|
Alfândega de Manaus |
Com o desenvolvimento econômico produzido pela borracha,
tornou-se necessária a ampliação das instalações portuárias existentes, que se
resumiam no prédio da Recebedoria
(atual prédio de Operação), e o Trapiche “15 de Novembro”, construído
em 1890. No fim do século XIX, a explosão da borracha impulsionava cada vez
mais o fluxo comercial e trazia grandes lucros para o Amazonas. Toda essa intensa atividade necessitava de um ponto
equipado com a melhor infraestrutura e tecnologia disponível na época para dar
suporte ao escoamento do látex, extraído na região que tinha como destino os
grandes centros comerciais do mundo. A estrutura existente no local necessitava
de uma ampliação que desse suporte para atracação de navios de grande calado.
Oficialmente, as obras de melhoramento do Porto
de Manaus tiveram início em outubro de 1902. As obras foram realizadas por
etapas.
|
Alfândega e Guardamoria |
O Porto de Manaus,
inaugurado em 1907, é considerado o mais original do Brasil. Construído em um cais flutuante, acompanha o nível das
águas do Rio Negro, em épocas de
grandes cheias. Considerado o maior porto flutuante do mundo, atende aos
estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e áreas
do norte do Mato Grosso. Sua
estrutura permite receber vários navios de qualquer tamanho, mesmo durante as
grandes vazantes. O Porto está situado entre a Praia de São Vicente e a rampa do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. À esquerda da entrada fica o
edifício da Alfândega, onde funciona
o escritório e, do outro lado da pista, ficam os armazéns destinados às
mercadorias, à frente fica a rampa que é destinada aos contêineres. O cais
flutuante compõe-se de duas partes distintas: a primeira em forma de um T serve
para a atracação de navios de cabotagem. A segunda parte é o trapiche que liga
as balsas flutuantes à ponte móvel. A ponte móvel tem 20 metros de largura e,
em sua lateral, há uma passarela para pedestres. Logo que foi inaugurado
chegaram os paquetes ingleses, italianos, franceses e alemães. Eles
transportavam mercadorias e passageiros.
|
Alfândega de Manaus |
O Porto passou a ser o principal ponto turístico da época e
recebia navios de luxo da Lamport,
da Boat Line e outros. Também saia
do Porto de Manaus embarcações com
borracha, castanha, madeira, produtos de exportação da época. O Porto de Manaus teve sua estrutura para
recepção de turistas reformada recentemente. Além de servir para embarque e
desembarque de passageiros e mercadorias que vão e vem das cidades do interior
do Estado, recebe grandes transatlânticos de turistas de várias partes do mundo.
Também desembarca produtos destinados ao Polo
Industrial de Manaus, assim como serve de embarque para produtos fabricados
na cidade e que se destinam a várias partes do Brasil e do mundo.
|
Torre e Farol da Guardamoria |
A Alfândega de Manaus,
ou Alfândega e Guardamoria, é um
conjunto arquitetônico localizado no centro da cidade de Manaus. Foi construído na primeira década do século XX e hoje faz
parte do Conjunto Arquitetônico do Porto
de Manaus, tombado pelo Patrimônio
Histórico Nacional em 1987. Os dois prédios foram construídos pela firma
inglesa Manaos Harbour Limited, como
parte do contrato de concessão do porto da cidade. De estilo eclético com um
misto de elementos medievalistas e renascentistas, trata-se de um dos primeiros
prédios pré-fabricados no mundo. O prédio da Guardamoria, com sua torre e farol edificados com o mesmo material
e estilo da Alfândega completa o Complexo.
O edifício da Alfândega foi
construído em blocos de tijolos aparentes, pré-montados importados da Inglaterra, como uma reprodução dos
prédios londrinos do início do século XX. Foram importados blocos adequados ao
clima do Amazonas, o que faz com que
a sua cor permaneça inalterada até hoje. Funciona atualmente como Inspetoria da Receita Federal do Porto de
Manaus.
|
Alfândega e Ponte Móvel do Porto de Manaus |
Uma das cláusulas do contrato assinado entre o Governo Federal e a firma vencedora da
concorrência para a construção do Porto, estipulou como “obrigatório à construção e doação do edifício necessário e apropriado
para a administração da Alfândega”.
A planta e o orçamento, realizados pelo engenheiro arquiteto Edmund Fischer,
ficaram prontos em 1903, mas somente em 1906 o prédio começou a ser construído.
Anexa a Alfândega está a Guardamoria, construída no mesmo
período e com o mesmo estilo arquitetônico, destinada ao policiamento fiscal
nos portos e a bordo dos navios. Este prédio possui uma torre com farol
construído em aço e, na época, sua iluminação de arco voltaico produzia uma luz
de grande intensidade. Sua inauguração, porém, ocorreu somente três anos mais
tarde, em janeiro de 1909. Já as obras do Porto foram concluídas no final da
década de 1910.
|
Ponte Móvel do Porto de Manaus |
|
Porto Flutuante de Manaus |
|
Transatlântico no Porto de Manaus |
Nenhum comentário:
Postar um comentário