terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ponta Grossa - Catedral Santana

Catedral Santana
A Catedral Santana, também conhecida como Igreja Matriz Santana está localizada no centro da cidade de Ponta Grossa, no Paraná. A Igreja é a sede da Diocese de Ponta Grossa. Em setembro de 1823, Ponta Grossa tornou-se Freguesia, após isso houve a necessidade de construir uma nova capela para atender a população que via a necessidade de uma capela maior, no lugar da antiga Capela de Telha da Paróquia dedicada a Santana criada por Dom Pedro I, a nona Paróquia do Paraná. Para a construção tiveram de escolher um lugar para a capela em devoção a Santana, pois a antiga Capela de Telha estava mal localizada, mas cada um queria construir perto de sua fazenda e segundo a tradição decidiram então soltar um casal de pombos, sendo que onde pousasse, uma capela seria construída, bem como seria a sede da freguesia. Os pombos pousaram em uma cruz que ficava ao lado de uma grande figueira no alto da colina. A comunidade ajudou na construção de uma simples capela de madeira e a freguesia se desenvolveu ao redor dela.

Fachada da Catedral Santana

Nave da Catedral Santana
No final do século XIX a Igreja foi ampliada, servindo melhor a população e naquela época a igreja não possuía torres. Já no início do século XX se iniciou uma reforma e o projeto apresentado pelo italiano Nicolau Ferigotti foi considerado ousado, pois, apesar do ecletismo ser comum naquela época, as igrejas ocidentais eram predominantemente construídas no estilo greco-romano. A construção foi inaugurada em 1910. Em maio de 1926 foi criada a Diocese de Ponta Grossa e a Matriz de Santana foi elevada à categoria de Catedral. 


Altar da Catedral Santana

Vitral da Catedral Santana
Menos de um século depois, a Igreja foi toda demolida devido ao fato de não possuir mais capacidade de abrigar todos os seus fiéis, e por isso foi construída outra no mesmo local. A demolição foi contestada por boa parte dos ponta-grossenses que não concordavam com o argumento. Mesmo assim, a bela igreja foi demolida e construída outra no mesmo local. A construção do atual templo foi iniciada no mesmo ano. Em julho de 2009, foram oficialmente terminadas as obras da Catedral com Celebração Eucarística Solene da Benção e Dedicação da Nova Igreja Catedral. Foram aproximadamente 30 anos de construção e reformas que contou com a ajuda de milhares de pessoas e também de entidades. 


Vitral da Catedral Santana

Capela do Santíssimo da Catedral Santana
A atual Matriz de Santana possui vitrais em acrílico com a forma de cauda de pavão. O subsolo tem 3.650 metros quadrados e abriga uma cripta, um ossuário, banheiros, estacionamento e um museu. A Catedral apresenta um aspecto imponente, dominando do alto toda a cidade.  A atual Catedral tem 2.250 metros quadrados no espaço interno, comporta 1.200 pessoas sentadas e a altura da Igreja entre o nível da Praça Marechal Floriano Peixoto até o ponto alto da cruz é de 61,9 metros. A construção abriga, no seu interior, os retransmissores das televisões Rede Vida e Canção Nova. No seu topo, acima da cruz, ficam as antenas destas, proporcionando cobertura dos municípios de Ponta Grossa e Carambeí. A Catedral Santana é um ponto de referência da religiosidade e da fé do povo cristão católico e ao mesmo tempo pela sua beleza e expressividade, é uma marca do turismo religioso na região dos Campos Gerais.

Presépio da Catedral Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário