quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Ponta Grossa - Igreja Nossa Senhora do Rosário

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Na segunda metade do século XIX, alguns moradores devotos de Nossa Senhora do Rosário, se uniram para construir uma capela em sua homenagem. Em muitas cidades brasileiras, Nossa Senhora do Rosário, era muito venerada pelos escravos, mas em Ponta Grossa  o número deles era pequeno, e na maioria, viviam nas fazendas muito distantes da Vila, por isso nada tiveram que ver com  a construção da pequena capela. Ainda assim, depois desta ser concluída, escravos moradores na Vila tiveram permissão de seus donos, para frequentá-la.


Detalhe do Altar da Igreja Nossa
      Senhora do Rosário











A pequena capela foi construída em estuque, com paredes reforçadas de pedra e cal, em estilo barroco (colonial jesuítico), pequena, com duas torres laterais, de frente para o Largo do Chafariz, chamado depois de Largo do Rosário e hoje Praça Barão do Rio Branco. Havia no interior um único altar, bem singelo, com uma pequena imagem da Padroeira e outra de São João. A capela era pintada de branco e as janelas e portas em azul anil. Era mantida pela Irmandade do Rosário. A primitiva capela, ampliada e reformada, serviu de Matriz da terceira paróquia criada na cidade de Ponta Grossa, desmembrada das Paróquias de Santana e de São José.

Nave da Igreja Nossa Senhora do Rosário
No final do século encontrava-se bastante danificada, com a chuva entrando pelo telhado quebrado, as paredes rachadas e as torres ameaçando cair. Nenhum melhoramento foi feito, e numa noite de muito vento, uma das torres do lado esquerdo desmoronou. A outra torre só foi demolida muitos anos depois, por medida de segurança. A pequena capela permaneceu de pé, e os fiéis continuavam a frequentá-la. Procuravam remediar os estragos que o tempo e as intempéries faziam, consertando alguma coisa, remendando aqui e ali. Em 1905 chegaram os Missionários do Verbo Divino e são eles que vão se encarregar da Paróquia Santana e de todas as capelas existentes no município. Assim sendo, as santas missas também na pequena Igreja de Nossa Senhora do Rosário e todo o atendimento pastoral e espiritual. Quando foi construída uma grande escola em 1924, ao lado, tornou-se comum os estudantes, irem ao pequeno templo, rezar, para pedir boas notas nas provas e exames.

Altar da Igreja Nossa Senhora do Rosário


Na primeira metade do século XX, a antiga Igreja foi demolida e uma nova edificada. Em 1942, começou a campanha para a construção da nova Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Em outubro de 1944, houve a Festa da Padroeira com o lançamento da pedra fundamental. Em 1951 foi celebrada a primeira missa na nova e atual Matriz. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída em estilo românico, de alvenaria, com duas imponentes torres fronteiras, interior sóbrio, lembrando muito as igrejas de Roma, na época da expansão do cristianismo. Alguns anos depois foram feitas as pinturas nas paredes da Capela do Altar Mor, por artistas húngaros, representando os três mistérios do Rosário. A Igreja ainda possui a Via-sacra representada por 12 medalhões em mosaico bizantino. Em todas as cenas, Nossa Senhora ocupa um lugar preponderante. Ao centro Cristo pregado na cruz, a Consagração; a vinda do Espírito Santo, a União com Cristo.
Despedimos-nos de Ponta Grossa e partimos para Curitiba. Ah! Curitiba, cidade que eu não me canso.

Detalhe da pintura da Igreja Nossa Senhora do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário