terça-feira, 21 de julho de 2015

Belém do Pará - Casa das Onze Janelas

Casa das Onze Janelas ou Palacete das Onze Janelas
A Casa das Onze Janelas ou Palacete das Onze Janelas ou Museu de Arte Casa das Onze Janelas trata-se do Museu de Arte Moderna e Contemporânea mais importante da cidade de Belém e do Estado do Pará. A Casa foi construída no século XVIII como residência de Domingos da Costa Aguiar, proprietário de engenho de açúcar. Em 1768, a Casa foi adquirida pelo Governo do Grão-Pará para abrigar o Hospital Real. O projeto de adaptação é do arquiteto bolonhês Antônio José Landi. O Hospital funcionou até 1870 e depois a Casa passou a ter várias funções militares. Em 2001, o Governo do Estado do Pará assinou com o Exército Brasileiro um convênio, alienando os terrenos da Casa das Onze Janelas e do Forte do Presépio em favor do turismo em Belém. Hoje o Palacete é um dos cartões postais da capital paraense, e um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade Velha. Cada uma das 11 janelas oferece vista para um belo atrativo natural, como jardins, a Baía do Guajará e o Mercado de Ver-o-Peso.

Jardim de Esculturas
O prédio em dois pisos tem na fachada principal onze aberturas dispostas simetricamente, janelas e portas janelas, com verga reta e precedidas por grades, e a porta principal. O volume maciço é dividido por um simples entablamento e tem pilastras nos cunhais, constituindo uma solução robusta e singela, ao gosto da arquitetura portuguesa do período. Mais elaborada, denunciando a intervenção do arquiteto italiano Antônio José Landi, é a fachada para o rio, com aberturas em arcos configurando, no corpo central, loggia na forma de varandas, com grades no piso superior e abertas no inferior. O prédio, quando passou para o uso militar, sofreu muitas intervenções. As mais relevantes, do ponto de vista de interferência nas fachadas, foram o acréscimo de um frontão triangular, ladeado por obeliscos, na fachada principal, e o fechamento desfigurador das aberturas do lado voltado para o rio.

Casa das Onze Janelas ou Palacete das Onze Janelas
O edifício é parte do conjunto arquitetônico e paisagístico denominado Feliz Lusitânia. Desde 2002 o Palacete abriga o Museu de Arte Contemporânea Espaço Cultural Casa das Onze Janelas que possui vasto acervo de obras modernas e contemporâneas contando com nomes como Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Rubens Gerchman, Lasar Segal, Luiz Braga, Miguel Chikaoka, Alexandre Sequeira, Elza Lima, Walda Marques. Com grande agenda de exposições, é o principal prédio a hospedar as duas maiores premiações nacionais de arte realizadas no Estado, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e o Arte Pará. Abriga também o Boteco das Onze que, apesar do nome, é um dos restaurantes mais qualificados de Belém (muito caro pela pouca qualidade apresentada). 

Jardins da Casa das Onze Janelas
O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas é uma unidade do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura do Pará. Promove ações museológicas preocupadas com a promoção de intercâmbios culturais, com a difusão do conhecimento da arte e com a inserção do artista em seus espaços expositivos realizando trabalhos que discutem a arte produzida na contemporaneidade, sendo um lugar onde o artista pode ousar em suas experimentações e apresentar o processo de sua pesquisa.

Jardins da Casa das Onze Janelas
Referência em arte contemporânea para as Regiões Norte e Nordeste, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas possui acervo estimado em mais de 300 peças, que estão basicamente divididas em duas exposições principais, Traços e Transições – Arte Contemporânea Brasileira é formada pelo acervo do Museu do Estado do Pará, no qual se destacam a coleção doada à Secretaria Executiva de Cultura do Pará (SECULT) pela Fundação Nacional de Arte (FUNARTE) e as obras doadas pelos próprios artistas e seus familiares e por particulares. A segunda exposição, Fotografia Contemporânea Paraense – Panorama 80/90 (Sala Gratuliano Bibas) é formada pelo acervo patrocinado pela PETROBRÁS, composto por obras de 26 fotógrafos profissionais que atuaram no Pará entre os anos 80 e 90. Em seu acervo estão presentes obras de artistas participantes da Bienal Internacional de São Paulo, Panorama da Arte Brasileira e premiados em salões nacionais e no Salão Arte Pará.de São Paulo, Panorama da Arte Brasileira e premiados em salões nacionais e no Salão Arte Pará.

Baía do Guajará
O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas fica na Praça Dom Frei Caetano Brandão. Não abre às segundas-feiras e é necessário comprar ingresso para visitação. Os preços variam conforme a programação. Crianças até sete anos, adultos a partir de 60 anos, portadores de necessidades especiais, grupos agendados e turmas da rede de ensino não pagam ingresso. A área que envolve a Casa das Onze Janelas possui um conjunto de equipamentos culturais, como o Jardim de Esculturas, o Navio Corveta Solimões e o palco, que se projeta sobre a Baía do Guajará.

2 comentários:

  1. Realmente o restaurante não era aquelas coisas....mas o trofeu mesmo foi a Lasanha na quentinha que nos serviram no shopping. Quentinha...aquele tigela feita de alumínio.

    ResponderExcluir