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Paris e o Rio Sena
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No coração da França,
você encontra um rio de quase 800 quilômetros que vai até o Oceano Atlântico,
terminando no famoso Canal da Mancha. O Rio Sena é tão grande que
conta com 37 pontes passando por cima dele. Além disso, vale a pena ressaltar
que ele pertence oficialmente à capital francesa desde 1864 e é considerado um
dos maiores pontos turísticos de Paris. O Rio Sena é muito
marcante e histórico na cidade, vem, desde os tempos medievais, dividindo a
cidade de forma ordenada em dois lados, a Rive Gauche e Rive Droite.
Além disso, o Rio serviu como fonte de sustento e comércio. Essa organização
geográfica acabou por se transformar na metrópole que conhecemos hoje. Mas, é
fácil esquecer que o Sena, hoje considerado uma fonte de fotos
maravilhosas e uma rota de cruzeiros turísticos, era o ponto principal da
civilização em seus primórdios.
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Rio Sena
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Rio Sena
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A história do Sena
mais comumente contada é a de suas pontes e dos personagens históricos que
pisaram as margens de Paris. No entanto, o Sena não é somente um
curso de água que atravessa a capital francesa. Ele é o centro da vida dos
parisienses, uma artéria que está no cerne das atividades econômicas e
recreativas. Imagine os parisienses tendo que se movimentar através de barcas e
passarelas improvisadas e fabricadas pelos habitantes? Ao conhecermos Paris
hoje com seu célebre sistema de esgotos, é difícil crer que a cidade pudesse um
dia ter ficado paralisada. No entanto, em 1910, ocorreu um recorde de cheia de
8,62 metros na altura da Pont d’Austerlitz. Diversas marcas podem ser
encontradas nos prédios antigos da cidade lembrando a amplitude desta histórica
inundação. A Estátua do Zuavo da Pont d’Alma, que habitualmente é
tomada como referência, tinha água até a altura dos ombros.
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Rio Sena
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Paris e o Rio Sena
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O banho no Rio Sena
é proibido desde 1923. Antes desta data era comum as pessoas se banharem no Rio
em épocas de grande calor. Competições de natação eram então organizadas, como
por exemplo a Travessia de Paris pelo Sena. Durante o século XVII, era
moda banhar-se nu. As mulheres ficavam escondidas atrás de lonas estendidas.
Mais tarde foram colocados barcos na Rio para que as pessoas pudessem tomar
banhos de sol. Os lavadores de cachorros estão entre algumas das profissões que
desapareceram. Quando os cuidadores de caninos ainda não existiam, lavadores e
tosadores de cachorros levavam os melhores amigos do homem para as margens do Sena
para lavá-los e escová-los. Esta atividade era ainda de atualidade nos séculos
XIX e no início do século XX. Hoje em dia, é desaconselhável o banho no Sena
tanto para pessoas quanto para os cachorros. Não se esqueça do movimentado
tráfego fluvial de Paris, segundo Porto da Europa.
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Rio Sena e Pont Neuf ao fundo
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Rio Sena
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Hoje, durante o verão
em Paris, o Governo enche as margens do Rio Sena de areia e cria
uma espécie de praia artificial, com brincadeiras para as crianças e áreas para
estender sua toalha, oferecendo um lugar agradável para os parisienses que
querem pegar um sol e tomar um banho de ducha, mas não podem ir a uma das
praias próximas a Paris. Possivelmente o rio mais famoso do mundo, o Sena
deixa todos que passam por suas margens ou em suas águas apaixonados com sua
beleza. Por isso, não deixe de prestar atenção nessa obra da natureza e
aproveitar para fazer um passeio de barco em Paris. É uma belíssima rota
fluvial pela qual você passará diversas vezes ao fazer seus passeios pela
capital francesa.
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Jardins du Trocadéro e o Rio Sena
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Jardins du Trocadéro e o Rio Sena
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Nada mais agradável do
que um tour ao longo do famoso Rio Sena, percurso no qual é possível
visualizar monumentos, museus, palácios, entre outros pontos turísticos
importantes de maneira privilegiada. Tanto de dia quanto à noite, percorrer o Rio
Sena de barco é uma experiência imprescindível para descobrir a beleza de Paris
de uma perspectiva única. O programa é ideal para toda a família, sendo a
melhor temporada de maio a setembro, quando as temperaturas estão ainda amenas
e o céu, mais claro. Quem estiver em busca de romantismo também pode optar por
cruzeiros que incluem almoços ou jantares. Os melhores passeios da Cidade
Luz são: Bateaux-mouches (Port de l’Alma, 8º Arrondissement)
oferece diversos tipos de passeios, em vários horários. O tour tem duração de
aproximadamente 70 minutos. Menores de quatro anos não pagam; Bateaux
Parisiens, a empresa oferece cruzeiros partindo de pontos próximos da Torre
Eiffel e da Catedral Notre-Dame, nos mais diversos horários. O Cruzeiro
Encantado é exclusivo para crianças e tem também os cruzeiros com almoço e
jantar; Batobus não é somente uma excelente forma de explorar as
melhores paisagens de Paris, é também um eficiente meio de transporte. O
Batobus parte de oito estações localizadas em pontos importantes, como a
Torre Eiffel, os Museus d’Orsay e Louvre, a Catedral
Notre-Dame, entre outros.
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Rio Sena e a Torre Eiffel
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Rio Sena e a Pont Alexandre III |
As pontes sobre o Rio
Sena foram construídas em épocas diferentes, e nem sempre foram o meio
preferido dos parisienses para a travessia do Rio. Não era raro utilizar uma
barca ou tomar um ferry para atravessar o Rio e chegar a outra margem, ou para
ir a uma das ilhas naturais de Paris. Conhecer a arquitetura das pontes
de Paris é como fazer uma verdadeira viagem no tempo, pois tanto as
construções quanto a decoração de cada uma delas fazem parte integrante da
história da cidade. Algumas pontes são mais famosas que outras, e as mais
turísticas são:
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Pont Alexandre III
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Pont Alexandre III
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A Pont Alexandre III
foi inaugurada para a Exposição Universal de Paris em 1900. Ela tem o
nome do Imperador Alexandre III, penúltimo Imperador da Rússia. De
estrutura metálica, ela é composta de 32 candelabros de bronze e de numerosas
esculturas dentre as quais as renomadas divindades aladas, os grupos de leões
conduzidos por crianças, e as ninfas. A pedra fundamental foi lançada pelo Czar
Nicolau II, pela Imperatriz Alexandra Fedoroyna e pelo Presidente da República
Felix Faure, em 1896.
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Pont Alexandre III
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Pont des Arts
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A Pont des Arts
é hoje conhecida e apreciada pelos turistas por ser aquela onde são colocados
os “cadeados do amor”. Esta prática, no entanto, não é encorajada pela Prefeitura
de Paris em razão do peso dos cadeados que ameaça a estrutura da obra. classificada
como Patrimônio Histórico Mundial desde 1975, vale saber que a versão
atual desta Ponte é, na realidade, uma reconstrução que data de 1984. Em razão
da fragilidade causada pelos bombardeios ocorridos durante as duas Guerras
Mundiais, a Ponte foi fechada para circulação em 1977, terminando por
desmoronar efetivamente em 1979.
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Pont Bir-Hakeim |
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Pont de la Concorde
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Inicialmente chamada de
Pont de Passy, a Pont Bir-Hakeim é um monumento em memória aos Franceses
Livres. Ela tem o nome da Batalha de Bir-Hakeim que aconteceu na Líbia
em 1942. O desenho moderno da Pont Charles de Gaulle a torna quase
insólita na paisagem do Rio Sena. Sua estrutura branca e sua forma de
asas de avião fazem dela um elemento singular do bairro entre Bercy e a Biblioteca
François Mitterrand. As pedras da Pont de la Concorde, inaugurada em
1791, são oriundas da Bastilha, fortaleza destruída na insurreição de 14
de julho de 1789. Inicialmente, a Ponte era bastante simples, mas em 1810
decorações foram adicionadas a sua estrutura por inciativa de Napoleão
Bonaparte.
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Pont Mirabeau
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Rio Sena e a Pont Neuf ao fundo
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Celebrada no poema de
Guillaume Apollinaire e retomada na canção de Léo Ferré, em 1973, a Pont
Mirabeau permite a travessia do Sena no 15º Arrondissement
(distrito) da cidade. Contrariamente ao que indica seu nome, a Pont Neuf
(Ponte Nova) é a mais antiga de Paris, Patrimônio Mundial da
UNESCO desde 1991. Esta Ponte é vista em inúmeros quadros de Paris e
é nela que podemos encontrar as marcas das inundações do Rio Sena. A
construção da Pont Royal foi decidida por Luís XIII após um acidente de
barca ocorrido em uma travessia do Sena. É a terceira ponte mais antiga
de Paris, classificada como Patrimônio Histórico desde 1939.
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