sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Paris - Rio Sena

Paris e o Rio Sena

No coração da França, você encontra um rio de quase 800 quilômetros que vai até o Oceano Atlântico, terminando no famoso Canal da Mancha. O Rio Sena é tão grande que conta com 37 pontes passando por cima dele. Além disso, vale a pena ressaltar que ele pertence oficialmente à capital francesa desde 1864 e é considerado um dos maiores pontos turísticos de Paris. O Rio Sena é muito marcante e histórico na cidade, vem, desde os tempos medievais, dividindo a cidade de forma ordenada em dois lados, a Rive Gauche e Rive Droite. Além disso, o Rio serviu como fonte de sustento e comércio. Essa organização geográfica acabou por se transformar na metrópole que conhecemos hoje. Mas, é fácil esquecer que o Sena, hoje considerado uma fonte de fotos maravilhosas e uma rota de cruzeiros turísticos, era o ponto principal da civilização em seus primórdios.


Rio Sena


Rio Sena

A história do Sena mais comumente contada é a de suas pontes e dos personagens históricos que pisaram as margens de Paris. No entanto, o Sena não é somente um curso de água que atravessa a capital francesa. Ele é o centro da vida dos parisienses, uma artéria que está no cerne das atividades econômicas e recreativas. Imagine os parisienses tendo que se movimentar através de barcas e passarelas improvisadas e fabricadas pelos habitantes? Ao conhecermos Paris hoje com seu célebre sistema de esgotos, é difícil crer que a cidade pudesse um dia ter ficado paralisada. No entanto, em 1910, ocorreu um recorde de cheia de 8,62 metros na altura da Pont d’Austerlitz. Diversas marcas podem ser encontradas nos prédios antigos da cidade lembrando a amplitude desta histórica inundação. A Estátua do Zuavo da Pont d’Alma, que habitualmente é tomada como referência, tinha água até a altura dos ombros.


Rio Sena


Paris e o Rio Sena

O banho no Rio Sena é proibido desde 1923. Antes desta data era comum as pessoas se banharem no Rio em épocas de grande calor. Competições de natação eram então organizadas, como por exemplo a Travessia de Paris pelo Sena. Durante o século XVII, era moda banhar-se nu. As mulheres ficavam escondidas atrás de lonas estendidas. Mais tarde foram colocados barcos na Rio para que as pessoas pudessem tomar banhos de sol. Os lavadores de cachorros estão entre algumas das profissões que desapareceram. Quando os cuidadores de caninos ainda não existiam, lavadores e tosadores de cachorros levavam os melhores amigos do homem para as margens do Sena para lavá-los e escová-los. Esta atividade era ainda de atualidade nos séculos XIX e no início do século XX. Hoje em dia, é desaconselhável o banho no Sena tanto para pessoas quanto para os cachorros. Não se esqueça do movimentado tráfego fluvial de Paris, segundo Porto da Europa.


Rio Sena e Pont Neuf ao fundo


Rio Sena

Hoje, durante o verão em Paris, o Governo enche as margens do Rio Sena de areia e cria uma espécie de praia artificial, com brincadeiras para as crianças e áreas para estender sua toalha, oferecendo um lugar agradável para os parisienses que querem pegar um sol e tomar um banho de ducha, mas não podem ir a uma das praias próximas a Paris. Possivelmente o rio mais famoso do mundo, o Sena deixa todos que passam por suas margens ou em suas águas apaixonados com sua beleza. Por isso, não deixe de prestar atenção nessa obra da natureza e aproveitar para fazer um passeio de barco em Paris. É uma belíssima rota fluvial pela qual você passará diversas vezes ao fazer seus passeios pela capital francesa.


Jardins du Trocadéro e o Rio Sena


Jardins du Trocadéro e o Rio Sena

Nada mais agradável do que um tour ao longo do famoso Rio Sena, percurso no qual é possível visualizar monumentos, museus, palácios, entre outros pontos turísticos importantes de maneira privilegiada. Tanto de dia quanto à noite, percorrer o Rio Sena de barco é uma experiência imprescindível para descobrir a beleza de Paris de uma perspectiva única. O programa é ideal para toda a família, sendo a melhor temporada de maio a setembro, quando as temperaturas estão ainda amenas e o céu, mais claro. Quem estiver em busca de romantismo também pode optar por cruzeiros que incluem almoços ou jantares. Os melhores passeios da Cidade Luz são: Bateaux-mouches (Port de l’Alma, 8º Arrondissement) oferece diversos tipos de passeios, em vários horários. O tour tem duração de aproximadamente 70 minutos. Menores de quatro anos não pagam; Bateaux Parisiens, a empresa oferece cruzeiros partindo de pontos próximos da Torre Eiffel e da Catedral Notre-Dame, nos mais diversos horários. O Cruzeiro Encantado é exclusivo para crianças e tem também os cruzeiros com almoço e jantar; Batobus não é somente uma excelente forma de explorar as melhores paisagens de Paris, é também um eficiente meio de transporte. O Batobus parte de oito estações localizadas em pontos importantes, como a Torre Eiffel, os Museus d’Orsay e Louvre, a Catedral Notre-Dame, entre outros.


Rio Sena e a Torre Eiffel


Rio Sena e a Pont Alexandre III

As pontes sobre o Rio Sena foram construídas em épocas diferentes, e nem sempre foram o meio preferido dos parisienses para a travessia do Rio. Não era raro utilizar uma barca ou tomar um ferry para atravessar o Rio e chegar a outra margem, ou para ir a uma das ilhas naturais de Paris. Conhecer a arquitetura das pontes de Paris é como fazer uma verdadeira viagem no tempo, pois tanto as construções quanto a decoração de cada uma delas fazem parte integrante da história da cidade. Algumas pontes são mais famosas que outras, e as mais turísticas são:


Pont Alexandre III


Pont Alexandre III

A Pont Alexandre III foi inaugurada para a Exposição Universal de Paris em 1900. Ela tem o nome do Imperador Alexandre III, penúltimo Imperador da Rússia. De estrutura metálica, ela é composta de 32 candelabros de bronze e de numerosas esculturas dentre as quais as renomadas divindades aladas, os grupos de leões conduzidos por crianças, e as ninfas. A pedra fundamental foi lançada pelo Czar Nicolau II, pela Imperatriz Alexandra Fedoroyna e pelo Presidente da República Felix Faure, em 1896.


Pont Alexandre III


Pont des Arts

A Pont des Arts é hoje conhecida e apreciada pelos turistas por ser aquela onde são colocados os “cadeados do amor”. Esta prática, no entanto, não é encorajada pela Prefeitura de Paris em razão do peso dos cadeados que ameaça a estrutura da obra. classificada como Patrimônio Histórico Mundial desde 1975, vale saber que a versão atual desta Ponte é, na realidade, uma reconstrução que data de 1984. Em razão da fragilidade causada pelos bombardeios ocorridos durante as duas Guerras Mundiais, a Ponte foi fechada para circulação em 1977, terminando por desmoronar efetivamente em 1979.


Pont Bir-Hakeim


Pont de la Concorde

Inicialmente chamada de Pont de Passy, a Pont Bir-Hakeim é um monumento em memória aos Franceses Livres. Ela tem o nome da Batalha de Bir-Hakeim que aconteceu na Líbia em 1942. O desenho moderno da Pont Charles de Gaulle a torna quase insólita na paisagem do Rio Sena. Sua estrutura branca e sua forma de asas de avião fazem dela um elemento singular do bairro entre Bercy e a Biblioteca François Mitterrand. As pedras da Pont de la Concorde, inaugurada em 1791, são oriundas da Bastilha, fortaleza destruída na insurreição de 14 de julho de 1789. Inicialmente, a Ponte era bastante simples, mas em 1810 decorações foram adicionadas a sua estrutura por inciativa de Napoleão Bonaparte.


Pont Mirabeau


Rio Sena e a Pont Neuf ao fundo

Celebrada no poema de Guillaume Apollinaire e retomada na canção de Léo Ferré, em 1973, a Pont Mirabeau permite a travessia do Sena no 15º Arrondissement (distrito) da cidade. Contrariamente ao que indica seu nome, a Pont Neuf (Ponte Nova) é a mais antiga de Paris, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991. Esta Ponte é vista em inúmeros quadros de Paris e é nela que podemos encontrar as marcas das inundações do Rio Sena. A construção da Pont Royal foi decidida por Luís XIII após um acidente de barca ocorrido em uma travessia do Sena. É a terceira ponte mais antiga de Paris, classificada como Patrimônio Histórico desde 1939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário