quinta-feira, 9 de julho de 2015

Manaus - Praia da Ponta Negra


Praia da Ponta Negra
Manaus é uma cidade de muitos contrastes. A belíssima região do Teatro Amazonas é um oásis em meio ao tumultuado centro, assim como o sofisticado Bairro de Ponta Negra destoa dos demais e é uma ótima pedida para quem visita a capital amazonense. A Praia da Ponta Negra é uma praia fluvial localizada à margem esquerda do Rio Negro, a 13 quilômetros do centro de Manaus (cerca de 20 minutos de carro). Originalmente foi habitada pelos índios Manaó, que deram origem ao nome da cidade. Possui uma infraestrutura que a transformou, em um dos principais pontos turísticos da cidade e ponto de encontro de pessoas de todas as idades. Lá acontece muitas apresentações artísticas nacionais e internacionais, que disponibiliza uma ampla oferta de cultura a seus frequentadores, que muitas vezes buscam ainda a prática de exercícios e esportes ou simplesmente apreciar as belezas naturais do local.

Monumento na Praia da Ponta Negra
Construído na década de 1990, o Complexo de Lazer da Ponta Negra modernizou cerca de dois quilômetros da orla do Rio Negro, no extremo oeste da cidade, dotando este espaço com quadras de esportes, bares e diversos outros serviços. Porém, sem receber qualquer tipo de manutenção durante os anos seguintes, o local foi se deteriorando pouco a pouco até ficar quase que completamente abandonado. Um contraste gritante quando pensamos que o complexo está localizado no bairro mais nobre de Manaus, com seus luxuosos edifícios residenciais. Em meados do ano 2000, a região passou por uma enorme reforma e foi totalmente reurbanizada, entre as novidades da reforma destacam-se o novo calçadão com pedras portuguesas, inspirado no piso do Largo de São Sebastião, escadaria, anfiteatro, passarela, praça na rotatória com chafariz e espelho d’água, com fonte que funciona com música e iluminação a LED (bastante brega, eu achei), além de três mirantes com vista para o Rio Negro na Praça da Marinha. A Ponta Negra ganhou ainda novos estacionamentos e jardins. Uma das curiosidades sobre a Praia é que foram usados cerca de um milhão de metros cúbicos de areia em sua revitalização.

Praia da Ponta Negra
A Praia, com seus calçadões de ladrilhos hidráulicos com iluminação noturna a vapor de sódio, areias finas e água morna oferece a seus visitantes, confortos como restaurantes com comidas típicas e hotéis sofisticados, o que faz da Praia um complexo turístico moderno e completo. Confesso que não vi os restaurantes, somente os quiosques no calçadão. É um local bastante agradável, para tomar um sorvete caminhando pelo calçadão ou pela areia fina molhando os pés na água morna do rio, crianças passeando de bicicleta e uma brisa refrescante que ameniza o calor da cidade. A Praia, antes restrita ao período de seca do Rio Negro, agora pode ser frequentada o ano todo, com algumas cautelas. Após uma série de afogamentos (foram 12 mortos em menos de seis meses), o acesso dos banhistas foi proibido em 2012. Some a isso o fato de a Praia ser rota de jacarés de até três metros de comprimento. Mas a Praia da Ponta Negra foi reaberta ao público, com banho permitido apenas até às 17 horas e os banhistas são supervisionados de perto pelo Corpo de Bombeiros, que usam até Jet ski para evitar afogamentos ou ataques de jacarés. Alimentos, garrafas ou objetos de vidro e cortantes também são proibidos. Depois disso tudo você acha que eu entrei na água??


Praia da Ponta Negra
Em uma cidade que cresceu de costas para o Rio Negro, a Ponta Negra é um dos poucos locais onde é possível admirar a beleza da orla fluvial de Manaus. O ponto alto da visita a Ponta Negra é o pôr-do-sol, que desce dourado sobre o Rio Negro. De qualquer ponto é fácil curtir o visual, mas se quiser uma vista privilegiada, procure o mirante, no calçadão. Há iluminação quando a noite cai, além de banheiros e duchas. Nesse ponto, o rio possui impressionantes 10 quilômetros de largura. Do outro lado, margeando o rio, o paredão verde da floresta se ergue, enquanto a modernidade aparece representada à esquerda pela imponente Ponte do Rio Negro, que à noite exibe uma bela iluminação cênica. A vista, não importa a hora do dia, é sempre de tirar o fôlego.


Busto em Homenagem ao Marquês de Tamandaré 

      na Praia da Ponta Negra

Praia da Ponta Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário