quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Amsterdam - Madame Tussauds Amsterdam Wax Museum

Madame Tussauds Amsterdam Wax Museum
O Madame Tussauds Amsterdam Wax Museum é um dos melhores locais para você visitar por lá. Com unidades em diversos países pelo mundo ele nada mais é que um famoso museu de bonecos de cera que imitam pessoas famosas, celebridades, atores, cantores, líderes mundiais e ícones. As outras unidades se encontram em Hollywood, Londres, Berlim, Hong Kong, Sydney, dentre outras. Ao todo são 19 unidades. A melhor (e maior) unidade é, sem dúvida, a de Londres, mas as outras também oferecem diversão garantida. As estátuas de cera são réplicas em tamanho real de seus personagens e as semelhanças são impressionantes. Alguma vez você já se perguntou o quão alto é o Brad Pitt, queria ter uma selfie com Adele ou conhecer Michael Jackson? Este é um passeio interessante de se fazer. Cada unidade tem uma coleção única, então sempre há algo novo a descobrir em cada local.

Ex-Presidente Americano Barack Obama

Nelson Mandela, Dalai Lama e Mahatma Gandhi
A unidade do Madame Tussauds Amsterdam Wax Museum está localizada na Praça Dam, um dos principais e mais imperdíveis pontos turísticos da cidade. O Peek & Cloppenburg, que é o edifício que abriga o Museu, foi projetado pelo arquiteto A. J. Joling e foi construído de 1914 a 1917, possui sua arquitetura muito parecida com a do Palácio Real de Amsterdam, outro marco da cidade que está ali do lado. Em 1917, abriu suas portas ao público como a segunda loja da cadeia de lojas de vestuário Peek & Cloppenburg nos Países Baixos. Oitenta e quatro anos depois, o prédio foi elevado à categoria de Rijksmonument.



Primeira Ministra Alemã 
Angela Merkel
A ideia de fundar um Museu de Cera em Amsterdam partiu de Josephine Tussaud, mulher de negócios e bisneta da fundadora da rede de Museus de Cera Madame Tussauds, Marie Tussaud. Esse Museu foi fundado em fevereiro de 1970 pelo Grupo Tussauds, sob a denominação de Marie Tussauds Amsterdam. Aproximadamente um ano depois, o Museu abriu oficialmente as suas portas em 1971 na rua comercial Kalverstraat, tendo sido o primeiro Madame Tussauds aberto fora do Reino Unido. Vinte anos depois, o Museu foi transladado para a Praça Dam e ocupa desde então os três andares superiores do prédio da loja Peek & Cloppenburg. Nos 20 anos seguintes, o Museu foi modernizado e desde então inclui temas interativos. O objetivo central do Museu é oferecer aos visitantes uma experiência interativa e sensorial, onde eles podem ver e tocar imagens de celebridades históricas.



Fiona
            
James Bond
Madame Tussaud era uma francesa que se mudou para a Suíça e começou a trabalhar com um médico. Naquela época, no século XVIII os médicos faziam moldes de cera da face de mortos, uma das formas de preservar a imagem das pessoas para as gerações futuras. Foi então que Marie Grosholtz, seu verdadeiro nome, aprendeu com seu chefe esta técnica. A primeira obra de Marie nasceu em 1777: a figura de Voltaire. Logo surgiram Jean-Jacques Rousseau e Benjamin Franklin. Após a morte do mestre em modelagem, em 1794, Marie herdou a ampla coleção de figuras que ele havia acumulado e começou a acrescentar as próprias que fazia. No ano seguinte, casou-se com François Tussaud e voltou à França, se mudando para Paris. Era a época da Revolução Francesa e conta a lenda que Madame Tussaud reproduziu diversas faces de aristocratas mortos em moldes de cera. Quando ela morreu algum tempo depois em Londres sua coleção era feita de 400 figuras. A primeira exposição com suas figuras foi feita em Londres em 1835 e incluía a “Câmara dos Horrores” mostrando figuras de vítimas feitas pela Revolução Francesa, além de famosos criminosos.

Marylin Monroe

Homem Aranha
Dentro do Museu você encontrará estátuas distribuídas por vários andares e, o mais interessante é que elas não são isoladas, pelo contrário elas se misturam com as pessoas. Uma coisa importante a se saber é que por lá não é permitido tocá-las, apenas para tirar fotos, mas respeitando e com cuidado. Entre os principais bonecos de cera da localidade você poderá ver Albert Einstein, Fiona, Anne Frank, Angelina Jolie e Brad Pitt, Barack Obama e muitos outros personagens conhecidos no mundo todo. Os bonecos animados que ficam no alto do prédio são os maiores do mundo nesse estilo. Logo na entrada do Museu, a figura mais nova do acervo fica disponível para uma foto oficial e que no fim do passeio estará disponível na loja do Museu para ser comprada. 

Messi
Rafael Nadal
                               
Homem de Ferro
O tour pelo Museu pode ser feito sozinho. Se você está viajando sozinho, não tenha vergonha e peça para alguém te ajudar com as fotos. Quem está lá é turista e vai achar legal te ajudar. Só que as fotos podem não sair da maneira que você imaginou… Essa é a desvantagem de viajar sozinho e não encontrar um fotógrafo profissional – ou alguém que saiba tirar fotos legais – pelo meio do caminho. A visita deve durar pelo menos uma hora e meia. Parece muito? Não. A gente não sente o tempo passar ali dentro. A exibição é dividida em alas, cada uma com um tema: personalidades monárquicas, líderes políticos mundiais, personalidades do cinema, personalidades do mundo da música, personalidades do mundo artístico, cultural e científico, personalidades do esporte e super-heróis da Marvel. Dá trabalho ser homenageado ali. A pessoa precisa submeter-se a exaustivas medições do corpo. E em detalhes: até as rugas do rosto são reproduzidas nos bonecos. O mais incrível é que os artistas pedem que o homenageado — se ainda vivo — doe uma roupa para eles vestirem o boneco. Em caso de personagem de filme, pedem aos produtores uma roupa usada pelo ator. É o caso, por exemplo, das roupas usadas pelos atores que viveram James Bond. O turista anda livremente entre os bonecos.

ET de Steven Spielberg
O passeio começa pelo último andar, onde passamos por personagens da história holandesa. Depois entramos na parte do cinema, música, cultura pop, artistas e por fim, esportistas. Uma curiosidade é que no último andar, ao lado da estátua da Madonna, fica uma enorme janela com excelente vista de Amsterdam. Todas as salas têm diferentes ambientações, de acordo com a figura em exibição. As estátuas mais concorridas são de Angelina Jolie e Brad Pitt, Madonna, Marylin Monroe, Robbie Williams, Daniel Craig, Salvador Dali e Anne Frank. A estátua da Beyonce fica em uma sala especial, que mostra um pouco do processo de criação das peças e uma pequena mostra de quem foi a Madame Tussauds.

            
   
Homem Formiga
Os ingressos para visitar o Madame Tussauds Amsterdam Wax Museum variam bastante. Se a pessoa entrar depois das 15 horas ela paga menos. Para pagar esses preços reduzidos depois das 15 horas é necessário fazer uma reserva online prévia. O Museu Madame Tussauds fica a 10 minutos andando da Amsterdam Centraal, que é uma boa opção de transporte para lá também. Vale a pena ou não visitar o Madame Tussaud de Amsterdam? Se você tiver que escolher entre o de Londres e o de Amsterdam, escolha a versão britânica. O Madame Tussaud de Londres é o mais completo de todos. Mas se sua única opção for a filial holandesa, você não vai se arrepender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário