sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Florianópolis - Natureza

Florianópolis vista do Mirante do Morro da Cruz
Como ficaríamos uma semana em Florianópolis, eu, que particularmente, não gosto de ficar o dia todo “torrando” ao sol, propus sairmos mais cedo da praia todos os dias e conhecermos outros pontos turísticos da cidade. Proposta aceita. Florianópolis é a capital do Estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil. O município é composto pela ilha principal, a Ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes. A cidade tem uma população de pouco mais de 400 mil habitantes, o que triplica no verão. É o segundo município mais populoso do Estado, perdendo apenas para Joinville. A cidade é conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pelas Nações Unidas. Como resultado disso, Florianópolis está crescendo como uma segunda casa para muitos paulistas, argentinos, estadunidenses e europeus. 


O azul do mar em Florianópolis

Florianópolis
Pelo fato de ter mais de 100 praias catalogadas, o excesso de turistas durante a temporada de verão, a meu ver está trazendo muitos transtornos para a Ilha. À medida que o número de visitantes cresce a cada ano, Florianópolis enfrenta o desafio constante de garantir que sua infraestrutura e recursos limitados sejam utilizados para acomodar todos os turistas adequadamente. Entre os problemas particularmente preocupantes estão a falta de saneamento básico em algumas áreas, que muitas vezes drenam o esgoto diretamente para o oceano, o que polui as praias que atraem tantos visitantes. E nesta época falta tudo, falta luz, falta água, falta comida nos supermercados, e, principalmente falta paciência.


A tranquilidade das Gaivotas

Pôr-do-sol em Florianópolis
A maioria da população vive no continente e em partes do centro e norte da ilha principal. A metade sul é menos habitada. Muitos pescadores comerciais pequenos povoam a ilha. Os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial contribuem para o crescimento do turismo. Vilarejos imersos em tradição e história, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ainda resistem aos avanços da modernidade. O nome Florianópolis é uma homenagem ao então Presidente da República Floriano Peixoto. É uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são Vitória e São Luís) e fica às margens do Oceano Atlântico, no leste do Estado.




Anoitecer em Floripa
A natureza agracia de forma privilegiada a cidade de Florianópolis. Afinal, as belezas naturais que compõem o cenário da capital catarinense formam uma rara combinação que mescla as mais variadas praias com porções de dunas, montanhas e Mata Atlântica, lagoas, rios e cachoeiras. Florianópolis apresenta as características climáticas inerentes ao litoral sul brasileiro. As estações do ano são bem caracterizadas, verão e inverno bem definidos, sendo o outono e a primavera de características semelhantes. É a terceira capital mais fria do país, ficando atrás apenas de Curitiba e Porto Alegre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário