sexta-feira, 10 de julho de 2015

Manaus - Ponte Rio Negro

Ponte Rio Negro
Seguindo pela Praia da Ponta Negra até seu final, em direção ao centro da cidade, podemos ver a Ponte Rio Negro que liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba. É a única ponte que atravessa o trecho brasileiro do Rio Negro, sendo considerada como a maior ponte fluvial e estaiada do Brasil, com 11 quilômetros de extensão, sendo 3,6 quilômetros (3.595 metros) sobre o Rio Negro, dois quilômetros na margem esquerda e 5,5 quilômetros na margem direita, e a segunda maior do mundo, superada apenas pela ponte sobre o Rio Orinoco, em Ciudad Bolívar, na Venezuela. O diferencial do ponto turístico é o marque central e os dois vãos livres ao redor do marque, que tem 172 metros de altura, a partir do nível da água. Uma curiosidade sobre a Ponte é que foram usados aço e cimento em quantidade suficiente para erguer três estádios do Maracanã e sua estrutura tem a forma de um diamante.

Ponte Rio Negro

Ponte Rio Negro vista da Praia da Ponta Negra
A idealização da ponte rodoviária originou-se de um Projeto de Lei apresentado em 2003. No mesmo ano, o Governo do Estado do Amazonas reuniu uma comissão técnica para iniciar os estudos da viabilidade da construção dessa obra. A Ponte Rio Negro começou a ser construída em dezembro de 2007. Em julho de 2008 fincaram-se as primeiras estacas do vão central no Rio Negro. Devido a acidez das águas do Rio Negro, adicionou-se pozolana (material silicioso anticorrosivo) ao concreto empregado nas estacas e no tabuleiro. Em outubro de 2011, aniversário de 342 anos da capital do Amazonas, ela foi inaugurada. A construção da Ponte empregou diretamente mais de 3.400 profissionais em diferentes áreas de atuação. Cerca de 180 empresas fornecedoras foram contratadas, para que a Ponte ficasse de pé, estima-se que 20 mil toneladas de aço e mais de um milhão e meio de sacas de cimento, foram usadas em sua construção. Além de 47 mil metros cúbicos de base solo-areia-seixo e 72 mil toneladas de revestimento betuminoso. Sua largura total é de 20,70 metros no trecho convencional e 22,70 metros na parte estaiada. A via tem quatro faixas de tráfego, duas em cada sentido, além da faixa de passeio para pedestres nos dois lados. A faixa de passeio foi desenvolvida para que pedestres, ciclistas e corredores pudessem se divertir nas vias de lazer do ponto turístico. O mastro central apoia dois vãos de 200 metros para cada lado. A estrutura, em forma de diamante, é dividida em três partes: um cone de ponta-cabeça abaixo do tabuleiro, um cone acima do tabuleiro e o topo do mastro. O formato aerodinâmico foi adotado para diminuir o atrito com o vento.

Ponte Rio Negro

Ponte Rio Negro vista da Praia da Ponta Negra
Obra que faz parte do projeto de expansão da Região Metropolitana de Manaus (RMM), a Ponte foi construída sobre o Rio Negro, entre a área chamada de Ponta do Ouvidor, no Bairro Compensa, zona oeste de Manaus, e a Ponta do Pepeta, na Ilha do Camaleão. Para o Governo do Amazonas a Ponte vai além da arquitetura monumental, levando o desenvolvimento para as regiões do Rios Purus e Solimões, além dos municípios adjacentes. Um exemplo é a produção oleira em Iranduba e o incremento do turismo em Novo Airão e outros municípios da Região Metropolitana de Manaus. Com a inauguração da Ponte, a travessia que antes era feita por balsas e durava cerca de 40 minutos, agora dura menos de 10 minutos de carro. Ao lado do Teatro Amazonas, a Ponte vem sendo considerada um dos maiores e mais importantes monumentos da arquitetura da Amazônia, o que representa um marco na integração da Região Metropolitana de Manaus composta por 13 municípios. Atualmente, a Ponte abriga a instalação de cabos para garantir o abastecimento de energia elétrica para os municípios e comunidades adjacentes em substituição aos cabos subaquáticos, que muitas vezes eram roubados ou danificados, ocasionando inúmeros problemas aos moradores das localidades.

Iluminação noturna da Ponte Rio Negro
A Ponte oferece uma belíssima visão panorâmica do impressionante Rio Negro, o maior rio de águas negras do mundo, que está em sua plenitude no fim da cheia, por volta do mês de junho. À noite, o mastro do vão central que sustenta os cabos fica iluminado. O mastro luminoso que compõe a Ponte Rio Negro foi desenvolvido a partir da tecnologia de LED, a iluminação cênica da Ponte possui uma combinação especial de luzes para a comemoração do Natal e virada do ano. As luzes são controladas por um sistema de software, que forma uma combinação de cores em um conjunto de 12 diferentes cenários, o que permite a criação de iluminações exclusivas para datas comemorativas. Com o emprego das lâmpadas LED, a Ponte Rio Negro torna-se o maior empreendimento de iluminação pública do Brasil com predominância da tecnologia. O sistema de iluminação é composto por 258 postes metálicos e luminárias a LED ao longo do ponto turístico. Para obter boas fotos da construção, os melhores locais são na entrada e saída da Ponte. Do Complexo Turístico Ponta Negra também se tem uma vista total da Ponte, embora de ponto um pouco distante, assim como do Parque Rio Negro, no Bairro São Raimundo.

Iluminação noturna da Ponte Rio Negro

Ponte Rio Negro
A Ponte se tornou cenário de ensaios fotográficos para casamentos, aniversário de 15 anos e até mesmo books de modelos amazonenses como forma de valorizar a região. Diversos amazonenses também se deslocam até a Ponte para contemplar o pôr do sol da região, devido à vista panorâmica. A Ponte é considerada pela população como o melhor ponto para apreciar o fenômeno da natureza. Atividades como corridas, caminhadas e até competições já foram desenvolvidas nas vias do monumento como forma de lazer e mais qualidade de vida aos amazonenses. Vale a pena lembrar que o sistema de transporte urbano de Manaus não é muito bom e você poderá pegar veículos lotados e sofrer com a demora. O ideal é fazer o passeio de táxi (que não é muito barato) ou de Uber.

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