sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Amsterdam - Heineken Experience Amsterdam

Museu Heineken

Um dos passeios mais populares em Amsterdam com certeza é visitar a Heineken Experience. Como o próprio nome já sugere, o local é uma antiga cervejaria produtora da cerveja Heineken, uma das mais consumidas no mundo e permite uma experiência interativa a todos os amantes da cerveja. Embora o edifício tenha sofrido importantes reformas para se tornar um museu, cada espaço da antiga fábrica de cerveja mantém seu caráter original, conservando inclusive os enormes e antigos fermentadores que faziam parte do processo de elaboração da cerveja.


Prédio da primeira fábrica da Heineken

A história da famosa marca de cerveja holandesa começou em 1864, quando foi fundada pelo holandês Wandscheer Heineken, que na época estava com apenas 22 anos. O jovem rapaz comprou a Cervejaria De Hoolberg, local onde instalou a primeira fábrica de cerveja da marca e o prédio onde hoje localiza-se o Museu “Heineken Experience”. Com o tempo, o jovem empresário foi buscando formas de fortalecer a marca e ao longo dos anos abriu outras cervejarias em outros locais. Hoje, a Heineken entra no ranking da terceira maior cervejaria do mundo, atrás dela disputam a concorrência a SABMiller e a InBev. Ao todo, são mais de 110 cervejarias espalhadas em vários países do mundo. Como os moradores começaram a reclamar do forte odor que vinha da fábrica de Amsterdam, o primeiro prédio da marca teve que ser desativado em 1988. Mas nem por isso ficou totalmente abandonado, depois de alguns anos, a ideia genial foi de transformar a antiga fábrica no Museu “Heineken Experience”, uma espécie de museu interativo.


No ano de 1991, a Cervejaria abriu suas portas ao público para visitas guiadas, conhecidas como “Centro de Recepção e Informação Heineken” (apesar do Heineken Experience ter começado apenas em 1991, já existiam visitas guiadas à Cervejaria enquanto ela ainda estava funcionando). A atração cresceu a ponto de se tornar uma das mais populares entre os turistas em Amsterdam, até que em 2001 o Centro Turístico mudou de nome para “Heineken Experience”. Depois de um ano de remodelação e expansão, o Heineken Experience reabriu para visitantes em novembro de 2008. A última mudança do Centro Turístico compreende quatro andares de artefatos históricos, exploração de produtos e degustação, e exibições interativas que contam com as últimas inovações tecnológicas. Ao renovar a experiência do visitante, as excursões pela Cervejaria foram pensadas para educar o público a respeito do processo de fermentação de cervejas tipo Pilsen enquanto contam sobre os produtos e marca Heineken.


Cervejaria Heineken

Enquanto a instalação original da Cervejaria que abriga a Heineken Experience é um Monumento Histórico da Companhia Heineken, ela serve também de “ponto âncora” para a Rota do Patrimônio Industrial Europeu (ERIH). A Rota do Patrimônio Industrial Europeu apresenta 845 locais em 29 países europeus. Dentre eles, há 66 “pontos âncora” que compõem a rota principal. No geral, 11 Rotas Regionais abrigam a história industrial da paisagem europeia em detalhes, e em todos os locais se relacionam com 10 Rotas Temáticas Europeias que mostram a diversidade da história industrial na Europa e suas raízes em comum.


Heineken Brouwerij

O Museu abre todos os dias, e vale a pena comprar o ingresso com antecedência para conseguir descontos. Como é uma das principais atrações de Amsterdam, a probabilidade de pegar fila é enorme, principalmente durante os finais de semana. O tour é todo em inglês. A boa notícia é que a Heineken disponibiliza um aplicativo gratuito para ajudar os visitantes durante o passeio. Dentre os idiomas disponíveis, tem o português. O aplicativo funciona como um guia que te informará sobre cada sala do passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário