Palacio Del Congreso de La Nación Argentina |
O imponente edifício do
Congresso Nacional Argentino é um
daqueles pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer. Mesmo que a
política não seja a sua praia, a beleza arquitetônica e os detalhes históricos
do lugar são motivo suficiente para uma visita. O Congresso Nacional forma com a Casa
Rosada um importante circuito turístico, que pode ser percorrido a pé, ao
longo da Avenida de Mayo. Cada um
dos edifícios encontra-se em uma das pontas dessa famosa Avenida. Está situado
na Plaza Del Congreso, no Bairro de Montserrat, no fim da Avenida 9 de Julio na Cidade de Buenos Aires, sendo
considerado uma das mais belas obras arquitetônicas da capital argentina. Faz
parte de um complexo de três hectares que contam com outras praças e o prédio
do Congresso.
Congresso Nacional Argentino |
O Palacio Del Congreso de La Nación Argentina é o edifício que abriga
os trabalhos do Congresso da Nação
Argentina. Foi projetado pelo arquiteto italiano Vittorio Meano em 1897 e
concluído pelo arquiteto belga Julio Dormal em 1906. Identificado com o alto
academicismo italiano dos fins do século XIX, o edifício exibe uma belíssima
cúpula de 80 metros de altura, uma das mais altas da cidade. O edifício está
integralmente revestido em pedra de calcário cinza, com embasamento de granito.
O edifício possui diversos recintos e salões, onde se destacam a Câmara de Deputados, a Câmara de Senadores, o Salão Eva Perón (que possui as paredes
cor-de-rosa) e a Biblioteca do Congresso.
O primeiro prédio do Congresso foi inaugurado em 1864, no governo de Bartolomé
Mitre, primeiro presidente argentino e funcionava no encontro da Calle Balcarce com a Avenida Hipólito Yrigoyen, em frente a Plaza de Mayo. Com o crescimento
populacional, consequentemente aumentou no número de parlamentares. Com
isso, no final do século XIX a Argentina
precisava de uma nova sede para o Congresso
Nacional. Nessa época toda Buenos
Aires estava em reforma.
Escultura de Lola Mora em frente ao Congresso Nacional |
Além da deslumbrante
arquitetura, o Palácio do Congresso Nacional
conta também com belas esculturas. Entre elas, destacam-se dois conjuntos
escultóricos de autoria da reconhecida escultora argentina Lola Mora.
Localizadas na parte externa, representam a Liberdade
e o Progresso, acompanhadas de dois leões; e o Trabalho, a Paz e a Justiça. São réplicas dos originais de 1906. As
estátuas e esculturas que o adornam foram adicionadas em 1930, o ano aceito
como conclusão oficial do projeto. Feitas sob encomenda, especialmente para a Sede do Parlamento, as esculturas de
Lola Mora não sobreviveram às críticas moralistas e aos escândalos de
superfaturamento das obras do edifício do Congresso e foram retiradas do local.
Guardadas por muitos anos em depósitos municipais, foram depois doadas a Jujuy, onde estão expostas em praças
públicas. Como maneira de reconhecer o valor das obras e reparar o erro do
passado, as esculturas voltaram ao Congresso em 2014, em forma de réplicas.
Plaza Del Congreso |
A obra de construção do
Palácio do Congresso Nacional Argentino
superou em muito o orçamento inicial, motivo pelo qual passou a ser chamado
pela imprensa da época de “Palácio de
Ouro”. Apesar das críticas, o governo considerou que era importante
investir um pouco mais e ressaltar a beleza do prédio com a construção de uma
praça no terreno em frente. Assim nasceu um conjunto de três praças: Plaza Del Congreso, Plaza Lorea e Plaza Mariano Moreno. Mas as três acabam sendo chamadas mesmo de Plaza Del Congreso. A Plaza Del Congreso marca o quilômetro
zero da cidade e serve de parâmetro para calcular as distâncias em Buenos Aires. A Plaza Del Congreso foi inaugurada em 1910, mas sua história começa
muito antes disso. Quando a Argentina
ainda era colônia da Espanha, no
final do século XVIII, um espaço de propriedade do empresário Pedro Lorea.
Porém, com as guerras contra os britânicos por terra, sua família inteira foi
morta e o vice-rei espanhol decretou que a pequena praça na ponta dessa área,
onde as carruagens faziam suas paradas, deveria se chamar Plaza Lorea. Com o passar do tempo, algumas estruturas foram
construídas ao redor do lugar que viria se tornar a Plaza Del Congreso, como moinhos, uma torre de água, confeitarias,
um mercado, entre outras coisas, e assim o local tornou-se um parque público.
Plaza Del Congreso |
Entre 1897 e 1906 foi
feita a construção do Congresso Nacional
Argentino. Com isso foram realizadas melhorias na Plaza Lorea e a Plaza Del
Congreso também começou a ser construída no ano de 1908. O seu projeto foi
feito pelo francês Carlos Tahys, responsável por diversos outros pontos da
cidade, como o Jardim Botânico e o Parque 3 de Febrero. Quando essas obras foram finalizadas em 1910,
haviam sido instalados monumentos e estátuas no local, como a do "O pensador", uma cópia do original
de Auguste Rodin. Depois disso, já em 1968, a Plaza Lorea acabou sendo dividida pela Avenida de Mayo e assim foi criada a Plaza Mariano Moreno. Além da bandeira da Argentina e da Estátua do
Pensador, na Plaza Del Congreso
há os Monumentos a Mariano Moreno, Ricardo Balbín, José Manuel Estrada, Alfredo
Palacios e aos congressistas, o marco do quilômetro zero da Argentina e uma fonte de água. Além
disso, ali existem jardins bem coloridos e arborizados.
Detalhe da Escultura da Fonte em frente ao Congresso |
O Palácio têm visitas
guiadas para a Câmara de Deputados e
Câmara de Senadores, desde que não
estejam em sessão no momento. Além dos plenários, a visita passa por outras
salas do Congresso, como o Hall de Entrada,
a Biblioteca e o local onde são realizados velórios de presidentes e ex-presidentes.
As visitas guiadas tem duração de uma hora e são gratuitas. Cada casa tem seu
próprio sistema e horário de visitas, mas o percurso feito é o mesmo. Procure
uma das entradas laterais do prédio e pergunte sobre a visita. O guia explica o
funcionamento do Poder Legislativo e
quais as atribuições de deputados e senadores no país. Ele também conta algumas
das histórias da construção do prédio. As visitas guiadas em Buenos Aires são um dos temas mais
buscados para quem está programando uma viagem com um perfil mais histórico e
cultural.
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