais, concêntricos com término na Baía de Amsterdam. Conhecido
como Grachtengordel, três dos canais foram usados mais como
desenvolvimento residencial (Herengracht ou Canal dos Patrícios; Keizersgracht
ou Canal do Imperador; e Prinsengracht ou Canal do Príncipe).
O canal mais chamativo dos três é o menor, Herengracht, e em suas
margens você encontrará algumas das mansões mais bonitas da cidade. O quarto e
mais externo dos canais, o Singelgracht, foi feito com propósitos de
defesa e manejo da água. Esses canais que são cortados pelo Rio Amstel,
foram interconectados por canais secundários diametrais que facilitaria ainda
mais a navegação. À medida que a cidade foi se desenvolvendo, o terreno foi
sendo terraplanado, mais canais foram construídos e mais a cidade se expandiu,
até que o Singelgracht perdeu seu propósito de defesa e passou a servir
ao comércio.
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Canais e Bicicletas - a Marca Registrada de Amsterdam |
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Canais e bicicletas |
Com uma densidade populacional elevada, o esgoto das casas ia
todo para os canais. No século XIX a situação era tão grave, que aconteceu uma
epidemia de cólera. Até mesmo o aterramento dos canais chegou a ser cogitado.
Algumas pessoas defenderam a substituição dos canais por ruas, afinal, os
carros eram o futuro. Os canais que faziam parte da cidade, começaram a ser
limpos e atraíram turistas. Atualmente, os canais servem mais como propósito de
turismo do que de comércio em si. Eles não são nem mesmo utilizados como via de
transporte público, já que ele é muito desenvolvido e eficiente, seja na
superfície ou no subsolo. De toda forma, ainda é possível ver diversos
cargueiros cortando os canais, além de barcos particulares, sendo que muitos
ficam estacionados, lado a lado, ao longo dos canais como se fossem carros em
uma rua feita de água. São milhares de barcos que fazem os mais diversos tipos
de passeios, o que movimenta bastante a economia da cidade.
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Amsterdam |
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Amsterdam e seus Canais |
Durante os meses mais frios, alguns desses canais chegam a
congelar, sendo que em algumas situações, algumas pessoas se arriscam brincando
em cima da superfície congelada. Como a maioria dos canais não é cercada com
proteções em suas margens, é comum que alguns turistas desavisados, embriagados
ou alterados por drogas caiam nos canais de Amsterdam. Em quase todas as
vezes que isso acontece, a pessoa leva apenas um susto, já que os canais não
são tão fundos. O problema todo é a vergonha e o frio, já que o inverno por lá
costuma ser bastante rigoroso. Amsterdam tem uma equipe de mergulhadores
que mantêm os canais sempre limpos. Segundo a Associated Press, todo ano
cerca de 12 mil bicicletas são retiradas dos canais e pelo menos um carro por
semana cai dentro de suas águas. Hoje, eles são as estrelas da cidade, as maiores
atrações. Sem os canais, Amsterdam não seria a mesma.
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