Arc de Triomphe Du Carrousel e na mesma linha ao fundo o Arc de Triomphe de L’Étoile |
Há alguns séculos, Paris era
uma cidade completamente diferente e muito menor, delimitada por muros e
algumas portas e arcos que indicavam a entrada para as avenidas reais e o
caminho para os palácios. Atualmente, apenas quatro destes portões ainda estão
de pé, cumprindo somente o papel de Arcos
do Triunfo e não mais de passagem. O maior e mais conhecido deles é um dos
principais monumentos da cidade, já os demais, igualmente imponentes e
testemunhas da história parisiense, seguem no total anonimato para a maioria
dos visitantes. São eles: La Porte
Saint-Denis, La Porte Saint-Martin,
L’Arc de Triomphe Du Carrousel e o L’Arc de Triomphe de L’Étoile.
Arc de Triomphe Du Carrousel |
Todo mundo conhece o famoso e imponente Arc de Triomphe de L’Étoile que fica na avenida mais famosa de Paris – Champs-Élysées, porém o que muita gente ainda não sabe é que
existem outros dois arcos em Paris,
o Arc de Triomphe Du Carrousel e o Grande Arche de La Défense e que esses
três arcos têm algo em comum que é muito interessante, porém ainda é pouco
conhecido. A grande curiosidade é que esses três arcos estão perfeitamente
alinhados em uma mesma reta chamada de Axe
Historique, apesar de terem sidos construídos em épocas diferentes. O Axe Historique, que possui mais de 200
anos de história, é uma reta que contempla diversos monumentos, começando no Musée Du Louvre, passando por toda a Champs-Élysées, cruza o Arc de Triomphe e termina na parte mais
nova e moderna de Paris, a La Défense. No meio da movimentada Avenue Charles de Gaulle é possível ver
cada Arco em uma extremidade diferente. Na mesma linha fica o Obelisco de Luxor, na Place de La Concorde. Do alto do Arc de Triomphe a visão se torna mais
clara. Paris reserva mesmo muitas
surpresas.
Arc de Triomphe Du Carrousel |
O Arc de Triomphe Du Carrousel
é um monumento construído entre 1807 e 1809, por Napoleão I (Napoleão
Bonaparte). Está situado no 1º
arrondissement de Paris, na Place Du
Carrousel, a oeste do Musée Du
Louvre. Edificado em homenagem ao Grande
Exército de Napoleão Bonaparte, o monumento está localizado diante do Louvre, sobre a esplanada que precedia
a ala do Palais des Tuileries (antes
que o Palácio fosse queimado, em 1871), ao qual servia como entrada de honra,
um portão que separa o pátio do Palácio da Place
Du Carrousel, que lhe dá o nome. Celebrando a vitória dos exércitos
franceses na Batalha de Austerlitz,
o Arc de Triomphe, desenhado pelos
arquitetos do Império Charles Percier e Pierre-François-Léonard Fontaine, ilustra
a Campanha de 1805 e a Capitulação de Ulm em 1807. Ele faz explicitamente referência aos Arcos do Triunfo do Império Romano e, notadamente, ao Arco di Septimio Severo em Roma.
Arc de Triomphe Du Carrousel e ao fundo o Musée du Louvre |
O monumento tem três arcos em sua largura, como o Arco di Septimio Severo, mais um que é transversal. Muito diferente
das outras portas e arcos de Paris,
o Arc de Triomphe Du Carrousel, tem
uma aparência mais sofisticada, apesar de ser o menor, com 14,60 metros de
altura e sua base é um retângulo de 19,60 metros de comprimento por 8,65 metros
de largura. É coroado com um imponente friso de mármore cereja da Itália. Apresenta oito colunas
coríntias de mármore branco e vermelho. Cada uma das oito colunas tem uma
estátua diferente de um soldado do Grande
Exército Francês. Esta série de estátuas
é interessante por causa da verdade das atitudes e da precisão dos uniformes em
uma época em que apenas a nudez e a idealização prevaleciam na Antiguidade. A ornamentação do Arc
de Triomphe não mudou
desde o início do século XIX. As colunas de granito rosa vêm do antigo Castelo de Meudon, destruído em 1804 e
do qual foram recuperados alguns elementos. É considerado Monumento Histórico desde 1888. Existem entradas sob cada uma de
suas quatro faces.
Arc de Triomphe Du Carrousel e ao lado direiro o Musée de l’Orangerie |
Na Face Norte (em frente ao Jardin des Tuileries), o baixo-relevo
de Deseine representa “A Entrada em Viena”; Na Face Sul (lado do Rio Sena),
o baixo-relevo de Lesueur representa “A Paz de Pressburg”;
Na Face Leste (lado da Place Du Carrousel), da esquerda para a
direita: um soldado, de Taunay, um dragão, por Corbet, um caçador a cavalo, de
Foucou, um fuzileiro, de Chinard. Entre as duas colunas da esquerda, um
baixo-relevo de Cartellier representando “A
Capitulação de Ulm”, entre os que estão à direita:
um baixo-relevo de Espercieux representando “A
Batalha de Austerlitz”.
Na Face Oeste (lado do Musée Du Louvre), da esquerda para a
direita: um granadeiro, por Dardel, um fuzileiro da linha, de Antoine Mouton,
um artilheiro, por Bridan, um sapador, por Dumont. Entre as duas colunas da
esquerda, um baixo-relevo de Clodion representando “A
Entrada do Exército Francês em Munique”; Entre os que estão à direita:
um baixo-relevo de Ramey representando “A Entrevista de Tilsit”. Os temas dos baixos-relevos
ilustrando as batalhas foram escolhidos pelo diretor do Museu Napoleão (situado à época no Palais Du Louvre), Vivan Denon, e desenhados por Charles Meyner.
Arc de Triomphe Du Carrousel |
A quadriga, coroando o Arco, é cópia dos Cavalos de Bronze de Constantino I, parelha ornando a parte
superior da porta principal da Basílica
de São Marcos de Veneza. Com
efeito, ao voltar da Primeira Campanha
da Itália (1796-1797), o exército francês, comandado pelo general do “Exército
da Itália”, Napoleão Bonaparte, trouxe de Veneza (1798) o original da escultura
como “tesouro de guerra” e a colocou sobre o monumento. Ele foi cercado por
duas “vitórias” a partir de 1808. O diretor do Musée Du
Louvre, a quem foi confiado o projeto deste Arc
de Triomphe, encomendou ao
escultor François Lemot uma Estátua de
Napoleão levando a carruagem em triunfo. Uma iniciativa que não agradou
ao Imperador, julgando indecoroso glorificar sua pessoa em um prédio público
que ele ordenou para celebrar seu exército. Depois de ter sido esvaziado da Estátua de Napoleão, o topo do Arco foi
esvaziado de seus cavalos. Em 1815, após a Batalha de
Waterloo e a queda do Imperador Napoleão I, a França entrega a quadriga aos austríacos que logo a devolvem para a
cidade dos Doges, recentemente
anexada ao Império Austríaco pelo Congresso de Viena. A cópia é então executada
pelo escultor François Joseph Bosio em 1828. As duas estátuas de
ouro nas laterais são originais. Neste Arco está
gravado o nome de 128 batalhas e 558 generais. O Arco também possui um relógio
de sol.
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