sábado, 11 de julho de 2015

Manaus - Conjunto Arquitetônico do Porto de Manaus

Alfândega de Manaus
Com o desenvolvimento econômico produzido pela borracha, tornou-se necessária a ampliação das instalações portuárias existentes, que se resumiam no prédio da Recebedoria (atual prédio de Operação), e o Trapiche “15 de Novembro”, construído em 1890. No fim do século XIX, a explosão da borracha impulsionava cada vez mais o fluxo comercial e trazia grandes lucros para o Amazonas. Toda essa intensa atividade necessitava de um ponto equipado com a melhor infraestrutura e tecnologia disponível na época para dar suporte ao escoamento do látex, extraído na região que tinha como destino os grandes centros comerciais do mundo. A estrutura existente no local necessitava de uma ampliação que desse suporte para atracação de navios de grande calado. Oficialmente, as obras de melhoramento do Porto de Manaus tiveram início em outubro de 1902. As obras foram realizadas por etapas.

Alfândega e Guardamoria
O Porto de Manaus, inaugurado em 1907, é considerado o mais original do Brasil. Construído em um cais flutuante, acompanha o nível das águas do Rio Negro, em épocas de grandes cheias. Considerado o maior porto flutuante do mundo, atende aos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte do Mato Grosso. Sua estrutura permite receber vários navios de qualquer tamanho, mesmo durante as grandes vazantes. O Porto está situado entre a Praia de São Vicente e a rampa do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. À esquerda da entrada fica o edifício da Alfândega, onde funciona o escritório e, do outro lado da pista, ficam os armazéns destinados às mercadorias, à frente fica a rampa que é destinada aos contêineres. O cais flutuante compõe-se de duas partes distintas: a primeira em forma de um T serve para a atracação de navios de cabotagem. A segunda parte é o trapiche que liga as balsas flutuantes à ponte móvel. A ponte móvel tem 20 metros de largura e, em sua lateral, há uma passarela para pedestres. Logo que foi inaugurado chegaram os paquetes ingleses, italianos, franceses e alemães. Eles transportavam mercadorias e passageiros.

Alfândega de Manaus
O Porto passou a ser o principal ponto turístico da época e recebia navios de luxo da Lamport, da Boat Line e outros. Também saia do Porto de Manaus embarcações com borracha, castanha, madeira, produtos de exportação da época. O Porto de Manaus teve sua estrutura para recepção de turistas reformada recentemente. Além de servir para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias que vão e vem das cidades do interior do Estado, recebe grandes transatlânticos de turistas de várias partes do mundo. Também desembarca produtos destinados ao Polo Industrial de Manaus, assim como serve de embarque para produtos fabricados na cidade e que se destinam a várias partes do Brasil e do mundo.

Torre e Farol da Guardamoria
A Alfândega de Manaus, ou Alfândega e Guardamoria, é um conjunto arquitetônico localizado no centro da cidade de Manaus. Foi construído na primeira década do século XX e hoje faz parte do Conjunto Arquitetônico do Porto de Manaus, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1987. Os dois prédios foram construídos pela firma inglesa Manaos Harbour Limited, como parte do contrato de concessão do porto da cidade. De estilo eclético com um misto de elementos medievalistas e renascentistas, trata-se de um dos primeiros prédios pré-fabricados no mundo. O prédio da Guardamoria, com sua torre e farol edificados com o mesmo material e estilo da Alfândega completa o Complexo. O edifício da Alfândega foi construído em blocos de tijolos aparentes, pré-montados importados da Inglaterra, como uma reprodução dos prédios londrinos do início do século XX. Foram importados blocos adequados ao clima do Amazonas, o que faz com que a sua cor permaneça inalterada até hoje. Funciona atualmente como Inspetoria da Receita Federal do Porto de Manaus.

Alfândega e Ponte Móvel do Porto de Manaus

Uma das cláusulas do contrato assinado entre o Governo Federal e a firma vencedora da concorrência para a construção do Porto, estipulou como “obrigatório à construção e doação do edifício necessário e apropriado para a administração da Alfândega”. A planta e o orçamento, realizados pelo engenheiro arquiteto Edmund Fischer, ficaram prontos em 1903, mas somente em 1906 o prédio começou a ser construído. Anexa a Alfândega está a Guardamoria, construída no mesmo período e com o mesmo estilo arquitetônico, destinada ao policiamento fiscal nos portos e a bordo dos navios. Este prédio possui uma torre com farol construído em aço e, na época, sua iluminação de arco voltaico produzia uma luz de grande intensidade. Sua inauguração, porém, ocorreu somente três anos mais tarde, em janeiro de 1909. Já as obras do Porto foram concluídas no final da década de 1910.

Ponte Móvel do Porto de Manaus

Porto Flutuante de Manaus

Transatlântico no Porto de Manaus

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